quinta-feira, 24 de agosto de 2017

PROFESSORA USA APLICATIVO PARA ENSINAR ALUNOS SURDOS



Por: Cleidiane Gomes da Silva
Ru: 1902795
Polo: Colégio Opção-Sorocaba        
24/08/2017                                
                                       
                                           Fonte: Google 

A professora Ana Lúcia que leciona português para o ensino fundamental na escola municipal  " José Machado" para crianças de 6 a 9 anos na cidade de Sorocaba,  incluiu em suas aulas um aplicativo que inova a comunicação de dois de seus alunos surdos para com ouvintes.
O aplicativo chamado de "ProDeaf  Móvel", funciona como um tradutor de forma simplificada traduzindo a escrita do português para a escrita em Libras ( Língua Brasileira de Sinais), reproduzindo através de voz ou escrita de forma clara e atualizada para melhor desenvolvimento e desempenho dos alunos.
O  usuário do aplicativo, no caso o aluno surdo, escreve as palavras em português e o aplicativo automaticamente transcreve para a linguagem dos sinais, permitindo o surdo a se expressar mais e melhor de forma inovadora, obtendo mais comunicação e conhecimento na língua portuguesa, mas pode ser usado em outras disciplinas também. Desta forma a criança recebe conhecimento e informação como todas as outras crianças de sua classe e sua faixa etária, já que pelo fato da surdez a criança acaba comunicando-se muitas vezes somente em libras com os que também têm entendimento na linguagem, deixando muitas das vezes de reconhecer ou reproduzir perfeitamente a escrita em português .
Ao se deparar com a condição dos seus alunos surdos, a professora percebeu a dificuldade de seus alunos no inicio deste ano letivo quando eles passaram a integrar sua turma, na pouca capacidade de leitura e compreensão de palavras, de textos e na própria comunicação com os alunos portador de surdez. E então testou o aplicativo e percebeu um desenvolvimento melhor das crianças, tanto na matéria, quanto com ela e com os amigos de classe, assim o aplicativo tornou a fazer parte da rotina de aulas da professora.  O portador da deficiência fica restrito somente ao aprendizado em "Libras", o que o deixa mais limitado, já o aplicativo têm a vantagem de  inovar e tornar acessível a comunicação com os ouvintes, tanto no seu desenvolvimento no dia a dia junto à sociedade como para com seus amigos e parentes, tendo em contra ponto o fato de precisar de atualização do aparelho em outras localidades; já que os sinais variam de região para região disse Ana Lúcia.
Este App pode ser baixado pelo Google Play ou por download se cadastrando no link do aplicativo de forma gratuita, tanto pra celular ou tablet. Este recurso trás de maneira atual, e  avançada uma experiência , conhecimento e comunicação de maneira fundamental para os que necessitam de maior acesso à comunicação.
Desta forma a comunicação da professora com os alunos e o aprendizado das crianças ganhou uma melhora significativa, tornando a rotina escolar mais enriquecedora, para ambos.  Pois como escreveu o filósofo Sêneca:- " Ensinando, aprende-se".









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário