COMUNICAÇÃO A UM PISCAR DE OLHOS
Por: Karoliny E C Feitosa, RU 1115888
Colégio Opção - Sorocaba/SP
14/08/2017
Um mouse diferente, desenvolvido pelo engenheiro eletrônico Manuel Cardoso, possibilita que tetraplégicos e portadores de outras deficiências musculares naveguem na Internet e escrevam textos apenas usando o movimento dos olhos. Desenvolvido no Brasil e com preço acessível, o mouse ocular permite o manuseio de computadores por meio da captura e codificação de movimentos dos músculos da face e da íris. O usuário pode escrever textos em um monitor e ter pleno acesso à internet, apenas com o movimento dos olhos.
A criação já beneficia muitos alunos em processo de inclusão na sala de aula, como é o caso dos discentes do Fundamental II da escola "Otoniel Mota" de Sorocaba. O projeto implantado na escola é coordenado pela professora de português, Fabiana Lins, que trabalha há mais de 10 anos com alunos em processo de inclusão. A professora afirma o quanto essa valiosa tecnologia tem enriquecido o processo de ensino-aprendizagem, permitindo a interação do aluno com o processo pedagógico .
"O Mouse Ocular vem ao encontro das necessidades especiais, trabalha na captação dos estímulos elétricos da musculatura do olho e os transforma em linguagem de computador. E o professor, atento às habilidades de seus alunos e responsável pelo planejamento dos conteúdos que pretende desenvolver em sala de aula, torna-se fundamental na seleção e uso desse dispositivo, sendo mediador nesse processo para busca dos aprendizados", diz
Fabiana acredita que há ainda um longo caminho a ser percorrido, mas que, um importante momento já está acontecendo no ambiente escolar onde, aos poucos, as escolas estão buscando um espaço de interatividade, comunicação e conhecimento, levando os alunos em processo de inclusão a se tornarem cidadãos com mais possibilidades de pertencerem à sociedade da informação, independente de suas limitações físicas.
Fonte: extraído do Google imagem
https://www.tecmundo.com.br/software/2789-tecnologia-a-favor-das-pessoas-portadoras-de-necessidades-especiais.htm
http://www.filantropia.ong/informacao/mouse_ocular
http://www.faccrei.edu.br/wp-content/uploads/2016/10/diartigos4-1.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário