As mesas estão auxiliando todas as crianças na
inclusão escolar
Independentemente de
suas deficiências
Por (Tânia Mara Vieira Fioravante, RU 1250451)
(Giane de Jesus Campos Ribeiro, RU
1244930)
(Maria da Gloria Santos Cardoso, RU
1225250)
(Edilaine Ribeiro Fiuza de Oliveira,
RU 1214517)
Polo – Sorocaba
Data (21/08/2017)
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Diante de um contexto
de ensino muitas vezes desafiador para o professor que recebe crianças com
necessidades Educacionais Especiais, é notória a dificuldade em atingir os
objetivos propostos para o desenvolvimento educacional do aluno utilizando
apenas os recursos comuns em sala de aula.
Pensando nos
movimentos legais e sociais voltados à inclusão e nas vantagens no uso de
inovações tecnológicas assistidas que poderão ser utilizadas em sala de aula, a
Escola Fausto Rodrigues de Melo, Cidade de Sorocaba SP resolveu investir na
ferramenta tecnológica utilizando o PLAY TABLE.
Este investimento
partiu de uma pesquisa realizada pela escola que optou por um recurso que
pudesse atender os alunos com NEE dos 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Então
o Proº.Vitor Hugo de Carvalho, da sala de Recurso à Acessibilidades, que atende
crianças com diversas característica e diferente inclusão. Primeiro ele, testou
o equipamento com crianças (aspecto autista), com alunos do 5.º ano
–fundamental, no qual foi muito bem aceito. O Prof.º, percebeu que além de
oferecer diversão e educação lúdica inclusiva a tecnologia,vem atraindo a
criançada para aprender de maneira criativa, estimulando explorando habilidades
cognitivas, coordenação montara, autonomia, raciocínio, concentração,
percepção, habilidades estratégicas e facilitando a assimilação dos conteúdos
escolares.
Vale ressaltar que
segundo o pesquisador, Teófilo Alves Galvão Filho, doutor e mestre em educação,
afirma que “a tecnologia assistiva é uma área de conhecimento de caráter
interdisciplinar, pois, englobam produtos, metodologias, recursos, práticas,
estratégias e serviços que visam promover a funcionalidade da atividade e
participação de crianças com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida,
trabalhando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social,
a proposta de usar a tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os deficientes.
Para isso, é muito importante que as ferramentas utilizadas promovam a
interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu
desenvolvimento. A tecnologia na educação pode facilitar o desenvolvimento
motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina, escolher
atividades também que aprimorem a tomada de decisões a paciência e a atenção, totalmente
interativa e multidisciplinar. Seus jogos e aplicativos são projetados por
professores e especialistas de diversas áreas, com uma equipe de programadores,
games designers, ilustradores, e artistas alinhados com a ludopedagogia, para
utilizar justamente a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o
conteúdo adequado às diretrizes do MEC. Rodapé……...
A tela é sensível
tanto ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico, metal e feltro.
Por ser fácil de utilizar e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras
características, a mesa digital Play table é considerada uma eficaz tecnologia
para inclusão. Ajuda no aprendizado e na integração de crianças deficientes.
Este recurso tecnológico pode ser usada a partir de 3 anos de idade, tem
se tornado aliada no desenvolvimento e estimulação de crianças autistas, com
síndrome de down, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH),
surdez, deficiências físicas e motoras, entre outras.
Com efeito, os benefícios da tecnologia para a inclusão não substituem
outras práticas também muito importantes, como brincar com massinha de modelar,
dobraduras de papel e pintura com tintas. A duração de cada atividade deve
seguir de acordo com o planejamento pedagógico, deve ser evitado que as
crianças usem a tecnologia sem um objetivo ou em tempo integral.
A tecnologia para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de
desenvolvimento e aprendizado. Se a tecnologia for bem utilizada, segundo o
projeto pedagógico, com certeza as crianças terão um avanço no desempenho
escolar.
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