Tecnologia a serviço da inclusão
Por – Maira Karl Marx
Polo – /Sorocaba SP
Data (28/08/2017).
O professor chamado Felipe Sampere da
escola José Labiak utilizava o Smart Perkins Braille nas salas de aula para o
aluno do ensino fundamental. A Smart Perkins tem o visor e saída de áudio, que
mostram e falam cada letra que está sendo digitada, e é um grande passo à
frente no ensino e no aprendizado do Braille e com isso poderá anotar as
matérias em sala de aula para estudar. O modelo tradicional se mantém como uma
aquisição de enorme utilidade para pessoas que escrevem e leem em Braille. Ela
consistia de seis teclas frontais, cada uma correspondente a uma das células
braile a máquina continha um carrinho onde se colocava uma folha por vez e
assim se escrevia, quando pressiona ao mesmo tempo as teclas correspondentes a
letra que se queria formar.
Esse aplicativo tem a função muito
importante para o aluno em sala de aula por dar a autonomia do aluno com
deficiência visual a escrever o que o professor passa para o aluno e com esse
aplicativo o aluno pode fazer parte da aula. Facilitando assim sua inclusão em sala de aula, já
impressoras em braile facilitam no aprendizado também, sendo suas principais
funções: O equipamento é capaz de converter textos comuns para o braile.
Utiliza papel mais encorpado e tem agulhas especiais para fazer as ranhuras nas
duas faces da folha. A placa superior funciona como a primitiva régua e possui
as janelas correspondentes às celas Braille.
Para algumas crianças que são
deficientes visuais está sendo muito importante a utilização da tecnologia
através do Smart Perkins para seu aprendizado diário em sala de aula. Um grande
exemplo de tecnologia voltada para
pessoas como deficientes visuais facilita muito para a vida da criança em sala
de aula
Porém a história hoje em dia está
sendo de uma forma diferente, é no caso de Rafael um aluno matriculado em uma
escola no ensino fundamental, ele possui cerca de 7 anos e diz que gosta muito
das aulas e de projetos que se utiliza no Smart Perkins em braile.
Segundo seu professor Felipe Sampere diz que este tipo de
tecnologia está ajudando grandemente Cláudio a entender conteúdos em sala de
aula.
Felipe: “Apesar de termos somente
Rafael como um único aluno em sua classe com deficiência visual, o mesmo recebe
a ajuda de seus colegas e também de outros professores para aprender, esperamos
ter mais destes aplicativo para mais alunos que se acaso vier estudar nesta
escola os mesmos possam ter um bom aprendizado com apoio da tecnologia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário