Por Camila Velo de Almeida RU:721514
Polo – Colégio Opção Sorocaba-SP
Data 22/08/2017
Professora
utiliza mesa educacional alfabeto com recursos em braile no processo de alfabetização
de crianças com deficiência visual. A Professora
Flávia Cristina Teixeira do 2° ano da Escola Municipal Professor Roberto Borges,
desde maio desse ano, utiliza esse recurso tecnológico para ajudar no processo
de ensino e aprendizagem de seus alunos. A mesa educacional alfabeto é usada em
todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e também nas Salas de Recursos Multifuncionais do Município. A mesa é composta por programa de
software, blocos com as letras do alfabeto etiquetados em braile, três volumes
do Aurelinho (Dicionário infantil da língua portuguesa) e materiais para ajudar
na aprendizagem de matemática e socialização dos alunos.
“A mesa é um recurso
fundamental”, para Flávia. Pois, há em sua turma, dois alunos com necessidades
educacionais especiais, Isadora de 7 anos que apresenta perda total de visão e Breno de 8 anos que têm
baixa visão. Com a ajuda da mesa é possível a alfabetização e o letramento dos
alunos, utilizando animações, navegação via teclado, vídeos, regulagem de
altura, e principalmente para Isadora e Breno, ela ainda conta com recursos
sonoros, lupa e materiais em braile facilitando o aprendizado e tornando-o mais
divertido.
Outra vantagem, é que a
mesa ajuda muito na interação dos alunos, já que pode ser utilizada por grupos
de até seis alunos, que participam juntos das atividades e desenvolvem
habilidades sociais importantes como colaboração e interação. E assim também,
promove a inclusão, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).
“Desde
que comecei a usar a mesa nas atividades, percebi que os alunos andam mais
interessados não somente em aprender, mas também em ajudar os colegas, inclusive
a Isadora e o Breno, agora interagem bem mais com a turma. De certa forma isso
despertou a solidariedade nas crianças”, conta Flávia.
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