Por - Osmair dos Santos – RU - 280559
Polo - Colégio Opção Uninter SOROCABA
Data - 23/08/2017
Fonte: http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2013/06/Inclusão
A Escola Municipal Mundo Novo da cidade de Mairinque no interior de São
Paulo, a professora Sonia do 2° ano do Ensino Fundamental, notando na primeira
semana de aula a dificuldade motora que seus alunos com Síndrome de Down tinham
para desenvolver atividades dadas, resolveu utilizar um aplicativo chamado
PLAYDOW para incentivar e auxiliar seus alunos no processo de aprendizagem.
A professora Sonia levou
até a Coordenadora Sara Sousa, que é responsável pela alfabetização de
deficientes intelectuais e Síndrome de Down da escola, alguns exercícios dessa
plataforma e a mesma aprovou com entusiasmo a iniciativa da professora.
A professora apresentou o
aplicativo aos alunos mostrando imagens, sons onde seu objetivo era através do
lúdico envolver a atenção e o interesse dos alunos para a aula que seria
desenvolvida.
Os alunos com síndrome de Down têm dificuldade motora, ou seja,
uma certa limitação para escrever, mas a dificuldade de coordenação, não impede
a criança a desenvolver a escrita. Crianças com Down tem mais facilidade na
aprendizagem visual, por isso usar imagens diversificadas na sala de aula é um
recurso que deve ser oferecido às crianças, pois, estimula seu aprendizado,
principalmente na dificuldade de concentração, as imagens coloridas prendem sua
atenção.
A professora constatou que
os recursos desse software, ajudam as crianças com Down, na percepção, memória
e atenção, possuem exercícios com repetições que ajudam no desenvolvimento
desse processo cognitivo.
O PLAYDOWN é um software desenvolvido não só para as crianças com Síndrome
de Down, ele auxilia adolescentes com deficiência intelectual.
A finalidade desse programa é que a criança aprenda o som de cada
uma das letras do alfabeto, usando imagens lúdicas e coloridas.
Por possuírem dificuldade motora é indicado os
computadores sem o uso do mouse, pois a posição da seta no lugar correto pode
irritar e desestimular a criança a dar continuidade no aprendizado. Por essa
razão recomenda-se o uso de plataformas sensíveis ao toque.
Para instalar esse aplicativo em tabletes ou em mesas digitais é
simples e com um custo acessível para as instituições de ensino e famílias com
baixa renda. E o mais importante, são usados em sala de aula e podem ser
levados para casa, para desenvolverem atividades junto com os pais ou
responsáveis.
O aluno terá acesso a essa plataforma enquanto estiver matriculado
nessa instituição, isso poderá diminuir evasão e ajudará seu desenvolvimento no
processo de aprendizagem.
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