sexta-feira, 18 de agosto de 2017


LIVOX: O APLICATIVO DA OPORTUNIDADE
SOFTWARE “DÁ VOZ” PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Por: Taís Daniela Favaro – RU: 1549882
Polo – Sorocaba/SP
Data: 18/08/2017



Fonte: Bengala Legal. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/livox>. Acessado em: 18/08/2017

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência”, ou seja, o Brasil possui 45 milhões de pessoas com Deficiência (PCDs). Deste total, aproximadamente 2,5 milhões de brasileiros têm entre 4 e 17 anos, isto é, estão em idade escolar.
A dificuldade de comunicação de algumas crianças configura-se também uma barreira no processo de alfabetização. Vivenciando as dificuldades da filha Clara, de 9 anos, com paralisia cerebral, o pernambucano Carlos Pereira, buscando estimulá-la, desenvolveu um aplicativo para tablets que permite a comunicação. Além de sua filha, essa tecnologia já esta ajudando muitas pessoas a se comunicarem, pois o aplicativo Livox consegue atender “diferentes deficiências e doenças como autismo, esclerose, sequelas de AVC, traumas temporários, como os pacientes submetidos a traqueostomia”.
O Livox é o primeiro programa de comunicação para tablet em português. Seu funcionamento é simples, acontece com o toque nas imagens apresentadas na tela do aparelho. Ao abrir o aplicativo, a tela apresenta informações sobre necessidades como comer e o que comer, emoções e até possibilita a exibição de filmes ou desenhos animados. Clicando na imagem, o aplicativo “fala” pelo usuário. Segundo Carlos “o Livox já vem com 12 mil imagens e ainda permite a inclusão de mais. Isso é possível através da câmera do próprio tablet ou da inserção de quaisquer outros itens”.
Dessa forma, o app pode ser utilizado também em escolas e hospitais. E para se fazer acessível a mais pessoas, o pai de Clara, juntamente com uma equipe de profissionais especializados, desenvolveu o programa para o sistema operacional Android.
Quando soube do aplicativo, a professora Daniela, que leciona na escola Estadual Gabriel Martins (Fundamental I e II) em Londrina/PR, correu para entender a tecnologia e aproximá-la dos seus alunos. “Quando conseguimos que a Secretaria de Educação disponibilizasse o app para teste em nossa escola, percebi que poderia, de fato, incluir todos os meus alunos na participação das aulas. Foi uma alegria muito grande”, completa a professora.
Em uma aula descrita pela professora Daniela, desenvolvida com o 6ºano do ensino fundamental, o software foi utilizado na disciplina de português. “O aluno Pablo, portador de paralisia cerebral, pela primeira vez, conseguiu expressar seu entendimento sobre a aula, participando da explicação sobre a construção de frases. Ele demonstrou uma melhora significativa na compreensão semântica, ou seja, na percepção do significado de cada palavra da frase, relacionada à imagem expostas no Livox. Foi uma sensação muito gratificante”, lembra Daniela.
Maria, a mãe de Pablo, 11 anos, define o programa como “expressão de liberdade”, lembrando-se da dificuldade de comunicação enfrentada pelo filho no início de sua vida escolar.
Além disso, a professora Daniela espera, com o uso do aplicativo Livox, aumentar a capacidade de atenção e concentração de seus alunos, exercitando a memória de curto e longo prazo mediante a exposição das figuras na tela do tablet. Fica claro, portanto, que a maior vantagem do sistema Livox na escola é sua praticidade e capacidade de integração, com a possibilidade de comunicação com todos os educandos.

“Que a criação do pai de Clara beneficie cada vez mais pessoas pelo mundo”, almeja a professora e todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário