APLICATIVO LIVOX DÁ VOZ E
AUTONOMIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Por: Adriana de Cassia Piovesan Leite,
RU: 1514147
Polo – Sorocaba
Data: 24/08/2017
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento que
abrange a Comunicação Alternativa, que tem por objetivo auxiliar as pessoas sem
fala ou escrita funcional a desenvolverem as habilidades necessárias para
expressarem suas necessidades e anseios. O uso de Aplicativos Educacionais é de
grande valia para o desenvolvimento e a inclusão de alunos especiais como a
pequena Clara de 9 anos de idade, estudante do 4º Ano “A” no colégio E.M. Prof.ª
“Ângela Maria Abner” da cidade de Recife/PE, onde chama a atenção para o uso do
aplicativo LIVOX que viabiliza
uma comunicação alternativa para crianças, adolescentes e adultos que
ainda não tem total domínio da comunicação verbal. Assim como outros
aplicativos como o Tobii Sono Flex, o LIVOX transforma símbolos selecionados e
tocados na tela do aparelho em falas emitidas com clareza, podendo desta forma
dar mais qualidade de vida e estimular o potencial, não só da Clara com
paralisia cerebral, mas como também o aplicativo consegue atender diferentes
deficiências e doenças, como autismo, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e
sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
A
tecnologia que já ajudou mais de 20 mil pessoas com deficiência a se
comunicarem.
Isso porque o aplicativo Livox tem potencial de impactar 15 milhões de
brasileiros com dificuldades de fala. "Existem cerca de 1 bilhão de
pessoas com deficiência no mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Eles são a maior minoria do planeta", afirma o empreendedor social o pernambucano Carlos Pereira, desenvolvedor da tecnologia.
A ferramenta cujo nome vem do latim e significa liberdade e voz
facilitou a vida de muitas famílias que, assim como a do empreendedor social,
precisavam se valer de volumosos fichários e cartões de comunicação alternativa
para inserir crianças e adultos com deficiência no mundo.
"O Livox veio para dar essa força às famílias que andavam com
pastas, o que era pouco prático. É muito mais fácil levar um tablet na
bolsa", afirma Ana Cláudia Cavalcanti, mãe de Rafael, 10, que tem autismo,
e se utiliza do aplicativo para se comunicar com a família e também para
aprender. "É uma ferramenta também de inclusão escolar."
O benefício proporcionado pelo Livox foi reconhecido pela ONU
(Organização das Nações Unidas), que o premiou como a melhor tecnologia
inclusiva do mundo.
O aplicativo venceu também o Desafio de Impacto Social do Google para
deficiências, que lhe garantiu um investimento de cerca de R$ 2,2 milhões para
aprimoramentos que permitiam os usuários se comunicarem com mais rapidez.
O USO DO LIVOX NA ESCOLA
Com sua eficácia comprovada pelos pais, o Livox chegou também às
escolas. A Prefeitura do Recife adquiriu, em 2014, 5.000 licenças do software
que hoje são utilizadas por alunos de escolas municipais, como a de Educação
Infantil Engenho do Meio, na periferia da capital pernambucana.
"Quando vi o Livox em um programa de televisão, disse que queria
aquilo para os meus alunos. A gente procurou a Secretaria [de Educação do
Recife], que disponibilizou o serviço e topei testar", conta Jeyse Anne de
Oliveira, 36, professora de atendimento educacional especializado na Engenho do
Meio.
A escola é referência no atendimento de jovens com deficiência,
promovendo a inclusão de 86 alunos com alguma carência física ou intelectual.
Um deles é Jhonatan Santos, 19, o primeiro estudante da rede municipal a
usar o aplicativo em sala de aula. "O Livox permite em qualquer momento
expressar aquilo que ele, Jhonatan, está sentindo. É a sensação de
liberdade", conta Ginny Lins, 33, mãe do jovem que teve paralisia cerebral
durante o parto. Com seu largo sorriso e uma destreza que impressiona apesar
dos movimentos em espasmos, Jhonatan manda mensagens de texto e posta vídeos
pelo Facebook, provando que o uso da tecnologia lhe abriu as portas do mundo.
O jovem pediu à mãe que fizesse uma homenagem ao criador do Livox.
"Obrigado, Carlos, por fazer as outras pessoas me ouvirem".
Para a diretora Bianca Simonetti, além de ganhos na comunicação e na
aprendizagem, a tecnologia "dá protagonismo aos alunos." Após a
experiência com Jhonatan, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira,
conta que o aplicativo passou a fazer parte da política de educação inclusiva. "Já
temos 500 tablets com Livox instalado, 260 deles estão com o aluno e sua
família. Outros 240 já foram distribuídos em 111 escolas que têm sala de multi recursos
onde os alunos são atendidos", diz o secretário.
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