sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Inovação Tecnológica na Educação Inclusiva é destaque em Escola de Sorocaba

     Inovação Tecnológica na Educação Inclusiva é destaque em Escola de Sorocaba
Por  Vanessa Martinez Baccelli
Polo Sorocaba – SP
RU 1343419
Data 25/08/2017

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               Aplicativo Aramumo
Imagem: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.aramumo.Game&hl=pt_BR

            Em parceria com a Secretaria de Educação do munícipio de Sorocaba A Escola Municipal Sorocaba aderiu ao uso de aplicativos para aparelhos móveis com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos em processo de inclusão social.
            Alunos com distúrbios de aprendizagem têm sido beneficiados com o projeto “Tecnologia a favor da Inclusão”. A equipe de Atendimento Educacional Especializado recebeu tablets para uso dos alunos que fazem parte processo de inclusão, assim como, os estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem, no processo de alfabetização. O Gestor Escolar Otavio Costa e a Psicopedagoga Francine Gusmão, apoiaram a parceria e o projeto. “Para que o aprendizado de crianças com dificuldades de aprendizagem seja efetivo, temos que recorrer tanto para a tecnologia assistiva quanto para a tecnologia digital, afirmando-se o real compromisso com a inclusão”, disse a Psicopedagoga.  Este projeto esta beneficiando cinco alunos disléxicos da escola.
Apesar de o governo federal assumir a perspectiva educacional inclusiva, ainda não desenvolveu uma política pública explícita de atendimento ao aluno com dislexia. Porém, a Educação Especial não abrange apenas alunos com deficiência, engloba também os alunos com dificuldades de aprendizagem como é o caso da dislexia.

           
Ser disléxico é ter um cérebro diferente, que processa as informações de sons e leitura, de maneira diferente do habitual.
            Portanto, é uma dificuldade de se juntar letras a sons, palavras a sons, de se reconhecer palavras, pois não se lhes conhece o som, enfim, e tudo isso resulta numa dificuldade extrema de leitura e escrita.
            De acordo com a psicóloga Monica Luczynski, os disléxicos podem aprender a ler – Se expostos a uma avaliação e abordagem de ensino adequado, disléxicos podem aprender a ler e escrever. Esta instrução deve ser personalizada, pois a dislexia varia em intensidade e consequente ritmo de aprendizado. O disléxico em nível grave deve receber um atendimento mais intenso, enquanto o disléxico que apresente sintomas mais leves poderá receber uma assistência menos intensa, seja no ambiente escolar ou doméstico. É fundamental que seja usada metodologia adequada, onde sejam ensinados, inicialmente, os elementos básicos da linguagem como os sons que compõem nossa língua e como esses sons devem ser representados pelas letras de nosso alfabeto, operando dentro dos limites da memória operacional dos alunos. Este método deve ser multissensorial, utilizando-se dos procedimentos adequados a cada etapa.
            O aplicativo que apresentou mais resultados no projeto de inclusão da Escola Municipal de Sorocaba foi o Aramumo. Este aplicativo foi o primeiro a ser criado para atender crianças com distúrbios de aprendizagem como a dislexia, para ajudar no reconhecimento e interpretação de sons às palavras e sílabas, ordenar e escrever corretamente as palavras, além de ajudar na memorização de sons de sílabas e estimular a coordenação motora.
            O jogo pode ser baixado gratuitamente em qualquer aparelho com plataforma android. O jogo é uma cruzadinha que trabalha tanto com a escrita como com a pronúncia.  O jogador escuta a pronuncia das palavras, observar as sílabas que aparecem dentro das bolhas flutuantes e arrastá-las para dentro da cruzadinha na ordem correta.
Os principais objetivos deste aplicativo são:
           ·            Separação de sílabas.
           ·            Ortografia.
           ·            Reconhecimento e memorização de sons.
           ·            Coordenação motora.
A vantagem que o aplicativo tem é o poder de prender a atenção do estudante e a desvantagem é que foi desenvolvido com poucas fases.


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