terça-feira, 22 de agosto de 2017

DEFICIENTES AUDITIVOS APRENDEM BRINCANDO


Ana Nunes Machado de Oliveira - RU – 1160199
Fernanda Cristina Landucci Pinto - RU 271936
Giovanna Dini de Almeida - RU 1176788
Solange Aparecida Gonçalves Ferreira - RU 1150134
Colégio Opção – Sorocaba-SP
14/08/2017


http://www.pluck.com.br/site/pags/adesivos/pluck1_horizontal.jpg

Na Escola Anjinhos do céu, a professora Juliana estava com dificuldades com o aprendizado de seu aluno Pedro, deficiente auditivo, em acompanhar o desenvolvimento no processo de alfabetização.  Na tentativa de ajudar o aluno, a professora foi em busca de alguma ferramenta que pudesse utilizar em sala de aula com o Pedro e que incluísse todos os alunos.

Em suas pesquisas ela encontrou um software chamado Pluck no planeta dos sons, que não é um aplicativo, e sim uma ferramenta educacional que pode ser utilizada na disciplina de português, para desenvolver a leitura e a escrita da criança no processo de alfabetização. Pluck no planeta dos sons foi desenvolvido por Diana Melissa Faria, fonoaudióloga e mestre fonoaudiologia clínica para ser usado no desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva de 6 a 12 anos de idade. O jogo tem também como recurso a estimulação em apenas um ouvido ou em ambos, com ruídos e sons competitivos (ruído, conversa e música), utilizando-se de um fone de ouvido simples.

Pluck no planeta dos sons, foi criado para ser uma ferramenta de estimulação e evolução das habilidades essenciais a aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita, é um software educativo, são jogos intuitivos que envolvem a percepção auditiva de palavras, sílabas e fonemas, a correspondência entre letras e sons, a leitura pseudo-palavras, habilidades que são fundamentais para o processo de alfabetização e seu desenvolvimento. É importante ressaltar que crianças com falha no processamento auditivo, dislexia, transtorno de déficit de atenção, imperatividade e distúrbios de leitura e escrita se beneficiarão muito com as atividades envolvidas nos jogos da coleção Pluck.
Os jogos colaboram para o desenvolvimento no processamento cerebral de memória, de atenção da linguagem e escrita, ortografia, ampliação do vocabulário, orientação espacial entre outros.

Para os professores os softwares da coleção Pluck são facilitadores do trabalho melhorando, ampliando e reforçando as habilidades atencionais e cognitivas dos alunos.
Esse material facilita o trabalho do professor no sentido de motivar as crianças a fazer as atividades e de mostrar a capacidade que elas tem.

Porém, ele apresenta algumas desvantagens, como por exemplo o aluno que tem uma maior facilidade no processo de ensino aprendizagem, ao longo dos jogos começa a ter uma desmotivação pelo jogo, pois irá realizar conquistas mais rápidas do que os alunos com mais dificuldade ou deficiência.

Com o uso do software a professora Juliana conseguiu alcançar seu objetivo que era o de incluir seu aluno com deficiência auditiva em atividades de grupo propostas em sala de aula, obtendo um ótimo rendimento em suas notas finais.

Essa ferramenta possibilita a transformação quando investidos no desenvolvimento cerebral de uma criança, aprimorando a habilidade como a comunicação, a capacidade de aprender, a memória, criando possibilidades para um crescimento pessoal e capacitando-as para serem agentes de mudanças na sociedade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário