sexta-feira, 25 de agosto de 2017

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÂO

Por: Adriana Ferreira Garcez, 1606240 / Daiani de Fatima Silva, 1805971 / Luciane Alves da Silva, 1739567/ Patricia Pompeu de Oliveira, 1949527
Colégio Opção-Sorocaba

Data (25/08/2017)

Tecnologia pode ser a solução para dar mais autonomia e aproximação entre pais , professores e alunos portadores de autismo, uma solução que vem derrubar  barreiras entre o mundo do autista e o mundo real.”
Visto que a inclusão se faz presente na rotina escolar, a tecnologia tem se mostrado segundo pesquisas, uma forte aliada nesse processo de ajuda a alunos com algum tipo de deficiência, segundo uma entrevista realizada na escola municipal Pedro Frederico de Barros, na cidade de Feliz Deserto (AL), já se utiliza o aplicativo Tobii Sono Flex, esse aplicativo vem sendo utilizado para trabalhar com alunos autistas, em especial, com aqueles que não possuem capacidade verbal ou que não tenham controle de sua alfabetização.
A escola investiu nessa forma, pois alem de ser uma tecnologia interdisciplinar e o foco ser o autismo, ela pode ser usada em outras deficiências, como paralisia cerebral e síndrome de Down, tornando assim a instituição preparada para futuras deficiências, caso seja necessário.
Especialistas no tratamento de crianças com autismo, afirma que essa invenção é uma inovação na comunicação, apesar de termos que atentar para que não se torne a comunicação alternativa o único recurso e impeçam as crianças de falar, uma vez que essas crianças têm certa tendência ao isolamento.
Esse aplicativo é utilizado como um instrumento para a comunicação, sendo ele individualizado , o professor conta com mais de 11 mil símbolos e 50 frase prontas,podendo também personalizar o aplicativo com a voz dele ou dos pais e com fotos do aluno,tornando assim o aplicativo mais interessante a esse.Com a ajuda do professor e com os recursos necessários para o aluno, pode-se obter grandes resultados, sem esquecer do apoio e acompanhamento dos familiares na conduta e rotina do aluno.Segundo a escola os próprios pais ficaram muito impressionados com os avanços que seus filhos tiveram,alguns deles ate adotaram a ferramenta para usarem em casa e assim dar continuidade ao trabalho realizado na escola.
Mas diante de tantas vantagens, surge as desvantagens, pois a escola precisa de recursos para investir em equipamentos para que se use essa ferramenta,pois para o uso desse aplicativo é necessário que se tenha computadores ou tablets, e a escola conta com poucos equipamentos, tendo que muitas vezes acabarem recorrendo a encartes com as imagens,porem esse recurso não dura muito tempo pois alguns alunos acabam por rasgar ou perder.
A professora finaliza ressaltando que o mais importante é que o aplicativo faz a mediação entre a criança e o mundo real, principalmente quando a mediação pedagógica se faz necessária, para que o aluno tenha plena capacidade de usufruir das mesmas possibilidades que os outros alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário