sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ProDeaf- O novo software de comunicação entre surdos e ouvintes

Kamila Rafaneli Ferreira, 1272901
Sonia M. Bagatin - RU 1127446
Colégio Opção Uninter – Sorocaba

Data25/08/2017


PRODEAF (uma ferramenta de bolso) é um software que traduz texto e voz na língua portuguesa para língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi elaborado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante um curso de mestrado em Ciências da Computação, há 03 (três) anos, para pessoas com deficiência auditiva.
            Este aplicativo é disponível para downloads em aparelhos com android (via Google play), IoS (Iphone/ Ipad/ Ipod) e Windows phone 8 (via Windows phone store) e o seu download é totalmente gratuito.
            O objetivo deste aplicativo é a comunicação entre surdos e ouvintes, pois a maioria dos deficientes apenas possui o básico da linguagem de sinais, e através deste canal de comunicação pode-se aumentar o conhecimento de sinais, pois ele conta com a ajuda de um personagem em 3D que ajuda na interpretação do usuário, que contém cerca de 3.700 sinais. Também é o único aplicativo que possui um dicionário em LIBRAS, onde se pode ter acesso a milhares de palavras em português, e consegue ver sua tradução sem estar conectado à internet.
            Há três formas de uso para esse aplicativo: através do microfone do aparelho, digitar a palavra ou uma ajuda do dicionário que está disponível no próprio software.
            Uma das maneiras de ajudar os alunos com essa deficiência (auditiva) é a forma como podem se comunicar com os demais colegas em uma sala de aula. O aplicativo pode ser usado em várias disciplinas, com alunos da 3ª série, onde os alunos já sabem ler e tem, mas facilidade em manusear o aparelho, e melhor compreensão do que está sendo utilizado na sala de aula, ou em qualquer lugar que estiver. Isso lhes ajudaria em rodas de conversas e relatos, alcançando um bom objetivo de interação entre os alunos.
            Uma das vantagens são suas traduções que podem ser otimizadas e revisadas, e isso faz com que os deficientes auditivos tenham 100% de sua equivalência semântica e podem ter uma compreensão plena da língua primaria. O aplicativo também possui desvantagens como a influência de sua região, alguns sinais não são os mesmos (não sendo os mesmos usados pelos deficientes de algumas localidades, os quais são necessários respeitar e usar).
            Mas a maioria que utiliza essa ferramenta está muito satisfeito, e com a inovação da tecnologia cada dia mais o aplicativo vem sendo atualizado para a melhoria do usuário, e isso é gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário