quinta-feira, 24 de agosto de 2017

tecnologia e inovações benefícios.

A TECNOLOGIA E SEUS BENEFÍCIOS COM AUTISMO


Bárbara Assunção 1190697
Jenifer Chaiene 1202150
Tabata Cleice 1189430
Polo: Colégio Opção Sorocaba
Data: 24/08/2017









http://www.projectoeuconsigo.pt/criancas-com-autismo-beneficiam-do-uso-de-tablets acesso em 20/08/2017 


Embora a inclusão e a acessibilidade sejam prioridades na educação atual, ainda é difícil encontrar práticas realmente inclusivas para estudantes com deficiências, sejam elas cognitivas ou motoras. Como esses estudantes ficam em desvantagem no processo educativo, uma professora de Sorocaba, resolveu contar com a ajuda da tecnologia para trabalhar com seus alunos de inclusão.
A professora já acostumada a aborda com seus alunos o conteúdo de forma expositiva, mostrando no quadro, e através de figuras. Ela começou a perceber seu aluno autista, que não prestava atenção na explicação, querendo sempre levantar da cadeira e manusear objeto que podem está ao seu alcance, muitas vezes ficando até irritado com a situação, necessitando de intervenções constantes, onde estava dificultando o trabalho da professora.
Os autistas apresentam uma incapacidade que afeta as habilidades de relacionamento social e de comunicação, então fica difícil a relação com os colegas e professores. Como o autista preciso de estímulos constantes, e esses estímulos precisam fazer parte da zona de interesse deles, para que tenha mais significado, uma professora resolveu contar com o uso da tecnologia, passando a usar na sala de aula como ferramenta para o auxílio da aprendizagem o uso do tablet.
Com esse recurso diferenciado ela conseguiu aumentar a concentração e a participação nas atividades do seu aluno autista do 1º ano que está em processo de alfabetização, onde passou a ter a mesma oportunidade que os demais alunos. Assim com o objetivo de desenvolver sua autonomia e suas habilidades específicas, como o desenvolvimento da linguagem oral e a interação social.
Com a ajuda do tablet, a professora baixou aplicativo como ABC Autismo e LER e ESCREVER, com o objetivo de auxiliar o aluno no processo de ensino aprendizagem, por meio de atividades divertidas que chamasse a atenção do aluno autista.
No começo a professora teve dificuldade, pois o aluno queria fazer apenas o que gosta, então a professora resolve trabalhar em forma de acordo, se ele fizer a atividade proposta ela o deixa fazer uma que goste assim a professora conseguiu que ele fizesse de forma participativa a atividade proposta no aplicativo selecionado.  Onde prendeu a atenção do aluno, que conseguiu executar a atividade em alguns momentos sozinha, estimulando sua oralidade, pois o aluno muitas vezes tentou imitar os sons emitidos do aplicativo, aumentou o seu tempo de concentração e tolerância a atividade, trabalhando a coordenação motora, pois o aluno tinha que reproduzir as letras com o dedo o que mais para a frente pode ser repassado para o papel.
 O aluno se desenvolveu, ouve um ganho de conhecimento, o aluno ficou mais calmo, feliz e passou a se concentrar na atividade ao utilizar o tablet. Assim a professora pode interagir com os outros alunos sem interferência, ensinando o mesmo conteúdo a classe, mas de forma diferenciada ao aluno autista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário