Por Olívia Fernandes e Renata Geraldo Galdino, RU 1374528 e RU 1328676.
Polo – Sorocaba
Data 25/08/2017![]() |
Fonte: internet |
Desde 2004 quando foi fundada, a escola
Saci-Pererê, no interior de São Paulo, vem fazendo a diferença na vida de seus
alunos. Logo que recebeu a primeira matricula de um aluno com deficiência
auditiva, houve a preocupação em ensinar de forma dinâmica e positiva. Com este
objetivo a escola buscou ferramentas pedagógicas alternativas, e alcançou
excelentes resultados com o uso de um aplicativo tradutor de textos e áudios em
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) o Hand Talk.
Usando técnicas e metodologias que auxiliam
no ensino de alunos surdos sem interferir na aprendizagem dos alunos ouvintes,
a escola Saci Pererê vem desenvolvendo práticas inclusivas, aliando-se a novas
tecnologias que ajudam na interação dos alunos surdos.
O propósito da escola Saci-Pererê sempre
foi ser uma escola para todos, onde cada um com sua especialidade pudessem
conviver e aprender. De encontro com estes objetivos, o trabalho da professora
Márcia Gomes é um exemplo de bons resultados. Professora do 1º ano do Ensino Fundamental
I, ela está trabalhando com a alfabetização e o letramento de seus alunos, e
tem em sua sala um aluno com deficiência auditiva. O aplicativo Hand Talk,
traduz em tempo real, palavras e frases, para Libras, facilitando assim o
entendimento do aluno surdo. Na alfabetização este aplicativo mostra-se
eficiente no ensino da grafia das letras e palavras, a professora Márcia
utiliza o aplicativo associado aos cartões de desenhos com símbolos gráficos
representativos de mensagens. Em uma de suas atividades a professora mostra ao
aluno um cartão com a figura de um determinado objeto, e em seguida mostra no
aplicativo Hand Talk as letras que formam o nome do objeto da figura, e na
sequencia a professora ensina a grafia das letras.
Usado em diversas atividades em sala de
aula, o aplicativo permite que os alunos surdos familiarizem-se com as letras,
e com o alfabeto, e a partir de técnicas e metodologias de ensino, este recurso
pedagógico dá apoio para que o aluno consiga aprender a ler e a escrever. A
professora Márcia Gomes usa o aplicativo nos momentos em que ensina as letras,
as silabas, e a junção das letras para formar uma palavra.
Uma das grandes vantagens do aplicativo é a
interação que ele proporciona entre o aluno e o professor, e entre o aluno
surdo e os alunos ouvintes. A escola se destaca por assumir uma postura
inclusiva, que promove a interação dos alunos surdos com os demais. Neste ponto
o aplicativo Hand Talk facilita a comunicação, com o seu auxilio, os sinais são
aprendidos até mesmo pelas crianças ouvintes. As crianças ouvintes ficam
felizes por aprenderem uma nova língua (Libras), e as crianças surdas felizes
por não ficarem isoladas e terem amigos para conversar e brincar.
Outra grande vantagem do aplicativo é a
mobilidade e a facilidade do uso. A desvantagem é que o aplicativo pode não
reconhecer certos termos ou palavras, visto que a língua de sinais tem
diferenças entre uma região e outra. Porém, todo aluno surdo têm como direito
uma interprete de libras em sala de aula, ela pode lhe ajudar a entender o que
a professora está ensinando através da linguagem de sinais, e se caso houver
dificuldades em encontrar o sinal que melhor se encaixa dentro do contexto a
intérprete pode dar um suporte maior neste sentido.
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Fonte: internet |
O aplicativo é apenas uma das ferramentas
utilizadas nesta escola, em toda a instituição existem imagens que facilitam o
entendimento do aluno surdo, como por exemplo, no bebedor tem uma plaquinha com
o desenho de uma criança bebendo água, assim como outras imagens são utilizadas
em todas as áreas de convivência.
Hoje a escola Saci Pererê é referencia na
região, os pais se sentem tranquilos e confiantes e percebem que a metodologia
utilizada tem feito diferença não só com os alunos surdos, mas em toda a comunidade.
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