segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Por Luciana Ap. Miranda  RU:1404333
Vanessa Corsi RU:1554090
Polo Colégio Opção

 
Teacch aplicativo móvel que auxilia na Alfabetização de crianças com Autismo

                     Resultado de imagem para imagem do aplicativo teacch

        https://www.reab.me/aplicativo-abc-autismo-tarefas-baseadas-na-metodologia-teacch/




Eduardo Fonseca estuda na escola pública primária de Educação infantil e fundamental Estação Dona Catarina, localizada na cidade de Mairinque interior de São Paulo.  Ele é filho de Ana Claudia Fonseca, está cursando seu primeiro ano de pré com a professora Maria Pereira dedicada e muito comprometida com seu trabalho,para ela é gratificante fazer parte da vida das crianças onde transmite todo seu conhecimento para que todos tenham um ótimo aprendizado. Através de atividades com seus alunos em grupos e individual, observou que Eduardo não estava interagindo como as outras crianças e que não progredia nas tarefas escolar.

 Descobriu-se então que ele apresentava um quadro de transtorno espectro do autismo moderado, como a professora Maria Pereira era muito dedicada com um novo desafio,pois ainda não havia lencionado com aluno com esse transtorno foi buscar ajuda junto com a equipe pedagógica da escola e pesquisando na internet encontrou um aplicativo que mudaria toda a rotina de seu aluno para sua melhoria tanto na casa como na escola.  

Esse aplicativo Teacch é um programa de alfabetização de criança autista,que foi desenvolvido na Universidade da Carolina do Norte (EUA) que se expandiu para o mundo um método que auxilia no progresso de desenvolvimento da criança especial com autismo. Em que envolve varias formas de aprender na alfabetização, cores, números, objetos, formar palavras, que é fundamental no processo de autista.

Através do aplicativo, em parceria com os pais os professores podem auxiliar criar uma rotina para facilitar a vida do autista fazendo que cada dia ele adquira mais conhecimento.

Para a instalação desse aplicativo precisa de um tablet ou celular para facilitar a visualização e é gratuito. Em relação ao contexto a equipe pedagogica e a professora organizou reunião de pais em que a sua atenção maior foi com a mãe de Eduardo em que orientou a sobre o auxílio  deste aplicativo que auxilia no processo de alfabetização de quem tem Transtorno do Espectro do Autismo Após essa conversa a professora Maria Pereira  obteve  realizações e progresso motivações, no contexto inserido em sala de aula, com seus alunos e com Eduardo  onde obteve expectativa de incentivos ao processo de desenvolvimento de ensino e aprendizado de seus alunos.

Hoje a tecnologia está no tópicos da modernidade intelectual voltada para todas as áreas de comunicação que envolve conhecimento técnico e cientifico.

 

 

 

               www.universoaustista.com

           

           

 

           

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário