MATEMÁTICA SEM COMPLICAÇÃO
PARA DEFICIENTES VISUAIS
Polo Colégio Opção Sorocaba-SP
Data 23/08/2017
Fonte:
Paula Fonseca – Digitais PUC Campinas
Software que ajuda no
aprendizado de matemática para alunos do primeiro ano, chega a Escola de
Sorocaba, o aplicativo será usado para o entendimento da matéria em sala de
aula, porém também pode ser utilizado em casa para a resolução do dever de casa,
podendo servir até para recreação. O programa foi criado por um estudante da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é gratuito.
O software denominado de MiniMatecaVox
foi desenvolvido pelo Henderson Tavares de Souza, em seu mestrado no curso de engenharia
elétrica na área de concentração de engenharia da computação. O sistema foi
desenvolvido de acordo com as atividades pedagógicas do primeiro ano do ensino
fundamental, visa dar mais condições de aprendizagem para a criança com
deficiência visual que muitas vezes possui uma dificuldade maior no aprendizado
da matemática por falta de recursos.
Fonte:
Antoninho Perri / Unicamp
O sistema pode ser baixado
por qualquer usuário, pois é gratuito, atualmente na internet ele se encontra
em diversos sites para download, sendo um deles o site do Professor Doutor Luiz
César Martini, http://www.decom.fee.unicamp.br/~martini/, o arquivo está por
completo, sendo necessário somente ter o DOSVOX, como dito anteriormente. Quem
não possui o DOSVOX instalado em seu computador, ele também pode ser baixado de
forma gratuita no site da Universidade Federal do Rio de Janeiro, http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm.
De acordo com o IBGE de
2010, o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, somando
23,9% da população, sendo que a deficiência mais frequente entre os brasileiros
é a visual com 18,8%. O que nos leva a crer que esse aplicativo será muito útil
em todas as escolas e casas que optarem por utiliza-lo.
Desta forma podemos
perceber que de fato a sociedade poderá e deverá tomar um novo rumo à educação
inclusiva, de forma mais abrangente e nítida para com a sociedade e não daquela
forma alienada como já foi por muitos anos. Com o advento da tecnologia, como
foi visto nesta edição, está poderá alçar aquelas dificuldades inerentes a toda
classe e gesticular uma inclusão a luz digital e com isso, os professores,
conseguirão efetivamente lecionar para todos. Desta forma, podemos sim dizer
que a sociedade vive um novo momento, de maior conscientização e compreensão
pois é nisso que se dá ponto de partida rumo à educação para todos.
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