ADAPTAÇÃO PARA O USO DO
COMPUTADOR EM SALA DE AULA.
Por: Elisabete Ap. B. dos Santos, RU
1073323.
Luciane C. de Melo Arruda, RU 1049009.
Polo: Colégio Opção – Cidade: Sorocaba
S.P.
Data: 15/08/2017
//www.google.com.br/searchq=reportagem+tecnologia+e+inovação+inclusiva+com+crianças+para+as+crianças+com+deficiencia+visual
Na
escola Ler e aprender, de ensino regular, a professora Cássia dá aulas para
alunos de nove a dez anos de idade, na sala de aula ela tem um aluno de
inclusão com deficiência visual de baixa visão, chamado Thiago, para que possa
ler e escrever, ele necessita de um teclado versátil que é acoplado no
computador da escola na sala de aula, na disciplina de português, este aluno
com a ajuda da professora faz uso deste teclado para um melhor aproveitamento
em seu aprendizado, o diálogo entre professora e aluno é essencial para o
crescimento e o desenvolvimento deste aluno, por ele ter esta dificuldade em
enxergar, o teclado o ajuda bastante.
“O teclado tem várias
lâminas trocadas de acordo com a atividade. A de escrita, por exemplo, tem
cores contrastantes e letras grandes. O equipamento é programado para ajustar o
intervalo entre os toques, evitando erros causados por movimentos”. E assim a
professora estará promovendo ao aluno de inclusão o acesso aos conhecimentos
escolar.
Com esta ferramenta o aluno
é incluído no sistema de ensino e também é capaz de cada vez mais ter interesse
e entusiasmo de estudar, de escrever, de ler e de interagir com os colegas de
sala e com as outras pessoas também, pois estará aprendendo cada vez mais com
toda esta tecnologia inovadora que vem crescendo aos poucos e sendo introduzida
nas instituições de ensino, com este teclado versátil o ensino fica cada vez
melhor para este aluno com deficiência visual, por este aparelho possuir letras grandes e cores contrastante o aluno
com baixa visão poderá ver com exatidão
as letras, e como ele é programado para ajustar o intervalo entre os toques,
assim ele evita os erros causados por movimentos do mesmo.
Este aparelho acoplado no computador ajuda
bastante na aprendizagem deste aluno, com baixa visibilidade com dificuldade de
enxergar nitidamente, ampliando assim cada vez mais os seus conhecimentos dando
mais força e entusiasmo para o futuro pessoal e profissional do mesmo.
O aparelho também ajuda o aluno a sair de sua
zona de conforto, pois com ele é possível fazer com que o aluno possa anotar as
atividades sozinho, pois o torna mais independente, e auxilia na comunicação e
na escrita das tarefas diárias.
O aluno com deficiência utiliza os mesmos
computadores que os demais alunos, em sala de aula, porém com recursos e
softwares com comandos de acessibilidade, que o ajudam a superar suas
dificuldades.
Mas, não podemos esquecer que certas tecnologias
e recursos usados com crianças e adolescentes com deficiência em sala de aula,
não poderão ser suficientes para superar suas dificuldades, o professor terá
que usar sua percepção para ajudar o aluno a encontrar suas dificuldades e
possibilidades, o auxílio do recurso só faz sentido com a ajuda do professor
orientador.
Cabe ao professor dar suporte necessário para
que os alunos com necessidades especiais aprendam todos os conhecimentos
desenvolvidos dentro da sala de aula, e também identificar as necessidades
ligadas às atividades propostas para cada aluno.
As vantagens deste aplicativo tecnológico são
ótimas, por que proporciona ao aluno com necessidades especiais um suporte para
ajudá-lo a superar suas dificuldades, auxiliando os em seu aprendizado, em sua
comunicação e em seu aprendizado diário, O uso do computador com este aplicativo como ferramenta de
aprendizagem é importante para estes alunos com necessidades educacionais
especiais por que ele dá melhores condições de acessibilidade.
A desvantagens deste aplicativo é a falta de professores
capacitados, falta de uma formação continuada dos mesmos, esta é a maior
barreira que faz com que muitos aplicativos tecnológicos emperrem na sala de
aula.
“De
acordo com o MEC, no Brasil existem cerca de 640 mil alunos com necessidades
educacionais especiais matriculados em 37 mil escolas, 33 mil delas públicas”.
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