http://asdef.org.br/noticias/16/03/2015/projeto-fotolibras-expoe-fotos-realizadas-por-surdos
Associação
de Deficientes e Familiares
Por Veridiana Araújo do Amaral Festa
Polo Sorocaba
Data: 25 de Agosto de 2007
A Escola Municipal
Genésio Machado, situada no bairro de Vila Santana em Sorocaba tem alunos no
Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em cada classe há uma pedagoga que é
interprete de libras que além de traduzir a matéria para o aluno de forma
particular, ou seja, para cada aluno em 1 classe do ensino médio ou fundamental
há uma interprete de libras, ela o ajuda a interagir com o professor e os
demais alunos.
Pensando numa maior
interação entre os alunos do ensino Médio a Professora de Artes Maria Soares
criou em suas aulas e após o horário de aulas, um curso de fotolibras com 1
hora de duração todas as terças e quintas. O FotoLibras é um projeto de
Fotografia Participativa com Surdos, que tem por objetivo aumentar a
criatividade, a auto-estima e a visibilidade de surdos através da fotografia.
Em Recife, o projeto já realizou dois cursos de longa duração e, atualmente, se
prepara para a realização de oficinas de fotografia com surdos em outros
municípios brasileiros, ministrados pelos jovens multiplicadores que sugiram
através das atividades do projeto.
O Projeto FotoLibras já realizou dois
cursos de longa duração, oficinas, pesquisas, elaboração de um ensaio
fotográfico, elaboração de textos e edição de um glossário dos termos de
fotografia em Libras. Todas essas atividades contaram com a participação de
dois multiplicadores surdos, Taynara Maria e Andréa Luiza, que se tornaram
coordenadoras do projeto. Durante o curso, os alunos puderam ter contato com técnicas
e equipamentos fotográficos e a linguagem expressiva do mundo das imagens.
Em cartaz por dois meses, a exposição da
Escola levou ao público da cidade de Sorocaba, entre os meses de maio e julho, 50
imagens produzidas pelos alunos e interpretes da Escola, resultado de ações
educativas realizadas pelo projeto FOTOLIBRAS. Além da exposição, foram
possíveis também atividades arte-educativas com os demais professores e pedagogos,
alunos de escolas públicas e público em geral, com o objetivo de promover a
valorização da diversidade, independentemente de características físicas,
comunicacionais ou intelectuais.
No Projeto Fotolibras, o ato de
fotografar e a divulgação das imagens produzidas pelos alunos se transformam em
ferramentas de diálogo e estratégia de empoderamento para grupos que
frequentemente tem pouco ou nenhum acesso aos meios tradicionais de
comunicação. A entidade defende que “o uso universal das línguas de sinais
garante a comunicação livre entre as pessoas e o acesso à produção e consumo
cultural para todos”.
Durante o Curso, a Professora de Artes
Maria Soares e os integrantes do curso puderam ter contato com a linguagem
expressiva e não apenas com as técnicas e equipamentos utilizados (celulares e
maquinas fotográficas). “Esperamos
e desejamos que o curso possa contribuir com uma ampliação da percepção sobre
as coisas simples da vida, assim como, estimular um censo crítico e valorização
da cultura surda”, comenta Maria Soares.
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