Clarina
Ciaramello Antunes de Oliveira, RU 1039995
Polo - Colégio
Opção Sorocaba
Data: 22.08.2017
Fonte:http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2011/07/tecnologia-servico-da-inclusao-de-deficientes-visuais-na-escola.html
Tecnologia
é tudo! Foi pensando na inclusão de deficientes visuais e de baixa
visão que José F.de Souza, técnico em assuntos educacionais do
Instituto Benjamim Constant (IBC) referência no país em educação
de deficientes visuais, desenvolveu softwares especializados que
facilitam o aprendizado e a socialização de pessoas com
deficiências visuais. Segundo dados do Censo Escolar 2008/2009,
feito pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos têm deficiência visual
no país. Desse total, 51.311 são os chamados estudantes com baixa
visão e 4.604 são cegos. A escola estadual Profª Beatriz A. de
Oliveira, na cidade de Sorocaba-SP, foi selecionada com a turma do 7º
ano, com faixa etária entre 11 e 12 anos de idade que em cuja turma
haviam dois estudantes com deficiências visuais para testarem os
programas de informática.
A
informática adaptada para o deficiente visual tem três tipos de
programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os
digitalizadores de texto. Os leitores, como o próprio nome sugere,
lêem tudo o que está na tela do computador, seja texto, Access,
Power Point, linguagem de programação, e-mail, MSN, etc. Por isso,
são ideais para os cegos totais. Os ampliadores são bons para os
chamados baixa visão. Como o programa amplia os ícones, as imagens,
as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a
patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os
digitalizadores transformam textos em sons. “Todos são muito bons,
mas cada um atende a uma realidade específica e um complementa o
outro. Por isso, é comum usarmos mais de um programa.”
Segundo
os alunos que testaram os programas, principalmente nas aulas de
Língua Portuguesa, declararam que se sentiram pertencentes naquele
grupo, e que puderam interagir e participar efetivamente nas aulas,
manifestando suas opiniões, principalmente interessando-se em
frequentar com mais vontade as aulas nas salas regulares e avançar
nos seus conhecimentos. Todos gostaram dos resultados.
Com
certeza esses programas e a tecnologia utilizada poderão facilitar a
aprendizagem e aumentarão de forma relevante a autonomia desses
alunos, tanto no ambiente escolar quanto em sua vida social.
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