segunda-feira, 21 de agosto de 2017

APLICATIVO E TECNOLOGIA PARA ESTIMULAÇÃO DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN


Por (FLÁVIA FRANÇA PAZ DE MENEZES – RU 1732368
      GLÁUCIA RODRIGUES DA SILVA – RU 1814592
      JACQUELINE GERMANO DE AGUIAR – RU 1739633)
Polo – Colégio Opção Uninter Sorocaba
Data (22/08/2017)


Fonte: PLAYTABLE (2017)

A professora Roseane do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sorocaba, implantou um aplicativo e tecnologia para estimulação da criança com Síndrome de Down. O dispositivo é um software específico denominado Participar, mostra e apresenta imagens, som e ludicidade, a proposta da professora foi com o intuito de prender a atenção e o interesse das crianças para as aulas ministradas por ela, trabalhando assim coordenação motora e cognitiva. 

As crianças com síndrome de Down têm dificuldade motora, ou seja, dificuldades para escrever. Portanto a falta de coordenação, não impede a criança começar a escrever. No entanto crianças com Down são boas aprendizes visuais. Oferecer o apoio visual é muito importante e tem grande valor pedagógico: colar imagens, fotografias na sala de aula com temas para serem trabalhados. Isso estimula seu aprendizado, pois devido à dificuldade de concentração, essas crianças gostam muito de imagens coloridas, pois prendem sua atenção.

O Participar é um software criado para ajudar não só as crianças com Síndrome de Down, ele permite também auxiliar adolescentes com deficiência intelectual. Nesse programa a criança aprende o som de cada uma das letras do alfabeto, com imagens bem lúdicas e coloridas.

Maraisa Borges é orientadora educacional responsável pela alfabetização de deficientes intelectuais e Síndrome de Down, todos os exercícios dessa plataforma são orientados e revisados por ela e sua equipe (VENEZIANO et al 2015).

O Colégio Sorocaba ao avaliar esse software, comprovou que as ferramentas ajudam o processo cognitivo, ou seja, percepção, memória e atenção. Exercícios que permitem repetições ajudam bastante nesse processo, para as crianças com Síndrome de Down.

No entanto para as crianças com Síndrome de Down recomendam-se os computadores sem o uso do mouse, por causa das dificuldades motoras, em relação a posicionar a seta do mouse no lugar correto, isso pode ocasionar a desmotivação da criança.

Pensando nisso o uso de plataformas sensíveis ao toque para as crianças com Síndrome de Down foi a melhor forma de entretê-los. A instalação é simples em tablets ou em mesas digitais.

Esse aplicativo tem um custo baixo para as instituições de ensino, e para as famílias de baixa renda, tem acessibilidade fácil, pois esses tablets que são usados em sala de aula podem ser levados pelos alunos para casa, para a realização de atividades e exercícios de tarefa de lição de casa, ou seja, enquanto esse aluno for matriculado nessa instituição ele tem esse direito e essa disponibilidade de acessar a plataforma.


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