quarta-feira, 23 de agosto de 2017

DESDE QUANDO COMUNICAÇÃO É SÓ ATRAVÉS DE SONS?

Por Jessamine Cristine Pereira Miguel, RU 1261471
Colégio Opção - Sorocaba

Cartões de comunicação. Fonte: Assistiva – Tecnologia e Educação

Uma professora do segundo ano, Cristine, tem utilizado os cartões de comunicação, uma tecnologia assistiva em suas aulas de português, como estratégia de inclusão para um aluno mudo.

Os cartões de comunicação é uma das tecnologias assistivas da categoria da comunicação alternativa (CA), onde alunos que não se comunicam verbalmente o fazem por imagens e símbolos, que são classificadas por cores: rosa para cumprimentos e outras expressões sociais, como ‘tchau’; amarelo para sujeitos, como ‘mãe’; verde é para os verbos, ações como ‘desenhar’; laranja é para os substantivos, como ‘perna’; azul para expressar adjetivos, como ‘gostoso’; e o branco para outros símbolos que não se encaixam na classificação anterior, como o cartão de ‘fora’.

Quando Cristine foi informada que trabalharia com Guilherme, um menino que nasceu mudo e que entende muito bem quando falam com ele, buscou estratégias para haver uma melhor comunicação entre o aluno e a classe, levando em conta o melhor tempo para se concretizar a troca de informações e o baixo custo financeiro.

Ela iniciou o trabalho com essa tecnologia assistiva na matéria de português, onde colocou alguns cartões fixados na lousa por fita crepe, e deixou que os alunos interpretassem a mensagem. Durante a atividade, as crianças perceberam que se tratava de uma música infantil: “cai, cai balão”, então a professora explicou o porquê dos cartões terem cores diferentes e separou a sala em grupos, cada um com o objetivo ‘escrever’ um pedaço da música com a comunicação alternativa, completando-a na lousa. No final da aula, a professora começou a montar um caixa de cartões de comunicação, e explicou para os alunos que ela era para o Guilherme poder se comunicar, ao invés de somente escrever em um bloco de anotações. A caixa dos cartões foi decorada por todos, seja por um adesivo, desenho ou escrita.

A resposta do aluno foi rápida, fazendo uso sempre que possível, pois logo começou a dominar as categorias dos cartões, dando base, para ele e os outros alunos, da classificação morfológica das palavras; os cartões por terem escrito o que querem comunicar, também têm auxiliado na alfabetização de todos os alunos, pois em cada aula de português, pelo menos uma atividade é com a comunicação alternativa. Quando necessário, os próprios alunos confeccionam novos cartões sob a orientação de Cristine, sempre respeitando a classificação por cores.

A desvantagem dessa comunicação alternativa é o volume que produz com o passar do tempo e a necessidade de subcategorias para facilitar a montagem das frases.

Apesar de tudo, a interação de Guilherme com seus colegas de sala aumentou muito, pois antes só ‘falava’ através da escrita, que nem sempre era entendida. Assim ele ganhou mais espaço dentro e fora da sala de aula, pois além de ouvir o mundo, ele também se comunica com ele, o que agradou muito seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário