quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PROFESSORA USA APLICATIVO PARA ESTIMULAR APRENDIZADO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN.

Por  -   Osmair dos Santos – RU - 280559
Polo -  Colégio Opção Uninter SOROCABA
Data  -  23/08/2017


Fonte: http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2013/06/Inclusão


A Escola Municipal Mundo Novo da cidade de Mairinque no interior de São Paulo, a professora Sonia do 2° ano do Ensino Fundamental, notando na primeira semana de aula a dificuldade motora que seus alunos com Síndrome de Down tinham para desenvolver atividades dadas, resolveu utilizar um aplicativo chamado PLAYDOW para incentivar e auxiliar seus alunos no processo de aprendizagem.
 A professora Sonia levou até a Coordenadora Sara Sousa, que é responsável pela alfabetização de deficientes intelectuais e Síndrome de Down da escola, alguns exercícios dessa plataforma e a mesma aprovou com entusiasmo a iniciativa da professora.
 A professora apresentou o aplicativo aos alunos mostrando imagens, sons onde seu objetivo era através do lúdico envolver a atenção e o interesse dos alunos para a aula que seria desenvolvida.
Os alunos com síndrome de Down têm dificuldade motora, ou seja, uma certa limitação para escrever, mas a dificuldade de coordenação, não impede a criança a desenvolver a escrita. Crianças com Down tem mais facilidade na aprendizagem visual, por isso usar imagens diversificadas na sala de aula é um recurso que deve ser oferecido às crianças, pois, estimula seu aprendizado, principalmente na dificuldade de concentração, as imagens coloridas prendem sua atenção.
 A professora constatou que os recursos desse software, ajudam as crianças com Down, na percepção, memória e atenção, possuem exercícios com repetições que ajudam no desenvolvimento desse processo cognitivo.
O PLAYDOWN é um software desenvolvido não só para as crianças com Síndrome de Down, ele auxilia adolescentes com deficiência intelectual.
A finalidade desse programa é que a criança aprenda o som de cada uma das letras do alfabeto, usando imagens lúdicas e coloridas.  
Por possuírem dificuldade motora é indicado os computadores sem o uso do mouse, pois a posição da seta no lugar correto pode irritar e desestimular a criança a dar continuidade no aprendizado. Por essa razão recomenda-se o uso de plataformas sensíveis ao toque.
Para instalar esse aplicativo em tabletes ou em mesas digitais é simples e com um custo acessível para as instituições de ensino e famílias com baixa renda. E o mais importante, são usados em sala de aula e podem ser levados para casa, para desenvolverem atividades junto com os pais ou responsáveis.
O aluno terá acesso a essa plataforma enquanto estiver matriculado nessa instituição, isso poderá diminuir evasão e ajudará seu desenvolvimento no processo de aprendizagem.

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