quinta-feira, 24 de agosto de 2017

TECNOLOGIAS DE INCLUSÃO


OUÇA O QUE DEIXAM DE ENXERGAR

Por Wilson Tadashi Kato 1382330
Colégio Opção – Sorocaba
Data 24/08/17









                               






 
Fonte: http://otonorte.com.br/otonorte/wp-content/uploads/2015/04/Ouvido_som.jpg

Um novo dia e novos desafios. Essa é a vida de muitos professores nas salas de aula. A história de hoje é da escola João Clímaco de Camargo Pires. Onde professores e alunos se comprometem na educação escola, um caso em especial é observado pelo Professor de Filosofia 3º do ensino médio, Roberto Augusto do. A necessidade especial de um dos alunos.

O aluno em questão é João Da Silva. Ele usa um aparelho auditivo, que ajuda a ampliar os ruídos do ambiente. Mas mesmo usando essa tecnologia para compensar sua perda auditiva, as vezes em vez de ajudar pode atrapalhar em algumas situações. As outras crianças por vezes conversam ao mesmo tempo e ele reclama por não conseguir prestar a devida atenção na aula. Não por falta de vontade e sim porque com seu problema auditivo fica ainda mais difícil de se focar no que o professor está dizendo. 

Como se já não bastasse o barulho das outras crianças, outro problema pode vir a ser a distância do professor dentro da sala de aula. Quanto mais distante o professor estiver, mais difícil de ouvi-lo.

O professor Roberto acalma os alunos diz para” prestarem atenção”, assim ajudando também o aluno João a conseguir ter menos problemas com sua audição em meio as aulas.

No entanto o professor sabe que é necessário dar apoio ao João diante das adversidades em meio a uma aula. É aí que ele começa a pesquisar uma solução tecnológica. Logo que apenas o aparelho auditivo não está sendo o suficiente para seu aluno.


Assim ele descobre que os alunos das escolas estaduais da rede pública estão começando a ter acesso a uma nova tecnologia que promete facilitar a comunicação entre o professor e alunos com perda auditiva.
A ferramenta em questão é o sistema de frequência modular. Ele funciona como um microfone sem fio. O professor fica com o aparelho e com um microfone que capta sua voz e redireciona por rádio frequência para um receptor, e esse receptor é acoplado ao aparelho auditivo ou implante coclear.

Esse tipo de aparelho foi testado durante seis meses por mais de 200 alunos de escolas públicas em todo o país. Uma pesquisa feita em parceria da UFScar e pela USP confirmaram sua eficiência. Ajudando os alunos a se focarem mais na voz do professor e assim facilitando sua compreensão em todas atividades que necessitavam sua atenção.

Alguns meses depois do pedido do Professor Roberto, em fim chega o aparelho para que possa auxiliar o aluno João em sala de aula. Logo se nota os resultados: João consegue se ater aos conteúdos que são falados nas matérias e consegue se focar mais. A fonoaudióloga do João disse “que o novo aparelho irá ajudar no desenvolvimento de várias habilidades como trabalhar a detecção da fala, sua localização, e aprimorar sua concentração”.

Essa nova tecnologia ajudou o Professor Roberto a resolver os problemas do Aluno João, assim ambos agora poderão progredir juntos nas disciplinas estudadas. E servira de referência dentro desta e de outras escolas sempre quando houverem outros alunos especiais como o João.
Está tecnologia foi desenvolvida na suíça e agora é oferecida de graça pelo Governo Federal. Um grande avanço no auxílio a educação nacional, pois a regra é educação de qualidade para todos. 

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