sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ESCOLA MUNDO MELHOR PROPÕE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO PRODEAF EM SALA DE AULA


“ Escola Mundo Melhor propõe a utilização de aplicativo ProDeaf em sala de aula  ”

Por : Graciely Carolina da Conceição Silva           RU:1671086
Polo - Colégio Opção Uninter Sorocaba
Data - 09/08/2017
       Os alunos do 1° ano A estão aprendendo a utilizar o aplicativo ProDeaf

 Para os alunos de Língua portuguesa  do 1° a 4° ano da Escola Mundo Melhor a grande novidade é que agora podem utilizar  um novo aplicativo chamado ProDeaf em salas de aula.
ProDeaf é o primeiro tradutor da língua portuguesa para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ou Língua Americana de Sinais (ASL). Foi desenvolvido pela empresa brasileira ProDeaf Tecnologias Assistivas com o patrocínio da Bradesco Seguros, já foram realizados mais de 500.000 downloads do aplicativo que recentemente foi atualizado, ocupando pouca memória do dispositivo android e disponível para tablets ou smartphones. 
 O aplicativo consiste em escolher o idioma português ou inglês, escrever ou falar uma frase ou palavra do idioma escolhido no microfone do aparelho e o avatar interpreta as palavras na língua de sinais em três velocidades: lento, normal e rápido. 


 Os alunos do ensino fundamental dizem não encontrar dificuldades para utilizar o aplicativo e já estão aprendendo. A escola Mundo Melhor atualmente possui cerca de 370 alunos sendo que 41 destes possui algum tipo de deficiência auditiva. Deborah de 8 anos que é aluna do 3° ano C diz “Eu tentava falar, mas não sabia muito os sinais, agora sim posso conversar com minha amiguinha Paloma”.
 Além de o projeto possibilitar a comunicação e interação entre as crianças que não conhecem a Língua Brasileira de Sinais com os alunos deficientes auditivos, também está colaborando no desenvolvimento socioeducacional de todos os alunos, por ser um conhecimento que eles utilizarão por toda a vida, exercendo inclusão e agregando valores essenciais para o convívio social.
 O pedagogo Joel Soares foi quem teve o primeiro contato com o aplicativo, logo que conheceu sugeriu a utilização nas aulas de Língua Portuguesa para interação com os alunos portadores de deficiência auditiva. Ele mesmo conta que no início pensou que poderia ser difícil, pois nem todos os alunos possuem celular e internet, mas se surpreendeu pois os alunos compartilharam e se ajudaram, além de se mostrarem  muito empolgados em interagir com os colegas, “Eles receberam de braços abertos e amaram a iniciativa, os alunos, os pais, os professores, isso sem mencionar o notável desempenho que todos demonstraram e os resultados positivos que já obtivemos” ressalta o pedagogo. 
 Os gestores da Mundo Melhor já discutem a possibilidade de em um futuro próximo incluírem a disciplina de Libras no currículo escolar.
 Contudo os professores precisam estar muito atentos com seus alunos que tem em média de 7 à 11 anos, pelo fato do aplicativo ter vasta quantidade de palavras e ainda não contar com nenhuma ferramenta de censura ou classificação indicativa dos conteúdos traduzidos, por não possuir um público alvo, estando destinado a todas as idades. Mas é claro que os professores já foram orientados e até o presente momento a utilização do aplicativo vem sendo um sucesso. o objetivo maior que é a inclusão e interação dos alunos portadores de deficiência auditiva, vem sendo totalmente alcançado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário