ROTINA NA PALMA DAS MÃOS
Nome: Selma Simão Dos Santos
R.U 1203402
Polo: Colégio Opção-Sorocaba
Data: 25/08/2017
Fonte:
Google imagens
A professora Maria Do Carmo, da escola ‘’REINO ENCANTADO’’ tem
conversado com seus alunos sobre um aplicativo conhecido como’’First Then que
traduzido significa Primeiro e Depois que é voltado para crianças com autismo
de todas as idades, com o objetivo de socializa-las.
Ela explicou que esse aplicativo se encontra disponível para Iphone e
Ipod touch e que tem por objetivo aumentar a independência da criança, fazer
com que ela possa realizar suas atividades sozinhas e diminuir a ansiedade. A
professora fez uma roda de conversa para explicar que o funcionamento do
aplicativo acontece através de fotos e áudios que ao se juntarem formam uma
espécie de passo a passo que o aluno precisa seguir para que a tarefa seja
realizada.
O aplicativo pode ser exibido em três formatos na tela; tela inteira, tela
dividida e tela com listas de tarefas. Na opção inteira, a criança portadora do
autismo pode visualizar a imagem e deslizando o dedo a esquerda poderá ver a
imagem seguinte. Já na opção de tela dividida a criança visualiza duas imagens
dispostas lado a lado com uma seta entre elas que ajuda acessar a sequencia de
atividades e na opção de tela com listas de tarefas aparecem quatros imagens
associadas a rotina da criança.
Os pais ou responsáveis ainda podem gravar a sua própria voz para
criação das instruções, falas que acompanham as imagens que podem auxiliar a
criança com autismo no que se refere à aquisição da linguagem.
Através do aplicativo as crianças ainda podem personalizar a agenda
usando figuras da biblioteca de imagens do computador, da internet ou nas
câmeras de seu próprio celular, ou seja, novas tarefas podem ser incluídas na
lista.
Em resumo esse aplicativo é uma excelente ferramenta para o aprendizado
dessas crianças, uma vez que foram criadas e voltadas especialmente para que
elas se tornem cada vez mais independentes e capazes de realizar atividades com
mais autonomia e confiança.
Percebe-se que, o número
de inclusões tem aumentado, porém a tecnologia tem acompanhado esse avanço,
pois pensando nisso foram criados vários aplicativos para nos ajudar e, isso deixa
bem claro que, estamos caminhando para uma escola realmente inclusiva, onde um
dia poderemos alfabetizar com eficiência pessoas com necessidades especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário