sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PROJETO FOTOLIBRAS CULTURA SURDA


http://asdef.org.br/noticias/16/03/2015/projeto-fotolibras-expoe-fotos-realizadas-por-surdos
Associação de Deficientes e Familiares
Por Veridiana Araújo do Amaral Festa
Polo Sorocaba

Data:  25 de Agosto de 2007

A Escola Municipal Genésio Machado, situada no bairro de Vila Santana em Sorocaba tem alunos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em cada classe há uma pedagoga que é interprete de libras que além de traduzir a matéria para o aluno de forma particular, ou seja, para cada aluno em 1 classe do ensino médio ou fundamental há uma interprete de libras, ela o ajuda a interagir com o professor e os demais alunos.
Pensando numa maior interação entre os alunos do ensino Médio a Professora de Artes Maria Soares criou em suas aulas e após o horário de aulas, um curso de fotolibras com 1 hora de duração todas as terças e quintas. O FotoLibras é um projeto de Fotografia Participativa com Surdos, que tem por objetivo aumentar a criatividade, a auto-estima e a visibilidade de surdos através da fotografia. Em Recife, o projeto já realizou dois cursos de longa duração e, atualmente, se prepara para a realização de oficinas de fotografia com surdos em outros municípios brasileiros, ministrados pelos jovens multiplicadores que sugiram através das atividades do projeto.
O Projeto FotoLibras já realizou dois cursos de longa duração, oficinas, pesquisas, elaboração de um ensaio fotográfico, elaboração de textos e edição de um glossário dos termos de fotografia em Libras. Todas essas atividades contaram com a participação de dois multiplicadores surdos, Taynara Maria e Andréa Luiza, que se tornaram coordenadoras do projeto. Durante o curso, os alunos puderam ter contato com técnicas e equipamentos fotográficos e a linguagem expressiva do mundo das imagens. 
Em cartaz por dois meses, a exposição da Escola levou ao público da cidade de Sorocaba, entre os meses de maio e julho, 50 imagens produzidas pelos alunos e interpretes da Escola, resultado de ações educativas realizadas pelo projeto FOTOLIBRAS. Além da exposição, foram possíveis também atividades arte-educativas com os demais professores e pedagogos, alunos de escolas públicas e público em geral, com o objetivo de promover a valorização da diversidade, independentemente de características físicas, comunicacionais ou intelectuais.
No Projeto Fotolibras, o ato de fotografar e a divulgação das imagens produzidas pelos alunos se transformam em ferramentas de diálogo e estratégia de empoderamento para grupos que frequentemente tem pouco ou nenhum acesso aos meios tradicionais de comunicação. A entidade defende que “o uso universal das línguas de sinais garante a comunicação livre entre as pessoas e o acesso à produção e consumo cultural para todos”.
Durante o Curso, a Professora de Artes Maria Soares e os integrantes do curso puderam ter contato com a linguagem expressiva e não apenas com as técnicas e equipamentos utilizados (celulares e maquinas fotográficas). “Esperamos e desejamos que o curso possa contribuir com uma ampliação da percepção sobre as coisas simples da vida, assim como, estimular um censo crítico e valorização da cultura surda”, comenta Maria Soares. 

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