Por Luciana Brisola Temporini RU 646176
Polo – Cidade de Sorocaba-SP
Data: 23/07/2017
Aplicativo educacional ABC Autismo no auxilio a educação
inclusiva
https://www.google.com.br/search?q=ABC+A
1
Hoje falaremos sobre: O autismo e a inclusão do aluno autista na educação através da
tecnologia.
Autismo é uma condição geral para um grupo de
desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após
o nascimento.
Esses distúrbios se
caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.
Embora todas as pessoas com
transtornos do espectro autista partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com
intensidades diferentes.
Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para
todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do
desenvolvimento.
De acordo com a
entrevista feita à neuropediatra Carla Gikovate: “O aprendizado de português de” criança autista é bem diferenciado, porque há diferentes tipos de dificuldades para
crianças autistas para aprender português; Tem crianças que não alfabetizam
porque não conseguem prestar atenção nas letras, outras podem ter dificuldade
em memorizar o que aprenderam, outras podem ter dificuldades de grafismo ao
fazer a forma das letras. Cada tipo de dificuldade pressupõe uma intervenção
diferente”
E
para auxiliar a educação, comunicação e socialização dessas crianças, surge no Brasil um o novo aplicativo
educacional chamado de ABC Autismo, que está auxiliando atualmente muitas
crianças e adolescentes autistas, com diferentes idades, nas suas dificuldades
no processo de ensino-aprendizagem.
Imagem: play.google.com 2
Imagem: play.google.com 1
Essa nova ferramenta educacional foi desenvolvida no Brasil, mais
precisamente no Estado de Alagoas, pelo IFAL: Instituto Federal de Alagoas, sob
a orientação e coordenação de Mônica Ximenes que adotou as
premissas do programa “Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com
Déficits relacionados com a Comunicação (Teacch), de 1964, criado pela
Universidade da Carolina do Norte (EUA)”. Segundo a Coordenadora Mônica Ximenes, a ferramenta Teacch possui as seguintes características:
a) Ela trabalha com um ensino estruturado, com
aprendizagem mediante sinalização visual. “Quando
a criança olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser
feito. A porta de entrada de
aprendizagem do autista é visual, por isso ele precisa de estruturas de
aprendizagem apoiadas no modelo visual. Então, isso traz uma autonomia e uma independência para a criança,
porque ela não precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda
a evitar distrações.”
b) A estrutura do ABC Autismo é baseada em quatro níveis de
dificuldade. Nos dois primeiros
níveis a criança aprende habilidades como transposição e discriminação.
Imagem: play.google.com 3
Imagem: play.google.com 4
A partir do terceiro nível, as atividades ficam mais complexas,
exigindo um maior raciocínio por parte do
usuário.
Imagem: play.google.com 5
Imagem: play.google.com
6
O quarto e último nível do
aplicativo, que está de acordo com o quarto nível do Teacch, aborda a questão do letramento, no qual é ensinada a repartição de sílabas,
conhecimento de vogais e formação de palavras.
Imagem: play.google.com 7
Imagem: play.google.com 8
Eis alguns depoimentos sobre o
aplicativo, indicando os pros e contras da utilização dessa ferramenta
educacional, utilizada em sala de aula, pela professora de cada sala, bem como
também um depoimento técnico da ABA.
a) Heitor, de três anos, diagnosticado
com autismo em junho de 2014, é um dos usuários ativos do jogo. A mãe do
menino, Tatiane Regina da Paz, diz que o ABC Autismo ajudou o filho, por
exemplo, a ter coordenação para encaixar objetos. “Foi uma grande ajuda, tanto
que serve para ele desestressar, além de ser educativo. O aplicativo ajuda muito para prender a atenção dele, ele ficar parado e
concentrado por um período razoável.”
b) Com grau de comprometimento
significativo de autismo, os gêmeos Gustavo e Cristiano, de 20 anos, que não
foram alfabetizados, dominam as fases apresentadas no jogo. Segundo a mãe,
Maria Helena de Azeredo Roscoe, devido à boa interface da ferramenta, os dois
conseguem abrir o game espontaneamente e jogá-lo
com bastante autonomia. “Para eles, utilizar o aplicativo é prazeroso porque
facilita a compreensão e eles acabam aprendendo coisas de uma forma que, para
eles, é mais fácil. O aplicativo desperta o interesse, facilita o
aprendizado, tudo com uma
certa autonomia.”
c) Maria Helena, que
também é diretora-técnica da Associação Brasileira de Autismo, disse que o aplicativo
precisaria ter outros níveis de dificuldade. “Para uma aprendizagem mais
sólida, eu acho que teria que ter mais conteúdo nesse mesmo formato do aplicativo. Eu acho
que tem chance de melhorar a aprendizagem de português se forem introduzidos
mais módulos no jogo, com graus de dificuldade maiores”, Iniciamos 2016 com uma
ótima dica de recurso para auxiliar na alfabetização de pessoas com autismo.”
https://www.google.com.br/search?q=ABC+A 2
O Aplicativo
ABC Autismo está disponível na Google Play Store de forma gratuita para
download.
Fontes:












Nenhum comentário:
Postar um comentário