quinta-feira, 24 de agosto de 2017

RECURSOS TECNOLOGICOS PROMOVEM INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Por: Laura Sanches de Oliveira, RU: 285045
        Rosilene das Graças Ferreira, Ru: 1135705    
Polo – Colégio Opção - Sorocaba/SP
Data (25/08/2017)

Descrição: Resultado de imagem para vlibras como funciona?
 
 










Fonte: http://www.acessibilidadelegal.com/33-nvda.php

A tecnologia afeta, de diversas maneiras, a vida de muitas pessoas. E a educação é um dos setores diretamente beneficiados por esses dispositivos tecnológicos, transformando as formas de aprendizado, facilitando a disseminação de conhecimento e informações, e, principalmente, renovando a relação entre professores e alunos.
Não é novidade dizer que essas pessoas enfrentam desafios diários, inclusive na questão da comunicação. Para quem tem deficiência auditiva, por exemplo, a alternativa é o uso da Língua Brasileira e Sinais (Libras).
Para que essa revolução seja possível, os educadores precisam estar preparados e capacitados para lidar com esses alunos, de forma a poderem individualizar as instruções para cada um e acompanhar seu progresso, de acordo com suas necessidades. Além disso, os gestores também devem rever seus projetos pedagógicos e suas políticas educacionais, reformulando o que for preciso para propiciar a inclusão de alunos com necessidades especiais.
A educação é um direito de todos. A preservação da individualidade, respeitando a diversidade, é dever de gestores e educadores. Atualmente, é muito mais simples quebrar os paradigmas e unir a tecnologia ao ensino tradicional para fomentar a educação de crianças e adolescentes, sem restrições. Então por que não tentar?
Uma escola do interior de São Paulo, Sorocaba, conhecida por “Quintal Do- Re – MI, a professora Aline M. de Paula, possui 15 alunos, dentre eles o aluno Gabriel, de 6 anos de idade, deficiente auditivo. Ela utiliza desta ferramenta para poder se comunicar com o seu aluno. Para ela o aplicativo foi de grande utilidade, sendo prático e atendendo as necessidades de interação com todo o conteúdo e ate mesmo com os seus amiguinhos da escola. “Hoje em dia com a ajuda com Vlibras, esta importante ferramenta tecnológica, mesmo o professor não sabendo Libras, este aplicativo ajudam a acabar com esta enorme barreira de comunicação.” Desta forma a comunicação da professora com os seus alunos e o aprendizado da criança ganhou uma melhoria significativa, tornando a rotina escolar mais enriquecedora para ambos.
 Uma grande novidade para as pessoas com deficiência auditiva é o aplicativo chamado VLIBRAS! Este aplicativo é uma ferramenta utilizada na tradução automática do Português para a Lingua Brasileira de Sinais (Libras).
O usuário pode digitar o texto ou falar no aplicativo e um boneco em 3D fará a tradução em Libras. O diferencial deste aplicativo é que pode ser instalado nos computadores como um programa ou como uma extensão do navegador utilizado.
No entanto, especialistas alertam que aplicativos como esse são apenas paliativos e não substituem o intérprete de Libras. A língua de sinais precisa ser interpretada no contexto da conversa e não somente como palavras “soltas”. O vlibras é um suíte, foi lançado pelo ministério do planejamento orçamento e gestão de Brasília, em parceria do MP com a universidade Federal de Paraíba (UFPB) e a câmara dos deputados.
A vantagem deste aplicativo é que pode ser usados por todos, pois facilita a comunicação entre familiares, amigos, escolas em geral. Ele faz vídeo-chamada simultaneamente com os intérpretes de libra em todo Brasil.

              “Para construir a nossa igualdade, precisamos fazer com que todos tenham oportunidades iguais. Somente dessa maneira vamos construir uma sociedade mais democrática e justa”. (secretário executivo do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani).

Nenhum comentário:

Postar um comentário