quinta-feira, 24 de agosto de 2017

TECNOLOGIA PARA MELHORIA DO AMBIENTE ESCOLAR

Por: Edilene Priscila Duarte - RU 1380728 
Larissa de Cassia Machado Rocha – RU 1380716 
Simone Alessandra de Almeida – RU 1393535
Polo: Colégio Opção – Sorocaba

Data: 23/08/2017




Nos dias atuais com os avanços tecnológicos as escolas também passaram a utilizar a tecnologia na melhoria do ambiente escolar. Com esse avanço desenvolveram a lousa digital que é uma ferramenta que está sendo utilizada por professores com alunos com deficiência tornando o processo ensino aprendizagem mais enriquecedor para todos os envolvidos.
Podemos observar que a tecnologia está presente diariamente na vida das crianças e elas fazem uso de vários aplicativos. As escolas passaram a fazer uso da tecnologia tornando assim o ensino mais atualizado e enriquecedor para ambas as partes. Uma delas é a lousa digital, uma ferramenta inovadora desenvolvida para melhorar e facilitar o aprendizado dos alunos, com diversas atividades principalmente para os que possuem deficiência auditiva.
Na escola Zilda Tomé de Moraes, a professora Andreia de Azevedo faz uso da lousa digital na disciplina de Artes com seus alunos do 1º ano do ensino fundamental, especialmente com os que possuem deficiência auditiva para trazer esses alunos para mais perto do aprendizado das outras crianças da sala. Algumas das atividades é a pesquisa na lousa e a partir disso desenhar e fazer uma exposição; aprendizagem das cores através de associação com as respectivas imagens, e brincadeiras de pintura, a partir disso ela realiza provas, atividades complementares e jogos onde todos os alunos participam indo até a lousa para fazer as atividades. Dentro dessas atividades há uma professora digital, uma interprete em libras, que acaba interagindo com a criança, chamando a atenção dos alunos indo até a lousa fazer as atividades, através dessa comunicação obtendo assim uma linguagem mais direta, aprendendo os sinais utilizados nas diversas disciplinas nas aulas. Estimular a linguagem de sinais utilizando a lousa digital para estabelecer e amadurecer o conhecimento das figuras e imagens.
Um dos objetivos é ensinar as crianças especiais a aprender de uma maneira mais acessível onde as imagens, cores e sinais sejam claros e de fácil entendimento para faixa etária dos alunos. Algumas das desvantagens é que nem todas as escolas possuem esta ferramenta tecnológica por ser de alto custo, também é preciso um preparo mínimo por parte dos professores pois o manuseio errado e a falta de manutenção pode atrasar o desenvolvimento dos alunos.
Com o uso da lousa digital a professora não tem mais a preocupação de trabalhar atividades diferentes com uma certa parte da sala, e sim uma única atividade onde todos participam da mesma atividade. Durante as aulas e em seus conteúdos a professora percebeu que essas crianças se desenvolviam e interagiam de uma forma mais abrangente com as demais, pois propicia facilidades de pesquisas que ajudam essas crianças na formação de grupos com outras que não possuem deficiência despertando a vontade de aprendizagem. 

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