Por – Leia Sandra Boaro Pirolo RU 213038
Polo – Colégio Opção Sorocaba SP
Fonte: extraído do Google
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Amadeu
Jose Peixoto, professor da Escola Estadual Jose Ribeiro, na cidade de Sorocaba
trabalha a mais de 12 anos com inclusão social, explica que seu objetivo em
criar o aplicativo era proporcionar aos alunos conhecimentos tecnológicos
necessários para aumentar a autoestima e a autonomia da criança com faixa
etária entre 07 a 11 anos de idade que possuem dificuldade de aprendizagem
devido o seu problema, mas que apresentam gosto pela internet e tem habilidade
com aplicativos no computador e no celular. As crianças se comunicam melhor
entre si, interagem e aumenta o aprendizado na escola e fora dela.
O
Aplicativo e usado nas aulas de português e inglês e na vida pessoal, como ir
ao banheiro, comer, brincar, estudar, etc. hoje e considerado pela escola em
que leciona e pela comunidade como o melhor aplicativo já inventado. Em suas
aulas o aplicativo e usado pelos alunos Paulo Cesar Coelho e Nathalia do
Amaral, onde conseguiu grandes avanços no processo ensino aprendizagem.
Esse
aplicativo conhecido como Livox funciona da seguinte maneira: Possui um
catálogo de 10 mil imagens e cada uma possui um significado, basta à criança
escolher o que deseja fazer ou o que o professor irá trabalha no momento. Basta
tocar na tela do tablete/celular ou o teclado do computador
no
desenho indicado e já estará interagindo com a aula. O professor faz um ajuste
mensal na configuração com novas atividades a serem desenvolvidas na escola.
De
acordo com o professor Amadeu Jose Peixoto, o aplicativo não só ajudará a
criança na escola como também familiares e terapeutas que terão acesso a
relatórios, as informações necessárias e atividades de casa mandadas pela
escola, contribuindo para o desenvolvimento da criança no lar, na escola e em
todas as atividades que a criança necessita.
A
Internet tem trazido mudanças significativas na educação e praticamente em
todos os processos de nossas vidas. Pois, ela está presente em nosso dia a dia
e podemos contar com essa vantagem para nos auxiliar com crianças com
deficiência motora ou auditiva que compreende e sabe lidar com a mesma. E
porque não contar com essa tecnologia que oferece a essas pessoas mais
agilidade, conforto e eficiência na realização das atividades proporcionando
prazer e aprendizagem ao mesmo tempo?
O
Brasil conta com 7,5% de crianças entre 0 a 14 anos de idade com algum tipo de
deficiências, segundo o Censo de 2010. E nossas escolas têm de se adaptar a
inclusão e oferecer o melhor possível para que as mesmas desenvolvam suas
habilidades de acordo com cada uma. E nada melhor que trabalhar com a tecnologia
e oferecendo ferramentas de acessibilidades disponíveis como o tablete e
celulares que tornam a aula mais interessante mesmo para aqueles que não
possuem deficiência alguma.
Segundo
o professor Amadeu Jose Peixoto, a única desvantagem desse aplicativo e que
algumas marcas de celulares e tablets como Motorola, Nokia, Samsung LG, são
bloqueado para esses tipos de aplicativos. Irritado com essas marcas o
professor pede ajuda para o governador do Estado de São Paulo para que
interfira nos próximos aparelhos a serem fabricados. Pois, todos têm direitos
iguais perante a sociedade e os deficientes merecem ser respeitados. Nem todos
possuem renda familiar adequada para comprar celulares caríssimos.
Diante desse cenário o professor espera contar
com parceria de empresas ou empresários e desenvolver também contatos com
representantes de governos Estaduais e Municipais para que possam levar esse
beneficio para as pessoas que não podem comprar um aparelho de celular ou
tablete. Para o professor toda a ajuda será bem vinda. Espera que seu projeto
continue fazendo com que as pessoas portadoras de deficiências possam levar uma
vida digna. Além de favorecer um entretenimento mais interessante.
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