RECURSOS TECNOLOGICOS PROMOVEM INCLUSÃO
DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Por: Laura Sanches de Oliveira, RU: 285045
Rosilene das Graças Ferreira, Ru:
1135705
Polo – Colégio Opção - Sorocaba/SP
Data (25/08/2017)
|
Fonte:
http://www.acessibilidadelegal.com/33-nvda.php
A
tecnologia afeta, de diversas maneiras, a vida de muitas pessoas. E a educação
é um dos setores diretamente beneficiados por esses dispositivos tecnológicos,
transformando as formas de aprendizado, facilitando a disseminação de
conhecimento e informações, e, principalmente, renovando a relação entre
professores e alunos.
Não é
novidade dizer que essas pessoas enfrentam desafios diários, inclusive na
questão da comunicação. Para quem tem deficiência auditiva, por exemplo, a
alternativa é o uso da Língua Brasileira e Sinais (Libras).
Para
que essa revolução seja possível, os educadores precisam estar preparados e
capacitados para lidar com esses alunos, de forma a poderem individualizar as
instruções para cada um e acompanhar seu progresso, de acordo com suas
necessidades. Além disso, os gestores também devem rever seus projetos
pedagógicos e suas políticas educacionais, reformulando o que for preciso para
propiciar a inclusão de alunos com necessidades especiais.
A educação
é um direito de todos. A preservação da individualidade, respeitando a
diversidade, é dever de gestores e educadores. Atualmente, é muito mais simples
quebrar os paradigmas e unir a tecnologia ao ensino tradicional para fomentar a
educação de crianças e adolescentes, sem restrições. Então por que não tentar?
Uma
escola do interior de São Paulo, Sorocaba, conhecida por “Quintal Do- Re – MI, a
professora Aline M. de Paula, possui 15 alunos, dentre eles o aluno Gabriel, de
6 anos de idade, deficiente auditivo. Ela utiliza desta ferramenta para poder
se comunicar com o seu aluno. Para ela o aplicativo foi de grande utilidade,
sendo prático e atendendo as necessidades de interação com todo o conteúdo e
ate mesmo com os seus amiguinhos da escola. “Hoje em dia com a ajuda com
Vlibras, esta importante ferramenta tecnológica, mesmo o professor não sabendo
Libras, este aplicativo ajudam a acabar com esta enorme barreira de
comunicação.” Desta forma a comunicação da professora com os seus alunos e o
aprendizado da criança ganhou uma melhoria significativa, tornando a rotina
escolar mais enriquecedora para ambos.
Uma grande novidade para as pessoas com
deficiência auditiva é o aplicativo chamado VLIBRAS! Este aplicativo é uma
ferramenta utilizada na tradução automática do Português para a Lingua
Brasileira de Sinais (Libras).
O
usuário pode digitar o texto ou falar no aplicativo e um boneco em 3D fará a
tradução em Libras. O diferencial deste aplicativo é que pode ser instalado nos
computadores como um programa ou como uma extensão do navegador utilizado.
No
entanto, especialistas alertam que aplicativos como esse são apenas paliativos
e não substituem o intérprete de Libras. A língua de sinais precisa ser
interpretada no contexto da conversa e não somente como palavras “soltas”. O
vlibras é um suíte, foi lançado pelo ministério do planejamento orçamento e
gestão de Brasília, em parceria do MP com a universidade Federal de Paraíba
(UFPB) e a câmara dos deputados.
A
vantagem deste aplicativo é que pode ser usados por todos, pois facilita a
comunicação entre familiares, amigos, escolas em geral. Ele faz vídeo-chamada
simultaneamente com os intérpretes de libra em todo Brasil.
“Para construir a nossa igualdade, precisamos fazer com que todos tenham
oportunidades iguais. Somente dessa maneira vamos construir uma sociedade mais
democrática e justa”. (secretário executivo
do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani).
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