ESCOLA PROPÕE UM SOFTWARE
EDUCATIVO PARA ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS A CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Cássia
Gomes Proença RU 1021597
Luciana
Bueno de Camargo RU 1197491
Patrícia
Cristina de Lima Rodrigues RU 1074237
Tatiana Vieira Pereira Pinto RU 1043928
Tatiana Vieira Pereira Pinto RU 1043928
Polo – Colégio Opção/Sorocaba
Data: 24/08/2017
Hércules e Jiló é um software educativo que tem por objetivo ensinar ciências naturais a crianças com necessidades educativas especiais, destinado especificamente para as que apresentam déficit cognitivo moderado.
Hércules é o nome de um menino e Jiló é seu cachorrinho, ambos não existem na vida real, mas se tornaram protagonistas de um aplicativo para computador, criado pela Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília).
O aplicativo oferece 10 jogos com diferentes contextualizações psicopedagógicas que juntamente com o professor a criança realiza atividades para montar e brincar, envolvendo não somente o educando, mas também o educador.
Disponível para baixar no computador é recomendado para crianças com necessidades especiais de aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento de habilidades didáticas, lúdicas e cognitivas, preparando a criança a busca de aquisição de novos conhecimentos.
Essa prática pedagógica foi elaborada, pois uma das maiores preocupações dos professores nos últimos anos tem sido a forma pela qual eles ensinam e como o aluno com necessidades especiais recebe ensino sendo assim necessário que o professor além de formação especializada, possa contar com práticas pedagógicas diversificadas capazes de auxiliar no processo de ensino aprendizagem desses alunos e facilitar a interação em sala de aula.
Dessa forma o computador é considerado um grande aliado e está presente no cotidiano escolar através de sua utilização por meio de softwares educativos, que pode ser supervisionado pelo professor e até mesmo em conjunto com os pais a fim de ser mais um recurso para o desenvolvimento dos alunos. A proposta do Software educativo Hércules e Jiló tem o objetivo ainda mais amplo que o simples fato de crianças com necessidades especiais participarem de um programa interativo de característica pedagógica, mas acima de tudo promover a inclusão dessas crianças na escola regular, prevalecendo seus direitos a educação.
A inclusão social na educação é norteada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394, em 1996, que assegurou que a criança deficiente física, sensorial e mental, pode e deve estudar em classes comuns.
Assim para que a inclusão possa existir é importante que novas formas de ensinar façam parte do cotidiano das escolas e que os professores se preparem para atender a essa demanda através de projetos interativos que utilizem também o computador para sua efetivação.
O software utilizado na UnB visa exatamente isso: promover a interação dos alunos especiais com sua turma através da tecnologia que abrange as crianças na atualidade e que auxiliam na sua formação, pois para que um criança possa passar pelo processo de inclusão é importante que se desenvolva nela a linguagem, o pensamento, a leitura, a percepção de códigos, as brincadeiras e a socialização, a fim de que estabeleça sua auto estima, sua participação como cidadão na sociedade e acima de tudo que suas diferenças possam ser percebidas mas não impostas como obstáculos ao aprendizado.
Dessa forma os softwares educativos possuem uma grande utilidade para o ensino pois ele se apresenta como uma ferramenta pedagógica no aprendizado de crianças com necessidades especiais principalmente no que tange ao seu potencial relacionado à atenção e concentração, promovendo além da aprendizagem, inclusão digital e social.
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