sexta-feira, 18 de agosto de 2017

PROFESSOR UTILIZA APLICATIVO DE CELULAR PARA AUXILIÁ-LO DURANTE A AULA

Por (André Felipe Torres, RU: 1678811)
Polo – Sorocaba - SP
Data ( 02/08/2017)


Fonte: prodeaf.net

Carlos Seixas, professor de História em uma escola estadual no município de Sorocaba, utiliza o aplicativo de celular ProDeaf, tradutor para a Língua Brasileira de Sinais, para auxiliá-lo durante as aulas, pois há um aluno surdo em uma de suas turmas. O professor optou pelo aplicativo para conseguir aproveitar mais a sua aula, já que o tempo não é longo e a escola não possui um interprete. Apesar de o aplicativo suprir as necessidades do aluno, essa não seria a solução perfeita, pois, o reconhecimento de voz é fraco, sendo necessário que o aluno fique na primeira mesa enquanto o professor fale com um tom de voz alto e claro, além de ser quase obrigatória uma conexão com a internet, para que o usuário possa usufruir de todas as ferramentas que o aplicativo oferece. Diante dessa situação, o professor empresta o seu celular ao aluno, para que ele e a turma não sejam prejudicados nessa situação delicada.

ProDeaf é um aplicativo capaz de traduzir texto e voz de português para Libras, permitindo que surdos e ouvintes consigam se comunicar, além disso, o aplicativo possui mais funções, o dicionário de Libras, para que o usuário também possa estudar, e por fim, a função criar sinal, caso esteja faltando algum sinal, o próprio usuário pode cria-lo. Todas essas funções contam com a presença de um personagem animado em 3D. ProDeaf também está disponível na versão web.

Obviamente existem muitos outros aplicativos com a mesma função, ou com a mesma intenção, de ajudar a comunicação entre surdos e ouvintes, entre eles, há alguns que se destacam como o Play It Down, ele simula como uma pessoa ouve uma música com o seu grau de perda auditiva, além disso, ele também serve como medidor de decibéis para alertar sobre ambientes barulhentos que podem causar danos aos ouvidos.
TuneWiki é outro aplicativo bem popular, porém não só entre os surdos, ele oferece legendas da música em que estão ouvindo, auxiliando quem não tem uma boa compreensão de leitura labial ou não conhece muito bem o idioma da música.

Fonte: Jornal Correio Do Brasil

Estatísticas mostram que em 2014, 698.768 estudantes especiais estavam matriculados em escolas comuns. É evidente que a luta pela inclusão social ainda é grande, e também sabemos que infelizmente esses números não representam os alunos verdadeiramente incluídos, pois, existe a falsa ilusão da inclusão de alunos com certas necessidades, e que na maioria das vezes o aluno é matriculado e deixado de lado durante todo o ano letivo.

A falsa inclusão existe por diversos motivos, o primeiro que pode ser listado é a má formação do professor, que na maioria das vezes ele não está preparado para lidar com a determinada situação. Outro grande problema, voltado para a educação pública, é a falta de investimento. As escolas são obrigadas a darem suporte com interprete e professor auxiliar, pois mesmo o professor sendo capaz de atender as necessidades do aluno, ele ainda terá uma turma inteira para educar, e não é possível para uma só pessoa dar conta de toda essa tarefa. E por fim, outra dificuldade encontrada na inclusão do aluno especial é a simples falta de interesse dos outros alunos.

Refletindo sobre o assunto, podemos ver que o uso de aplicativos como o ProDeaf e Tunewiki durante a aula podem ser algo totalmente benéfico, obviamente tem os seus problemas, mas ajudam na comunicação entre o surdo e o ouvinte, e além disso, aplicativos como Tunewiki pode despertar o interesse dos alunos a interagir e incluir o aluno especial, pois basta apenas uma chance para percebemos que todos são iguais. 

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