segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O que os olhos não vê a tecnologia conta

O QUE OS OLHOS NÃO VÊ A TECNOLOGIA CONTA
Por. Daniele Aparecida Thomaz, RU 1162810, Ivanilda Cristina dos Santos Gonçalves da Silva, RU1084717 , Regina Aparecida Carvalho, RU 1081428, Roseane Gomes
Data 15/08/2017 Mariano RU 1125179
Polo Sorocaba




 Fonte: centro de estudos dosvox  (internet)

A professora de Geografia, Lucélia Alves Thomaz, da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo,vem inovando as aulas com o aplicativo DOSVOX instalado recentemente em um dos computadores da escola municipal Luz do Futuro, e pode dar as crianças com deficiência visual um motivo a mais para aprender.

Não é novidade dizer que essas crianças  enfrentam desafios diários, inclusive na questão da comunicação e  para quem tem deficiência visual o mais indicado é que haja opções em áudio.

Por meio do aplicativo DOSVOX insatalado no computador da escola, é possível que essas crianças realizem diversas atividades sem a necessidade da colaboração de outras pessoas.

No computador, usa-se o DOSVOX para fazerem a leitura de todas as informações que aparecem na tela. Isso ajuda muito nas pesquisas realizadas pelos alunos com deficiência, além de poderem interagir com outros colegas.

DOSVOX é o primeiro leitor de tela produzido no Brasil, foi desenvolvido por programadores portadores de deficiência visual(DV) do núcleo de  computação eletrônica (NCE) da UFRJ  para serexecutado, inicialmente , no sistema DOS, de onde vem seu nome. É constituido por um conjunto de instruções que permite ao portador de deficiência visual realizar diariamente seu trabalho.

Dessa forma, a professora Lucélia, realiza seu trabalho na periferia de Sorocaba e tem chamado a atenção no processo de inclusão de seus educandos, que tem  os mais variados graus de deficiência. Pensando em inovar , resolveu pesquisar como poderia ajudar tais alunos, e com a ajuda da comunidade onde está inserida a escola, pode comprar alguns computadores para o uso e inclusão dessas crianças. O aplicativo tem ajudado de forma bastante significativa no aprendizado delas, afirma a professora.

A tecnologia deixou a nossa vida mais fácil, não dá pra negar . E se a inovação vem para ajudar quem realmente precisa, ainda melhor, relatou uma das crianças da inclusão que usa o aplicativo.

Pensando dessa forma ,a escola inseriu em sala o DOSVOX, onde as crianças que tem deficiência visual vem aprendendo de forma satisfatória, e segundo ela o aplicativo tem levado  os alunos a aprenderem mais, pois se sentem mais motivadas a pesquisar, pois o DOSVOX interage com o usuário por meio de diálogos como conteúdo abordado, e grande parte gravada em voz humana, o que estimula a praticar esforços para entender os layouts, criados para uma visualização interativa, que auxilia o aluno a romper limites e assim desenvolver novas habilidades.

O Download do programa em questão pode ser feito por meio do site http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm e as atualizações podem ser adquiridas por meio do acesso ao site http://intervox.nce.ufrj.br/upgrade. Para obter-se uma versão do DOSVOX  através de CD, você pode pedir uma cópia gratuita pelo telefone 0xx21-2598-3198 , a única  condição que exigida é que você envie um CD de reposição.

Portanto, pode-se concluir que entre outras vantagens do DOSVOX, está em ser produzido no Brasil facilitando assim, sua aquisição e compreensão, não entra em conflito com outros aplicativos desenvolvidos para o Windows, é interativo, pois estabelece diálogos com o usuário, ajudando-o em seu desenvolvimento.














Nenhum comentário:

Postar um comentário