Por: Michele Natalia de
Oliveira Bicudo
RU: 1067624
Data: 25/08/2017
A educação está vivenciando
inúmeras transformações no ambiente escolar, assim como a revolução da
tecnologia, a inclusão escolar vem se evidenciando, e com isso os professores
buscam alternativas para promover a inserção de alunos com necessidades
especiais, promovendo estratégias para o desenvolvimento dos alunos com
qualidades no ensino, uma das alternativas é a tecnologia, uma ferramenta que
utilizamos para favorecer e simplificar nossa vida cotidiano.
Para que a rede de ensino
tenha uma inclusão de qualidade, e que os alunos tenham acesso à tecnologia é
importante que o professor observe a dificuldade e a necessidade de cada indivíduo.
Foi pensando nisso que professores da educação infantil, de uma escola da rede municipal do interior de São Paulo, recorreram as ferramentas e métodos da Tecnologia Assistiva, o Objetivo é usar técnicas e materiais que favoreçam desempenho autônomo e independente dos alunos a fim de suprir as necessidades e promovendo auxílio para vida social e escolar, para alunos com ou sem deficiência.
Foi pensando nisso que professores da educação infantil, de uma escola da rede municipal do interior de São Paulo, recorreram as ferramentas e métodos da Tecnologia Assistiva, o Objetivo é usar técnicas e materiais que favoreçam desempenho autônomo e independente dos alunos a fim de suprir as necessidades e promovendo auxílio para vida social e escolar, para alunos com ou sem deficiência.
A professora utilizou a T.A
para promover a habilidade funcional e motora dos alunos em sala de aula, os
recursos foram eles: engrossadores de lápis para crianças que tem dificuldade
no manejo, fixação do papel e caderno na mesa com fitas adesivas, para a
tecnologia digital em laboratórios de informática os professores utilizaram
órtese fixada no pulso como pulseira de pesos. Ambas são fabricadas sob medida
para o usuário, e servem como auxílio a várias funções manuais:
escrita, digitação, manejo de objetos entre outras coisas.
A tecnologia bem utilizada é
uma aliada na educação escolar, promovendo um desempenho eficaz dos alunos.
Para as pessoas sem deficiência, a
tecnologia torna as coisas mais fáceis.
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis. (RADABAUGH, 1993)
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis. (RADABAUGH, 1993)


Nenhum comentário:
Postar um comentário