sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O MUNDO PELO TOQUE


Por (Cristiane Aparecida Ballestero , RU 1743612
Polo – Colégio Opção Sorocaba – SP

Data (ex. 20/08/2017)

Fonte: http://blind.tech/ibrailler-notes/
 Para quem enxerga, usar um tablet ou um celular é uma atividade normal; porém, quando a pessoa é portadora de deficiência visual, tudo isso se torna mais difícil. Para facilitar a vida de pessoas portadoras de deficiência, a Apple lançou em 2014 o aplicativo  Brailler Noter  para IOS que é o novo sistema operacional que permite escrever em Brailler no tablet.
 Com ele, o deficiente visual pode digitar em Brailler diretamente para criar, editar e compartilhar suas anotações. Para facilitar ainda mais seu uso, aplicativo deve ser usado em conjunto com o recurso voice over.
Esse aplicativo oferece um teclado único, no qual as teclas que encontram os dedos do usuário, e que caso os mesmo não gostem das teclas é possível criar outro sempre que quiser.
 E para que o processo de inclusão possa ser eficaz, o atual modelo escolar brasileiro precisa ser repensado, mudando suas práticas pedagógicas visando benefício para os alunos com uma qualidade de ensino para todos.
 E pensando nisso na escola pública Municipal Enir da Silva Pilan na cidade de Tapiraí-SP a pedagoga e professora do primeiro ano do ensino fundamental Cristiane preocupada com a alfabetização do seu aluno Carlos de sete anos, levou esse aplicativo para dentro da sala de aula  que ajudará o seu aluno nas aulas de Língua Portuguesa alfabetização  tendo em vista que o aplicativo possui um conjunto completo de gestos intuitivos para mover ao redor do texto, fazer tarefas comuns, como copiar, colar e desfazer e refazer tarefas incluindo todos os textos em Brailler para facilitar a vida desse aluno. Além de tudo isso, o I Brailler aparece automaticamente na tela do tablet todos os arquivos em Brailler.
 A professora vem trabalhando o conceito de vogal, conceito das consoantes para que o aluno consiga reconhecer as vogais e consoantes para formar palavras simples em forma de Brailler e a tinta.
 Explicando o som que cada letra produz para que o aluno vá conhecendo cada uma delas, e que com o passar do tempo ele possa escrever e ler  ou representar as sílabas, as palavras trabalhadas em sala de aula através desse aplicativo e posteriormente estar lendo, escrevendo  frases e pequenos textos.
Porém a falta de visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças portadoras dessa deficiência, elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem ter o mesmo desempenho escolar ou maior ao dos alunos que enxergam, mas para que isso as aconteça precisam receber estímulos, condições e recursos adequados.
A única desvantagem desse aplicativo é que ele pode travar, mas caso isso ocorra o aluno deve fechá-lo e em seguida abrir de novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário