Por (Cristiane Aparecida Ballestero , RU
1743612
Polo – Colégio Opção Sorocaba – SP
Data (ex. 20/08/2017)
Fonte:
http://blind.tech/ibrailler-notes/
Para quem enxerga, usar um tablet ou um celular
é uma atividade normal; porém, quando a pessoa é portadora de deficiência visual,
tudo isso se torna mais difícil. Para facilitar a vida de pessoas portadoras de
deficiência, a Apple lançou em 2014 o aplicativo Brailler Noter para IOS que é o novo sistema operacional que
permite escrever em Brailler no tablet.
Com ele, o deficiente visual pode digitar em
Brailler diretamente para criar, editar e compartilhar suas anotações. Para
facilitar ainda mais seu uso, aplicativo deve ser usado em conjunto com o
recurso voice over.
Esse aplicativo oferece
um teclado único, no qual as teclas que encontram os dedos do usuário, e que
caso os mesmo não gostem das teclas é possível criar outro sempre que quiser.
E para que o processo de inclusão possa ser
eficaz, o atual modelo escolar brasileiro precisa ser repensado, mudando suas
práticas pedagógicas visando benefício para os alunos com uma qualidade de
ensino para todos.
E pensando nisso na escola pública Municipal
Enir da Silva Pilan na cidade de Tapiraí-SP a pedagoga e professora do primeiro
ano do ensino fundamental Cristiane preocupada com a alfabetização do seu aluno
Carlos de sete anos, levou esse aplicativo para dentro da sala de aula que ajudará o seu aluno nas aulas de Língua
Portuguesa alfabetização tendo em vista
que o aplicativo possui um conjunto completo de gestos intuitivos para mover ao
redor do texto, fazer tarefas comuns, como copiar, colar e desfazer e refazer
tarefas incluindo todos os textos em Brailler para facilitar a vida desse
aluno. Além de tudo isso, o I Brailler aparece automaticamente na tela do
tablet todos os arquivos em Brailler.
A professora vem trabalhando o conceito de
vogal, conceito das consoantes para que o aluno consiga reconhecer as vogais e
consoantes para formar palavras simples em forma de Brailler e a tinta.
Explicando o som que cada letra produz para
que o aluno vá conhecendo cada uma delas, e que com o passar do tempo ele possa
escrever e ler ou representar as
sílabas, as palavras trabalhadas em sala de aula através desse aplicativo e posteriormente
estar lendo, escrevendo frases e
pequenos textos.
Porém a falta de visão
não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças portadoras
dessa deficiência, elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem ter o
mesmo desempenho escolar ou maior ao dos alunos que enxergam, mas para que isso
as aconteça precisam receber estímulos, condições e recursos adequados.
A única desvantagem
desse aplicativo é que ele pode travar, mas caso isso ocorra o aluno deve fechá-lo
e em seguida abrir de novamente.
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