quinta-feira, 24 de agosto de 2017

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO APLICATIVO BASEADO NA METODOLOGIA TEACCH PARA CRIANÇAS AUTISTAS

Por (Ivanilde da cunha, Ru 1250254,
Márcia RU 1240165
Cristiane RU 1237748
Ivi Marcela, Ru 1307130
Polo – Sorocaba

Data (25/08/2017)
Fonte: Google.

O ano letivo iniciou com inúmeros desafios, tanto para os alunos quanto para o educador que atuará frente a sala de aula. Cristina é professora da rede Municipal há apenas 2 anos, e nesse ano teve uma tarefa diferente, a inclusão de um aluno autista.

 A professora então se viu diante de uma oportunidade de aprendizado e começou a sua busca por informações sobre os autistas e também como trabalhar com um aluno sob essas condições em sala de aula.  O trabalho com autistas ainda é pouco explorado e precisa de muitas informações, assim o auxilio que o professor no ambiente escolar deseja, será mais eficaz.

Os autistas fazem parte de um grupo de pessoas portadoras de deficiência, exigindo assim uma educação e atenção especial e inclusiva, para que se tenha um maior desenvolvimento.
“Antes de mais nada, precisei entender o que é autismo, só assim foi possível trabalhar melhor com ele dentro da sala de aula. É importante ressaltar que cada caso é um caso, nenhuma criança autista será como a outra, algumas podem possuir um autismo leve, quanto outra pode possuir muita dificuldade de interação. Para isso precisei entender bem o meu aluno, conversei com os pais, estudei os relatórios dos outros professores que já haviam lecionado para ele, e os da psicopedagoga da escola, descobri assim, seus interesses, preferências, o que desagrada entre outras coisas”. (Cristina, professora do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal em Sorocaba.)

Frente as suas pesquisas, a professora conheceu um aplicativo que vem auxiliando muito a rotina dos dois em sala de aula. O ABC autismo, que faz uso de atividades coloridas e pedagógicas, utilizando os fundamentos da metodologia TEACCH, que é um programa especial de educação talhado para as necessidades individuais de aprendizado da criança autista baseado no desenvolvimento cotidiano.

Esse aplicativo traz uma série de dicas dentro da dinâmica de cada atividade, com utilização de margens coloridas para cada elemento, o uso das iniciais de cada palavra na área de resposta, preenchimento parcial de cada atividade, dentre outras.

Para a utilização do aplicativo com seu aluno, Cristina precisou primeiro fazer a aproximação do aluno com o aparelho e também a aceitação dele em relação ao aplicativo. Para ela a utilização do aplicativo se tornou um meio pelo qual conseguiu um bom auxilio junto a sua prática pedagógica, tornando suas aulas mais dinâmicas e ajudando na aprendizagem de seu aluno.

Para os pais do aluno, o aplicativo representa uma nova “esperança” para um efetivo tratamento de seus filhos. Para o aluno, o uso do aplicativo representou um novo brinquedo, interativo e divertido, onde ele poderá aprender de forma agradável, com imagens e representações comuns ao seu dia a dia.
Após o início da fase de adaptação, a docente percebeu que o uso do aplicativo trouxe mais autonomia a seu aluno, pois a porta de entrada do portador de autismo obter aprendizado é o campo visual, através dos estímulos visuais ele começa a entender o que tem ao seu alcance. Por isso a importância de trabalhar com estruturas de aprendizagem apoiadas no modelo visual.

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