quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Escola adquire aplicativo e apresenta surpreendente melhora no quesito inclusão
Por : Dalene Edimai Vieira Coraio
Polo – Sorocaba
Data - 19/08/2017


 
 
 Fonte: https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/07/17/software-auxilia-alfabetizacao-de-criancas-com-deficiencia-intelectual.htm


A escola estadual Monteiro Lobato, em São Paulo, mantém um programa de alfabetização de jovens e adultos, e, para isso, adquiriu em 2017, um aplicativo para tablets e computadores O aplicativo apoia professores atuantes nesse processo e auxilia na alfabetização de jovens e adultos com alguma deficiência intelectual. Segundo a professora Maria Helena, agora ficou muito mais fácil auxiliar os alunos nessa caminhada para aprender a se comunicar com o mundo. O aluno Rodrigo, de 16 anos, que possui síndrome de down, disse que está muito entusiasmado com os estudos, e que agora tem tido relevantes resultados no aprendizado.
 O aplicativo apresenta as letras do alfabeto e o som de cada uma delas, com desenho e figuras de objeto, dessa forma, a disciplina Língua Portuguesa é desenvolvida de forma a melhorar a aprendizagem, a comunicação e auxiliar na alfabetização, pode ser usado por pessoas com síndrome de down ou qualquer outra deficiência intelectual, e também pode ser utilizado por crianças a partir de 6 anos
A vantagem desse aplicativo é que ele pode ser adquirido gratuitamente e foi criado por pesquisadores da UNB (Universidade de Brasília), motivo pelo qual apresenta certa credibilidade. Outra vantagem é que o aplicativo possui exercícios com regras de acentuação e pontuação e também fotos e filmes e simulador de bate-papo, o que ajuda as pessoas deficientes a se comunicar com outras pessoas. Segundo Wilson Veneziano, professor e coordenador de ciência da computação na UnB o resultado mostrou-se tão eficiente que houve até casos de mães que deixaram os filhos em lan houses usando o programa enquanto saíam para trabalhar”
Fonte: www.projetoparticipar.unb.br

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