sábado, 19 de agosto de 2017

APLICATIVO DE CELULAR CHEGAM A SALA DE AULA

Por Olívia Fernandes e Renata Geraldo Galdino, RU 1374528 e RU 1328676. 
Polo – Sorocaba
Data 25/08/2017

Fonte: internet
Desde 2004 quando foi fundada, a escola Saci-Pererê, no interior de São Paulo, vem fazendo a diferença na vida de seus alunos. Logo que recebeu a primeira matricula de um aluno com deficiência auditiva, houve a preocupação em ensinar de forma dinâmica e positiva. Com este objetivo a escola buscou ferramentas pedagógicas alternativas, e alcançou excelentes resultados com o uso de um aplicativo tradutor de textos e áudios em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) o Hand Talk.
Usando técnicas e metodologias que auxiliam no ensino de alunos surdos sem interferir na aprendizagem dos alunos ouvintes, a escola Saci Pererê vem desenvolvendo práticas inclusivas, aliando-se a novas tecnologias que ajudam na interação dos alunos surdos.
O propósito da escola Saci-Pererê sempre foi ser uma escola para todos, onde cada um com sua especialidade pudessem conviver e aprender. De encontro com estes objetivos, o trabalho da professora Márcia Gomes é um exemplo de bons resultados. Professora do 1º ano do Ensino Fundamental I, ela está trabalhando com a alfabetização e o letramento de seus alunos, e tem em sua sala um aluno com deficiência auditiva. O aplicativo Hand Talk, traduz em tempo real, palavras e frases, para Libras, facilitando assim o entendimento do aluno surdo. Na alfabetização este aplicativo mostra-se eficiente no ensino da grafia das letras e palavras, a professora Márcia utiliza o aplicativo associado aos cartões de desenhos com símbolos gráficos representativos de mensagens. Em uma de suas atividades a professora mostra ao aluno um cartão com a figura de um determinado objeto, e em seguida mostra no aplicativo Hand Talk as letras que formam o nome do objeto da figura, e na sequencia a professora ensina a grafia das letras.

Usado em diversas atividades em sala de aula, o aplicativo permite que os alunos surdos familiarizem-se com as letras, e com o alfabeto, e a partir de técnicas e metodologias de ensino, este recurso pedagógico dá apoio para que o aluno consiga aprender a ler e a escrever. A professora Márcia Gomes usa o aplicativo nos momentos em que ensina as letras, as silabas, e a junção das letras para formar uma palavra.
Uma das grandes vantagens do aplicativo é a interação que ele proporciona entre o aluno e o professor, e entre o aluno surdo e os alunos ouvintes. A escola se destaca por assumir uma postura inclusiva, que promove a interação dos alunos surdos com os demais. Neste ponto o aplicativo Hand Talk facilita a comunicação, com o seu auxilio, os sinais são aprendidos até mesmo pelas crianças ouvintes. As crianças ouvintes ficam felizes por aprenderem uma nova língua (Libras), e as crianças surdas felizes por não ficarem isoladas e terem amigos para conversar e brincar.
Outra grande vantagem do aplicativo é a mobilidade e a facilidade do uso. A desvantagem é que o aplicativo pode não reconhecer certos termos ou palavras, visto que a língua de sinais tem diferenças entre uma região e outra. Porém, todo aluno surdo têm como direito uma interprete de libras em sala de aula, ela pode lhe ajudar a entender o que a professora está ensinando através da linguagem de sinais, e se caso houver dificuldades em encontrar o sinal que melhor se encaixa dentro do contexto a intérprete pode dar um suporte maior neste sentido. 
Fonte: internet
O aplicativo é apenas uma das ferramentas utilizadas nesta escola, em toda a instituição existem imagens que facilitam o entendimento do aluno surdo, como por exemplo, no bebedor tem uma plaquinha com o desenho de uma criança bebendo água, assim como outras imagens são utilizadas em todas as áreas de convivência.

Hoje a escola Saci Pererê é referencia na região, os pais se sentem tranquilos e confiantes e percebem que a metodologia utilizada tem feito diferença não só com os alunos surdos, mas em toda a comunidade. 

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