sexta-feira, 25 de agosto de 2017

SOMOS TODOS DIFERENTES



Por: Michele Natalia de Oliveira Bicudo
RU: 1067624
Data: 25/08/2017

A educação está vivenciando inúmeras transformações no ambiente escolar, assim como a revolução da tecnologia, a inclusão escolar vem se evidenciando, e com isso os professores buscam alternativas para promover a inserção de alunos com necessidades especiais, promovendo estratégias para o desenvolvimento dos alunos com qualidades no ensino, uma das alternativas é a tecnologia, uma ferramenta que utilizamos para favorecer e simplificar nossa vida cotidiano.
Para que a rede de ensino tenha uma inclusão de qualidade, e que os alunos tenham acesso à tecnologia é importante que o professor observe a dificuldade e a necessidade de cada indivíduo.
Foi pensando nisso que professores da educação infantil, de uma escola da    rede municipal do interior de São Paulo, recorreram as ferramentas e métodos da Tecnologia Assistiva, o Objetivo é usar técnicas e materiais que favoreçam desempenho autônomo e independente dos alunos a fim de suprir as necessidades e promovendo auxílio para vida social e escolar, para alunos com ou sem deficiência.
A professora utilizou a T.A para promover a habilidade funcional e motora dos alunos em sala de aula, os recursos foram eles: engrossadores de lápis para crianças que tem dificuldade no manejo, fixação do papel e caderno na mesa com fitas adesivas, para a tecnologia digital em laboratórios de informática os professores utilizaram órtese fixada no pulso como pulseira de pesos. Ambas são fabricadas sob medida para o usuário, e servem como auxílio a várias funções manuais: escrita, digitação, manejo de objetos entre outras coisas.
A tecnologia bem utilizada é uma aliada na educação escolar, promovendo um desempenho eficaz dos alunos.
Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis.
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis
. (RADABAUGH, 1993)








 


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