segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PROFESSOR CRIA TECNOLOGIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCA MOTORA E AUDITIVA

Por – Leia Sandra Boaro Pirolo RU 213038
Polo – Colégio Opção Sorocaba SP


Fonte: extraído do Google imagem


Amadeu Jose Peixoto, professor da Escola Estadual Jose Ribeiro, na cidade de Sorocaba trabalha a mais de 12 anos com inclusão social, explica que seu objetivo em criar o aplicativo era proporcionar aos alunos conhecimentos tecnológicos necessários para aumentar a autoestima e a autonomia da criança com faixa etária entre 07 a 11 anos de idade que possuem dificuldade de aprendizagem devido o seu problema, mas que apresentam gosto pela internet e tem habilidade com aplicativos no computador e no celular. As crianças se comunicam melhor entre si, interagem e aumenta o aprendizado na escola e fora dela.

O Aplicativo e usado nas aulas de português e inglês e na vida pessoal, como ir ao banheiro, comer, brincar, estudar, etc. hoje e considerado pela escola em que leciona e pela comunidade como o melhor aplicativo já inventado. Em suas aulas o aplicativo e usado pelos alunos Paulo Cesar Coelho e Nathalia do Amaral, onde conseguiu grandes avanços no processo ensino aprendizagem.

Esse aplicativo conhecido como Livox funciona da seguinte maneira: Possui um catálogo de 10 mil imagens e cada uma possui um significado, basta à criança escolher o que deseja fazer ou o que o professor irá trabalha no momento. Basta tocar na tela do tablete/celular ou o teclado do computador

no desenho indicado e já estará interagindo com a aula. O professor faz um ajuste mensal na configuração com novas atividades a serem desenvolvidas na escola.

De acordo com o professor Amadeu Jose Peixoto, o aplicativo não só ajudará a criança na escola como também familiares e terapeutas que terão acesso a relatórios, as informações necessárias e atividades de casa mandadas pela escola, contribuindo para o desenvolvimento da criança no lar, na escola e em todas as atividades que a criança necessita.

A Internet tem trazido mudanças significativas na educação e praticamente em todos os processos de nossas vidas. Pois, ela está presente em nosso dia a dia e podemos contar com essa vantagem para nos auxiliar com crianças com deficiência motora ou auditiva que compreende e sabe lidar com a mesma. E porque não contar com essa tecnologia que oferece a essas pessoas mais agilidade, conforto e eficiência na realização das atividades proporcionando prazer e aprendizagem ao mesmo tempo?

O Brasil conta com 7,5% de crianças entre 0 a 14 anos de idade com algum tipo de deficiências, segundo o Censo de 2010. E nossas escolas têm de se adaptar a inclusão e oferecer o melhor possível para que as mesmas desenvolvam suas habilidades de acordo com cada uma. E nada melhor que trabalhar com a tecnologia e oferecendo ferramentas de acessibilidades disponíveis como o tablete e celulares que tornam a aula mais interessante mesmo para aqueles que não possuem deficiência alguma.

Segundo o professor Amadeu Jose Peixoto, a única desvantagem desse aplicativo e que algumas marcas de celulares e tablets como Motorola, Nokia, Samsung LG, são bloqueado para esses tipos de aplicativos. Irritado com essas marcas o professor pede ajuda para o governador do Estado de São Paulo para que interfira nos próximos aparelhos a serem fabricados. Pois, todos têm direitos iguais perante a sociedade e os deficientes merecem ser respeitados. Nem todos possuem renda familiar adequada para comprar celulares caríssimos.

 Diante desse cenário o professor espera contar com parceria de empresas ou empresários e desenvolver também contatos com representantes de governos Estaduais e Municipais para que possam levar esse beneficio para as pessoas que não podem comprar um aparelho de celular ou tablete. Para o professor toda a ajuda será bem vinda. Espera que seu projeto continue fazendo com que as pessoas portadoras de deficiências possam levar uma vida digna. Além de favorecer um entretenimento mais interessante.

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