terça-feira, 22 de agosto de 2017

PROFESSORA DE SOROCABA USA RECURSO TECNOLÓGICO PARA ENSINAR ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS


Por Camila Velo de Almeida RU:721514
Polo – Colégio Opção Sorocaba-SP
Data 22/08/2017

Exportadas para mais de 40 países, as mesas desenvolvidas pela Positivo Informática foram notícia ao redor do mundo no ano passado

Professora utiliza mesa educacional alfabeto com recursos em braile no processo de alfabetização de crianças com deficiência visual. A Professora Flávia Cristina Teixeira do 2° ano da Escola Municipal Professor Roberto Borges, desde maio desse ano, utiliza esse recurso tecnológico para ajudar no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. A mesa educacional alfabeto é usada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e também nas Salas de Recursos Multifuncionais do Município. A mesa é composta por programa de software, blocos com as letras do alfabeto etiquetados em braile, três volumes do Aurelinho (Dicionário infantil da língua portuguesa) e materiais para ajudar na aprendizagem de matemática e socialização dos alunos.

“A mesa é um recurso fundamental”, para Flávia. Pois, há em sua turma, dois alunos com necessidades educacionais especiais, Isadora de 7 anos que apresenta perda total de visão e Breno de 8 anos que têm baixa visão. Com a ajuda da mesa é possível a alfabetização e o letramento dos alunos, utilizando animações, navegação via teclado, vídeos, regulagem de altura, e principalmente para Isadora e Breno, ela ainda conta com recursos sonoros, lupa e materiais em braile facilitando o aprendizado e tornando-o mais divertido.

Outra vantagem, é que a mesa ajuda muito na interação dos alunos, já que pode ser utilizada por grupos de até seis alunos, que participam juntos das atividades e desenvolvem habilidades sociais importantes como colaboração e interação. E assim também, promove a inclusão, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).

“Desde que comecei a usar a mesa nas atividades, percebi que os alunos andam mais interessados não somente em aprender, mas também em ajudar os colegas, inclusive a Isadora e o Breno, agora interagem bem mais com a turma. De certa forma isso despertou a solidariedade nas crianças”, conta Flávia. 

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