segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS CONTAM COM APOIO DE FERRAMENTA DIGITAL EM SALA DE AULA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Por Jocelyn Lopes de Souza Guerreiro, RU 150 8921
Polo Sorocaba – Sorocaba (SP)
Data 21/08/2017

Fonte: NESTAVISTA (2017)

A Escola Estadual Professor Flávio Aurélio de ensino fundamental do município de Sorocaba (SP), inspirada nas necessidades colhidas mediante as diversas discussões do seu Projeto Político Pedagógico pelo Conselho Gestor, decide juntamente com a comunidade local inserir a sua escola na chamada tecnologia assistiva.

A diretora da escola, a professora Aparecida da Silva garante que esta nova ferramenta estará em pleno funcionamento até meados do ano de 2018 em todas as suas salas de aula. Atualmente, apesar do projeto ainda caminhar em seus passos iniciais, já traz grande interesse e aceitação por parte dos alunos, pais, funcionários e até mesmo das demais escolas públicas e particulares do município. “Os alunos do Flávio Aurélio sentem-se muito orgulhosos em poder auxiliar seus colegas com impedimento de natureza física e sensorial”, relata a diretora da escola com não mais do que 200 alunos do interior do estado de São Paulo.

Segundo o Conselho Gestor, esta tecnologia assistiva é inspirada na obra de Romy Britt Hernandez Ferrada (FERRADA, 2009). A obra trata do tema de inclusão digital para pessoas com deficiência física, toda pautada nas teorias de Vygotsky, um renomado pesquisador da Pedagogia mundial que evidenciava o desenvolvimento humano por meio da interação e apropriação de instrumentos de mediação.

O instrumento de mediação que a escola vem usando chama-se HeadDev. É um software gratuito que consegue realizar a interação da pessoa com o microcomputador sem a necessidade de utilizar cabos, teclados, mouse etc. Basta o microcomputador com este software instalado dispor de uma webcam (câmera digital) instalada no monitor ou embutida no mesmo. O sistema reconhece os movimentos e gestos da face do usuário e assim, o estudante poderá navegar na rede internet, operar em aplicativos escolares e até mesmo em redes sociais. O software e manual do HeadDev, podem ser obtidos por meio do site da ONG Integration Discapacidades (INTEGRATION DISCAPACIDADES, 2017).

O mais interessante desta nobre atitude da escola Flávio Aurélio, é que a maioria dos estudantes da instituição não apresentam deficiência física ou sensorial. No entanto, o entusiasmo da garotada em aprender a manusear esta nova ferramenta em prol do próximo, é nítido e muito inspirador, fazendo com que o Conselho Gestor e a pedagoga da escola, comecem a pensar em uma “Semana de Inclusão” que possa atender também jovens e crianças não matriculados na escola, com aulas complementadas e ministradas até mesmo pelos próprios estudantes.

REFERÊNCIAS:

FERRADA, R. B.H. Inclusão digital de sujeitos com deficiência física através do uso da tecnologia assistiva. 2009. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

INTEGRATION DISCAPACIDADES. Disponível em http://www.integraciondiscapacidades.org/. Data de acesso: 21 de agosto de 2017.

NESTA VISTA. Disponível em http://nestavista.com/2007/07/descarga-gratis-headdev-o-ratn-facial.html. Data de acesso: 21 agosto de 2017.

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