Por (FLÁVIA FRANÇA PAZ DE MENEZES – RU
1732368
GLÁUCIA RODRIGUES DA SILVA – RU 1814592JACQUELINE GERMANO DE AGUIAR – RU 1739633)
Polo – Colégio Opção Uninter Sorocaba
Data (22/08/2017)
Fonte:
PLAYTABLE (2017)
A professora Roseane do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sorocaba, implantou um aplicativo e tecnologia para estimulação da criança com Síndrome
de Down. O dispositivo é
um software específico denominado Participar,
mostra e apresenta imagens, som e ludicidade, a proposta da professora foi com o intuito de prender a
atenção e o interesse das crianças para as aulas ministradas por ela, trabalhando assim coordenação motora e cognitiva.
As crianças com síndrome
de Down têm dificuldade motora, ou seja, dificuldades para escrever. Portanto a
falta de coordenação, não impede a criança começar a escrever. No entanto
crianças com Down são boas aprendizes visuais. Oferecer o apoio visual é muito
importante e tem grande valor pedagógico: colar imagens, fotografias na sala de
aula com temas para serem trabalhados. Isso estimula seu aprendizado, pois
devido à dificuldade de concentração, essas crianças gostam muito de imagens
coloridas, pois prendem sua atenção.
O Participar é um software criado para ajudar não só as
crianças com Síndrome de Down, ele permite também auxiliar adolescentes com
deficiência intelectual. Nesse programa a criança aprende o som de cada uma das
letras do alfabeto, com imagens bem lúdicas e coloridas.
Maraisa Borges é
orientadora educacional responsável pela alfabetização de deficientes
intelectuais e Síndrome de Down, todos os exercícios dessa plataforma são
orientados e revisados por ela e sua equipe (VENEZIANO et al 2015).
O Colégio Sorocaba ao
avaliar esse software, comprovou que as ferramentas ajudam o processo
cognitivo, ou seja, percepção, memória e atenção. Exercícios que permitem
repetições ajudam bastante nesse processo, para as crianças com Síndrome de
Down.
No entanto para as
crianças com Síndrome de Down recomendam-se os computadores sem o uso do mouse,
por causa das dificuldades motoras, em relação a posicionar a seta do mouse no
lugar correto, isso pode ocasionar a desmotivação da criança.
Pensando nisso o uso de
plataformas sensíveis ao toque para as crianças com Síndrome de Down foi a
melhor forma de entretê-los. A instalação é simples em tablets ou em mesas
digitais.
Esse aplicativo tem um
custo baixo para as instituições de ensino, e para as famílias de baixa renda,
tem acessibilidade fácil, pois esses tablets que são usados em sala de aula podem
ser levados pelos alunos para casa, para a realização de atividades e
exercícios de tarefa de lição de casa, ou seja, enquanto esse aluno for
matriculado nessa instituição ele tem esse direito e essa disponibilidade de
acessar a plataforma.
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