terça-feira, 15 de agosto de 2017

APLICATIVOS “DÃO” OLHOS A ALUNOS CEGOS

Aplicativos convertem imagens e textos de escrita convencional em áudios possibilitando que alunos cegos leiam e saibam que objetos estão à frente
Por FLAVIO PALMA, RU 1750236
Polo – Sorocaba
Data 15/08/2017


Laboratório de Tecnologia Assistiva com bancada e expositor de recursos:
mouses, teclados e botões acionadores com diferentes formatos,
vocalizadores e outros recursos para comunicação alternativa.
Fonte: http://www.assistiva.com.br/

Se você pode ouvir, falar, enxergar ou mesmo se movimentar, pode não ter ouvido sobre o conceito de Tecnologia Assistiva. Trata-se de uma expressão para um conceito ainda em construção, que tem como objetivo levar autonomia e inclusão social às pessoas com deficiência, através da melhoria da capacidade de comunicação, de mobilidade e dos demais sentidos. Tecnologia Assistiva tem característica interdisciplinar e engloba recursos, procedimentos, produtos e práticas. Este tema também tem-se mostrado como um grande potencial para quem deseja empreender e criar impacto social. Só nos EUA este segmento já movimenta mais de U$50 bi por ano. Já existem inúmeros recursos desenvolvidos e disponibilizados nas salas de aula, dependendo das necessidades especiais dos alunos.

Hardwares e softwares já possuem ferramentas que ajudam as pessoas com deficiência visual, por exemplo. Basta configurar a função “facilidade de acesso” e utilizar o mouse, por exemplo, para ler e ouvir o que se apresenta na tela.

Agora, livros convencionais também podem ser lidos por alunos cegos. Um aplicativo desenvolvido, com apoio de entidades de fomento à produtos para acessibilidade, por estudantes de Engenharia e Filosofia converte textos de livros convencionais, que não existem em braile, em áudios que podem ser utilizados pelos alunos com deficiência visual. O aplicativo levou um ano e meio para ser desenvolvido e já é utilizado na Universidade Federal da Bahia em aulas de Filosofia para 37 alunos de graduação.

A vantagem de usar o aplicativo é a portabilidade pois não é mais necessário digitalizar o livro em scanners de mesa. A pouca existência de livros físicos em braile relacionados às disciplinas dos cursos de Filosofia é outra dificuldade encontrada por quem tem deficiência visual. O aplicativo dá oportunidade de inclusão para que estas pessoas e possibilita a leitura de qualquer texto convencional. Outra vantagem é o baixo custo do aplicativo, por ter sido desenvolvido por alunos da universidade, que pode ser utilizado por qualquer pessoa com deficiência visual.

APLICATIVO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES
Fonte: https://tvuol.uol.com.br/video/aplicativo-ajuda-cegos-a-ler-04020C9A3368C8815326

Dentre vários aplicativos que “dão” visão ao cegos, o AIPOLY VISION visualiza imagens de objetos e responde em áudio o nome deles. O programa tem um estoque de imagens que permite comparar com as obtidas com a câmera do celular. O aplicativo mostra-se bastante funcional e nos testes realizados conseguiu identificar até elementos parcialmente expostos.

Smartphones e aplicativos destinados a cegos já fazem parte do conjunto de ferramentas utilizadas no dia-a-dia destas pessoas, como o cão-guia e a bengala. Estes aplicativos podem ser baixados em qualquer smartphone ou tablet, bastando acessar as lojas virtuais e, de acordo com o sistema operacional, realizar o download.

AIPOLY VISION APP
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=XMdct-5bERQ

“Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência a tecnologia torna as coisas possíveis”. (RADABAUGH, 1993).

A Tecnologia Assistiva tem dado aos alunos, com ou sem deficiência, a oportunidade de socialização e inclusão. Grandes conquistas são possíveis quando todos compreendem que todos são responsáveis por resolver, com criatividade, os problemas humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário