Denise Antunes Ferreira Barbosa - RU
1607568
Colégio Opção - Sorocaba/SP
23/08/2017
Imagem extraída do site: http://playtable.com.br/#clipping
A Escola Municipal Água
Doce, de Sorocaba/SP, é pioneira na utilização da mesa digital, que funciona
como um tablet gigante. A mesa foi desenvolvida no Brasil e vem auxiliando na
inclusão de crianças com algum tipo de deficiência ou dificuldade no
aprendizado. Inicialmente, a mesa vem
sendo utilizada pelos alunos que frequentam a sala do Atendimento Educacional
Especializado.
A mesa digital atraiu a
atenção de outras escolas da região, que consideram a possibilidade de adquirir
a mesa multidisciplinar. O equipamento possui várias configurações e seu preço
varia de acordo com os aplicativos instalados. Uma linha de crédito do Banco do
Brasil foi aberta para aquisição dos equipamentos, com tarifas baixas e
parcelamento flexível. Outra alternativa é o financiamento pelo Estado, que
destina verbas para as escolas que fazem o atendimento especializado.
Imagens extraídas de : http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/sc-que-da-certo/noticia/2016/07
A novidade vem mostrando
seus resultados. Alunos como Lilian Joana, de 8 anos, que tem autismo. "
Minha filha foi diagnosticada com pouquíssimas chances de ler e escrever. Depois
que passou a utilizar a mesa ela já escreve e lê pequenas palavras. Para a
família é uma vitória sem tamanho", conta Maria Isaura. Outro aluno que utiliza a mesa digital é
Camilo, de 7 anos, que tem síndrome de Down. O pai afirma que a coordenação
motora e a atenção do filho vem melhorando a cada dia que passa. "A
tecnologia empregada na educação prova que estamos cada vez mais perto de viver
numa sociedade menos excludente", conta Hudson Garganta.
Os professores que
trabalham com as salas especializadas também precisam se apropriar das
ferramentas e explorar a tecnologia oferecida da melhor forma possível. O
professor funciona como um mediador nesse processo e promove a socialização dos
alunos. "Para nós é um desafio estimulante, muitos educadores não têm a
oportunidade, ou o acesso, a ferramentas tecnológicas que contribuem para o
aprendizados dos seus alunos, sem deixar de lado as diretrizes dos currículos
convencionais das escolas", diz Maria Íris Bragança, professora da escola
Água Doce.
Tecnologia assistiva
As tecnologias
assistivas estão cada vez mais presentes na rotina escolar. Muitas dessas
tecnologias reconhecem não apenas o toque humano como também objetos de
plástico e metal. Isso é mais um ponto positivo para a tecnologia assistiva, que
cumpre seu papel de inclusão, pois muitos equipamentos são utilizados por
pessoas que possuem próteses e órteses. Outra característica comum é que esses
equipamentos são resistentes e projetados para o uso diário em sala de aula.
Políticas
públicas
As políticas públicas têm
avançado a cada dia no Brasil. A promoção de políticas para a saúde e educação
e o desenvolvimento tecnológico estão possibilitando o acesso de um número cada
vez maior de pessoas com deficiência aos
recursos de tecnologias assistivas. Tudo isso gera o empoderamento da pessoa com deficiência, que passa
a ser vista como uma pessoa capaz e que pode fazer algo como qualquer outra. São
inúmeros os benefícios que a tecnologia tem a oferecer, principalmente,
tratando-se da educação inclusiva.
Imagem extraída do site: https://canaldoensino.com.br/blog/9-vantagens-da-tecnologia-na-educacao-inclusiva
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