OUÇA O QUE DEIXAM DE
ENXERGAR
Por Wilson Tadashi Kato 1382330
Colégio Opção – Sorocaba
Data 24/08/17
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Fonte:
http://otonorte.com.br/otonorte/wp-content/uploads/2015/04/Ouvido_som.jpg
Um novo dia e novos
desafios. Essa é a vida de muitos professores nas salas de aula. A história de
hoje é da escola João Clímaco de Camargo Pires. Onde professores e alunos se
comprometem na educação escola, um caso em especial é observado pelo Professor de
Filosofia 3º do ensino médio, Roberto Augusto do. A necessidade especial de um dos alunos.
O aluno em questão é João
Da Silva. Ele usa um aparelho auditivo, que ajuda a ampliar os ruídos do
ambiente. Mas mesmo usando essa tecnologia para compensar sua perda auditiva, as
vezes em vez de ajudar pode atrapalhar em algumas situações. As outras crianças
por vezes conversam ao mesmo tempo e ele reclama por não conseguir prestar a
devida atenção na aula. Não por falta de vontade e sim porque com seu problema
auditivo fica ainda mais difícil de se focar no que o professor está dizendo.
Como se já não bastasse o
barulho das outras crianças, outro problema pode vir a ser a distância do
professor dentro da sala de aula. Quanto mais distante o professor estiver,
mais difícil de ouvi-lo.
O professor Roberto acalma
os alunos diz para” prestarem atenção”, assim ajudando também o aluno João a
conseguir ter menos problemas com sua audição em meio as aulas.
No entanto o professor
sabe que é necessário dar apoio ao João diante das adversidades em meio a uma
aula. É aí que ele começa a pesquisar uma solução tecnológica. Logo que apenas
o aparelho auditivo não está sendo o suficiente para seu aluno.
Assim ele descobre que os
alunos das escolas estaduais da rede pública estão começando a ter acesso a uma
nova tecnologia que promete facilitar a comunicação entre o professor e alunos
com perda auditiva.
A ferramenta em questão é o sistema de
frequência modular. Ele funciona como um microfone sem fio. O professor fica
com o aparelho e com um microfone que capta sua voz e redireciona por rádio
frequência para um receptor, e esse receptor é acoplado ao aparelho auditivo ou
implante coclear.
Esse tipo de aparelho foi testado durante seis meses por mais de 200 alunos de escolas públicas em todo o país. Uma pesquisa feita em parceria da UFScar e pela USP confirmaram sua eficiência. Ajudando os alunos a se focarem mais na voz do professor e assim facilitando sua compreensão em todas atividades que necessitavam sua atenção.
Alguns meses depois do pedido do Professor Roberto, em fim chega o aparelho para que possa auxiliar o aluno João em sala de aula. Logo se nota os resultados: João consegue se ater aos conteúdos que são falados nas matérias e consegue se focar mais. A fonoaudióloga do João disse “que o novo aparelho irá ajudar no desenvolvimento de várias habilidades como trabalhar a detecção da fala, sua localização, e aprimorar sua concentração”.
Essa nova tecnologia ajudou o Professor Roberto a resolver os problemas do Aluno João, assim ambos agora poderão progredir juntos nas disciplinas estudadas. E servira de referência dentro desta e de outras escolas sempre quando houverem outros alunos especiais como o João.
Esse tipo de aparelho foi testado durante seis meses por mais de 200 alunos de escolas públicas em todo o país. Uma pesquisa feita em parceria da UFScar e pela USP confirmaram sua eficiência. Ajudando os alunos a se focarem mais na voz do professor e assim facilitando sua compreensão em todas atividades que necessitavam sua atenção.
Alguns meses depois do pedido do Professor Roberto, em fim chega o aparelho para que possa auxiliar o aluno João em sala de aula. Logo se nota os resultados: João consegue se ater aos conteúdos que são falados nas matérias e consegue se focar mais. A fonoaudióloga do João disse “que o novo aparelho irá ajudar no desenvolvimento de várias habilidades como trabalhar a detecção da fala, sua localização, e aprimorar sua concentração”.
Essa nova tecnologia ajudou o Professor Roberto a resolver os problemas do Aluno João, assim ambos agora poderão progredir juntos nas disciplinas estudadas. E servira de referência dentro desta e de outras escolas sempre quando houverem outros alunos especiais como o João.
Está tecnologia foi desenvolvida na suíça e
agora é oferecida de graça pelo Governo Federal. Um grande avanço no auxílio a
educação nacional, pois a regra é educação de qualidade para todos.
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