quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Tecnologia a serviço da inclusão


ESCOLA PROPÕE UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS A CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS


Cássia Gomes Proença                    RU 1021597
Luciana Bueno de Camargo               RU 1197491
Patrícia Cristina de Lima Rodrigues   RU 1074237
Tatiana Vieira Pereira Pinto                RU 1043928
 
Polo – Colégio Opção/Sorocaba

Data: 24/08/2017


Hércules e Jiló é um software educativo que tem por objetivo ensinar ciências naturais a crianças com necessidades educativas especiais, destinado especificamente para as que apresentam déficit cognitivo moderado.
 
Hércules é o nome de um menino e Jiló é seu cachorrinho, ambos não existem na vida real, mas se tornaram protagonistas de um aplicativo para computador, criado pela Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília).

O aplicativo oferece 10 jogos com diferentes contextualizações psicopedagógicas que juntamente com o professor a criança realiza atividades para montar e brincar, envolvendo não somente o educando, mas também o educador.

Disponível para baixar no computador é recomendado para crianças com necessidades especiais de aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento de habilidades didáticas, lúdicas e cognitivas, preparando a criança a busca de aquisição de novos conhecimentos.
Essa prática pedagógica foi elaborada, pois uma das maiores preocupações dos professores nos últimos anos tem sido a forma pela qual eles ensinam e como o aluno com necessidades especiais recebe ensino sendo assim necessário que o professor além de formação especializada, possa contar com práticas pedagógicas diversificadas capazes de auxiliar no processo de ensino aprendizagem desses alunos e facilitar a interação em sala de aula. 

Dessa forma o computador é considerado um grande aliado e está presente no cotidiano escolar através de sua utilização por meio de softwares educativos, que pode ser supervisionado pelo professor e até mesmo em conjunto com os pais a fim de ser mais um recurso para o desenvolvimento dos alunos. A proposta do Software educativo Hércules e Jiló tem o objetivo ainda mais amplo que o simples fato de crianças com necessidades especiais participarem de um programa interativo de característica pedagógica, mas acima de tudo promover a inclusão dessas crianças na escola regular, prevalecendo seus direitos a educação. 

A inclusão social na educação é norteada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394, em 1996, que assegurou que a criança deficiente física, sensorial e mental, pode e deve estudar em classes comuns. 

Assim para que a inclusão possa existir é importante que novas formas de ensinar façam parte do cotidiano das escolas e que os professores se preparem para atender a essa demanda através de projetos interativos que utilizem também o computador para sua efetivação. 

O software utilizado na UnB visa exatamente isso: promover a interação dos alunos especiais com sua turma através da tecnologia que abrange as crianças na atualidade e que auxiliam na sua formação, pois para que um criança possa passar pelo processo de inclusão é importante que se desenvolva nela a linguagem, o pensamento, a leitura, a percepção de códigos, as brincadeiras  e a socialização, a fim de que estabeleça sua auto estima, sua participação como cidadão na sociedade e acima de tudo que suas diferenças possam ser percebidas mas não impostas como obstáculos ao aprendizado.
  
Dessa forma os softwares educativos possuem uma grande utilidade para o ensino pois ele se apresenta como uma ferramenta pedagógica no aprendizado de crianças com necessidades especiais principalmente no que tange ao seu potencial relacionado à atenção e concentração, promovendo além da aprendizagem, inclusão digital e social.




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