A
TECNOLOGIA E SEUS BENEFÍCIOS COM AUTISMO
Bárbara Assunção 1190697
Jenifer Chaiene 1202150
Tabata Cleice 1189430
Polo: Colégio Opção Sorocaba
Data: 24/08/2017

http://www.projectoeuconsigo.pt/criancas-com-autismo-beneficiam-do-uso-de-tablets acesso em 20/08/2017
Embora a inclusão e a acessibilidade sejam prioridades na
educação atual, ainda é difícil encontrar práticas realmente inclusivas para
estudantes com deficiências, sejam elas cognitivas ou motoras. Como esses
estudantes ficam em desvantagem no processo educativo, uma professora de
Sorocaba, resolveu contar com a ajuda da tecnologia para trabalhar com seus
alunos de inclusão.
A professora já acostumada a aborda com seus alunos o
conteúdo de forma expositiva, mostrando no quadro, e através de figuras. Ela
começou a perceber seu aluno autista, que não prestava atenção na explicação,
querendo sempre levantar da cadeira e manusear objeto que podem está ao seu
alcance, muitas vezes ficando até irritado com a situação, necessitando de
intervenções constantes, onde estava dificultando o trabalho da professora.
Os autistas apresentam uma incapacidade que afeta as
habilidades de relacionamento social e de comunicação, então fica difícil a
relação com os colegas e professores. Como o autista preciso de estímulos
constantes, e esses estímulos precisam fazer parte da zona de interesse deles,
para que tenha mais significado, uma professora resolveu contar com o uso da
tecnologia, passando a usar na sala de aula como ferramenta para o auxílio da
aprendizagem o uso do tablet.
Com esse recurso diferenciado ela conseguiu aumentar a
concentração e a participação nas atividades do seu aluno autista do 1º ano que
está em processo de alfabetização, onde passou a ter a mesma oportunidade que
os demais alunos. Assim com o objetivo de desenvolver sua autonomia e suas
habilidades específicas, como o desenvolvimento da linguagem oral e a interação
social.
Com a ajuda do tablet, a professora baixou aplicativo
como ABC Autismo e LER e ESCREVER, com o objetivo de auxiliar o aluno no
processo de ensino aprendizagem, por meio de atividades divertidas que chamasse
a atenção do aluno autista.
No começo a professora teve dificuldade, pois o aluno
queria fazer apenas o que gosta, então a professora resolve trabalhar em forma
de acordo, se ele fizer a atividade proposta ela o deixa fazer uma que goste
assim a professora conseguiu que ele fizesse de forma participativa a atividade
proposta no aplicativo selecionado. Onde
prendeu a atenção do aluno, que conseguiu executar a atividade em alguns
momentos sozinha, estimulando sua oralidade, pois o aluno muitas vezes tentou
imitar os sons emitidos do aplicativo, aumentou o seu tempo de concentração e
tolerância a atividade, trabalhando a coordenação motora, pois o aluno tinha
que reproduzir as letras com o dedo o que mais para a frente pode ser repassado
para o papel.
O aluno se
desenvolveu, ouve um ganho de conhecimento, o aluno ficou mais calmo, feliz e
passou a se concentrar na atividade ao utilizar o tablet. Assim a professora
pode interagir com os outros alunos sem interferência, ensinando o mesmo
conteúdo a classe, mas de forma diferenciada ao aluno autista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário