Por Jessamine Cristine Pereira Miguel, RU 1261471
Colégio Opção - Sorocaba
Cartões
de comunicação. Fonte: Assistiva – Tecnologia e Educação
Uma professora do
segundo ano, Cristine, tem utilizado os cartões
de comunicação, uma tecnologia
assistiva em suas aulas de português, como estratégia de inclusão para um
aluno mudo.
Os cartões de
comunicação é uma das tecnologias assistivas da categoria da comunicação
alternativa (CA), onde alunos que não se comunicam verbalmente o fazem por
imagens e símbolos, que são classificadas por cores: rosa para cumprimentos e
outras expressões sociais, como ‘tchau’; amarelo para sujeitos, como ‘mãe’;
verde é para os verbos, ações como ‘desenhar’; laranja é para os substantivos,
como ‘perna’; azul para expressar adjetivos, como ‘gostoso’; e o branco para
outros símbolos que não se encaixam na classificação anterior, como o cartão de
‘fora’.
Quando Cristine foi
informada que trabalharia com Guilherme, um menino que nasceu mudo e que
entende muito bem quando falam com ele, buscou estratégias para haver uma
melhor comunicação entre o aluno e a classe, levando em conta o melhor tempo
para se concretizar a troca de informações e o baixo custo financeiro.
Ela iniciou o trabalho
com essa tecnologia assistiva na matéria de português, onde colocou alguns
cartões fixados na lousa por fita crepe, e deixou que os alunos interpretassem
a mensagem. Durante a atividade, as crianças perceberam que se tratava de uma música
infantil: “cai, cai balão”, então a professora explicou o porquê dos cartões
terem cores diferentes e separou a sala em grupos, cada um com o objetivo ‘escrever’
um pedaço da música com a comunicação alternativa, completando-a na lousa. No
final da aula, a professora começou a montar um caixa de cartões de
comunicação, e explicou para os alunos que ela era para o Guilherme poder se
comunicar, ao invés de somente escrever em um bloco de anotações. A caixa dos
cartões foi decorada por todos, seja por um adesivo, desenho ou escrita.
A resposta do aluno foi
rápida, fazendo uso sempre que possível, pois logo começou a dominar as
categorias dos cartões, dando base, para ele e os outros alunos, da classificação
morfológica das palavras; os cartões por terem escrito o que querem comunicar,
também têm auxiliado na alfabetização de todos os alunos, pois em cada aula de
português, pelo menos uma atividade é com a comunicação alternativa. Quando
necessário, os próprios alunos confeccionam novos cartões sob a orientação de
Cristine, sempre respeitando a classificação por cores.
A desvantagem dessa
comunicação alternativa é o volume que produz com o passar do tempo e a
necessidade de subcategorias para facilitar a montagem das frases.
Apesar de tudo, a
interação de Guilherme com seus colegas de sala aumentou muito, pois antes só ‘falava’
através da escrita, que nem sempre era entendida. Assim ele ganhou mais espaço
dentro e fora da sala de aula, pois além de ouvir o mundo, ele também se
comunica com ele, o que agradou muito seus pais.

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