sexta-feira, 25 de agosto de 2017


ROTINA NA PALMA DAS MÃOS

Nome: Selma Simão Dos Santos
R.U 1203402
Polo: Colégio Opção-Sorocaba
Data: 25/08/2017

 
Fonte: Google imagens
A professora Maria Do Carmo, da escola ‘’REINO ENCANTADO’’ tem conversado com seus alunos sobre um aplicativo conhecido como’’First Then que traduzido significa Primeiro e Depois que é voltado para crianças com autismo de todas as idades, com o objetivo de socializa-las.
Ela explicou que esse aplicativo se encontra disponível para Iphone e Ipod touch e que tem por objetivo aumentar a independência da criança, fazer com que ela possa realizar suas atividades sozinhas e diminuir a ansiedade. A professora fez uma roda de conversa para explicar que o funcionamento do aplicativo acontece através de fotos e áudios que ao se juntarem formam uma espécie de passo a passo que o aluno precisa seguir para que a tarefa seja realizada.
O aplicativo pode ser exibido em três formatos na tela; tela inteira, tela dividida e tela com listas de tarefas. Na opção inteira, a criança portadora do autismo pode visualizar a imagem e deslizando o dedo a esquerda poderá ver a imagem seguinte. Já na opção de tela dividida a criança visualiza duas imagens dispostas lado a lado com uma seta entre elas que ajuda acessar a sequencia de atividades e na opção de tela com listas de tarefas aparecem quatros imagens associadas a rotina da criança.
Os pais ou responsáveis ainda podem gravar a sua própria voz para criação das instruções, falas que acompanham as imagens que podem auxiliar a criança com autismo no que se refere à aquisição da linguagem.
Através do aplicativo as crianças ainda podem personalizar a agenda usando figuras da biblioteca de imagens do computador, da internet ou nas câmeras de seu próprio celular, ou seja, novas tarefas podem ser incluídas na lista.
Em resumo esse aplicativo é uma excelente ferramenta para o aprendizado dessas crianças, uma vez que foram criadas e voltadas especialmente para que elas se tornem cada vez mais independentes e capazes de realizar atividades com mais autonomia e confiança.
Percebe-se que, o número de inclusões tem aumentado, porém a tecnologia tem acompanhado esse avanço, pois pensando nisso foram criados vários aplicativos para nos ajudar e, isso deixa bem claro que, estamos caminhando para uma escola realmente inclusiva, onde um dia poderemos alfabetizar com eficiência pessoas com necessidades especiais.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário