quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA USA APLICATIVO PARA INCLUIR ALUNOS COM AUTISMO

Gideão Andrade de Oliveira – RU1953430
Polo – Colégio Opção Sorocaba
Data:09/08/2017





 
 Fonte: APLICATIVO ABC AUTISMO


Um aplicativo vem mudando a vida de alunos da escola Um Caminho para o Futuro, localizada no interior de São Paulo na cidade de Sorocaba, segundo o professor Paulo Guedes a escola não incluía alunos com autismo por não ter condição de educa-los, mas com a chegada de um aplicativo por nome de ABC AUTISMO a possiblidade de acolhimento e inclusão aumentou.

Paulo relata que com o aplicativo a forma de ensino para o autista melhorou e também para o professor que anteriormente usava uma ferramenta manual e artesanal chamada TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionado com a Comunicação), esta forma de ensino embora eficaz exigia um tempo maior, porquanto tinha que fazer as atividades de forma manual e artesanal, atrasando assim o desenvolvimento e aprendizagem do autista.

Com o ABC Autismo consegue-se aumentar o número de alunos em sala de aula, por ser de forma mais pratica e ilustrada.

Para a utilização deste aplicativo é necessário que a escola forneça Tablets e que este esteja interligado com o sistema operacional android.

ABC Autismo é um aplicativo desenvolvido no Brasil e está em pleno desenvolvimento no país, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Instituto federal de Alagoas (IFAL). Já testado em Maceió com crianças com autismo e agora sendo usado em vários estados do Brasil.

O aluno ao utilizar o aplicativo consegue desenvolver habilidades como a alfabetização e o letramento.



                                                            Fonte: ABC AUTISMO

  


A escola hoje tem tablets em todas as salas de aula abrindo a possibilidade de dois alunos por turma com uma faixa etária de 2 a 13 anos, os professores conseguem incluir estes alunos com os demais sem precisar se dedicar apenas a um aluno conseguindo ensinar a todos.

Os professores da escola vem sendo capacitados para utilizarem esta ferramenta em sala de aula e para universalizar o ensino a todos sem ter dificuldades para transmitir conhecimento.

Por ser um aplicativo acessível conseguimos trabalhar em sala de aula e também orientamos os pais de cada aluno para utiliza-lo em casa, esta maneira de ensino tem trazido muitas possibilidades fazendo tanto o aluno que tem dificuldade para se interagir com o mundo como para os pais para que consigam um melhor afeto e convívio entre si.

A cada dia que passa abrem as portas para aqueles que antes não tinham esperança de ser como todos e as indiferenças estão sendo superadas através da tecnologia e da dedicação do ser humano para o bem da humanidade, resgatando valores para aqueles que antes não tinham expectativa nenhuma de desenvolvimento.

O professor também salientou que o aplicativo pode ser baixado de maneira simples e sem custo na play store.

A versão Free do aplicativo possui 4 níveis, cada nível apresenta 10 atividades sequenciais por nível de dificuldade;


Nível 1: É composto de atividades básicas de transposição de figuras que obedecem à ordem estabelecida pela metodologia TEACCH esquerda direita. Não há critérios para as imagens, contudo as mesmas devem possuir poucos detalhes para evitar a distração do autista.

Nível 2: Exigirá do autista, dentro da aplicação ABC Autismo, o discernimento dos elementos para executar a atividade. O usuário da aplicação deverá estabelecer critérios para diferenciação de cores, formas e tamanhos dos elementos da área de armazenamento, sendo exigida a devida correspondência destes elementos aos existentes na área de resposta.

Nível 3: É voltado para as crianças que já possuem habilidades cognitivas para diferenciação de elementos específicos, exigindo-se agora, a diferenciação de posturas, ações e associações entre som e elemento, imagem e imagem, ação e imagem, letra e letra, número e número, e assim por diante.


Nível 4: As atividades que compõem este nível apresentam as noções iniciais de letramento, posicionamento das letras e sílabas nas palavras.



(http://revistacaleidoscopio.com.br/tecnologia-inclusiva-aplicativo-alagoano-auxilia-na-alfabetizacao-de-autistas/)


Um ponto fraco do aplicativo é que concluindo todos os níveis a única probabilidade de continuar é comprando a versão completa dificultando o ensino continuo.  

O aplicativo nos dá a possibilidade de agregar alunos com autismo na alfabetização, trazendo e mostrando a eles um mundo cheio de formas e cores de um jeito simples, criativo e inovador.

A escola hoje consegue dar oportunidades para estes alunos trazendo esperança e democratizando o ensino, mudando as regras e usando a tecnologia para vencer as diferenças e o preconceito.


 






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