quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A E.M. FAUSTO RODRIGUES DE MELO, DA CIDADE DE SOROCABA S/P, INVESTE EMRECURSOS TECNOLÓGICOS PARA INCLUSÃO ASSISTIVACOM MESAS DIGITAL, (PLAYTABLE)


As mesas estão auxiliando todas as crianças na inclusão escolar
                         Independentemente de suas deficiências


Por (Tânia Mara Vieira Fioravante, RU 1250451)
      (Giane de Jesus Campos Ribeiro, RU 1244930)
      (Maria da Gloria Santos Cardoso, RU 1225250)
      (Edilaine Ribeiro Fiuza de Oliveira, RU 1214517)
Polo – Sorocaba
Data (21/08/2017)


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Fonte: O papel da tecnologia... Playtable.com. br.
Diante de um contexto de ensino muitas vezes desafiador para o professor que recebe crianças com necessidades Educacionais Especiais, é notória a dificuldade em atingir os objetivos propostos para o desenvolvimento educacional do aluno utilizando apenas os recursos comuns em sala de aula.
Pensando nos movimentos legais e sociais voltados à inclusão e nas vantagens no uso de inovações tecnológicas assistidas que poderão ser utilizadas em sala de aula, a Escola Fausto Rodrigues de Melo, Cidade de Sorocaba SP resolveu investir na ferramenta tecnológica utilizando o PLAY TABLE.
Este investimento partiu de uma pesquisa realizada pela escola que optou por um recurso que pudesse atender os alunos com NEE dos 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Então o Proº.Vitor Hugo de Carvalho, da sala de Recurso à Acessibilidades, que atende crianças com diversas característica e diferente inclusão. Primeiro ele, testou o equipamento com crianças (aspecto autista), com alunos do 5.º ano –fundamental, no qual foi muito bem aceito. O Prof.º, percebeu que além de oferecer diversão e educação lúdica inclusiva a tecnologia,vem atraindo a criançada para aprender de maneira criativa, estimulando explorando habilidades cognitivas, coordenação montara, autonomia, raciocínio, concentração, percepção, habilidades estratégicas e facilitando a assimilação dos conteúdos escolares.
Vale ressaltar que segundo o pesquisador, Teófilo Alves Galvão Filho, doutor e mestre em educação, afirma que “a tecnologia assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar, pois, englobam produtos, metodologias, recursos, práticas, estratégias e serviços que visam promover a funcionalidade da atividade e participação de crianças com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, trabalhando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, a proposta de usar a tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os deficientes. Para isso, é muito importante que as ferramentas utilizadas promovam a interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento. A tecnologia na educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina, escolher atividades também que aprimorem a tomada de decisões a paciência e a atenção, totalmente interativa e multidisciplinar. Seus jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas de diversas áreas, com uma equipe de programadores, games designers, ilustradores, e artistas alinhados com a ludopedagogia, para utilizar justamente a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o conteúdo adequado às diretrizes do MEC. Rodapé……...
A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico, metal e feltro. Por ser fácil de utilizar e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras características, a mesa digital Play table é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão. Ajuda no aprendizado e na integração de crianças deficientes.
Este recurso tecnológico pode ser usada a partir de 3 anos de idade, tem se tornado aliada no desenvolvimento e estimulação de crianças autistas, com síndrome de down, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), surdez, deficiências físicas e motoras, entre outras.
Com efeito, os benefícios da tecnologia para a inclusão não substituem outras práticas também muito importantes, como brincar com massinha de modelar, dobraduras de papel e pintura com tintas. A duração de cada atividade deve seguir de acordo com o planejamento pedagógico, deve ser evitado que as crianças usem a tecnologia sem um objetivo ou em tempo integral.
A tecnologia para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de desenvolvimento e aprendizado. Se a tecnologia for bem utilizada, segundo o projeto pedagógico, com certeza as crianças terão um avanço no desempenho escolar.


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