terça-feira, 22 de agosto de 2017

INCLUSÃO É FAVORECIDA ATRAVÉS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA


Beatriz Renata Martins do Nascimento Jesus   RU: 1674419
Sonia Aparecida Martins Nascimento              RU: 1670556
Polo: Sorocaba- SP
Data: 22/08/2017

 
                                                          Fonte: portal27.com.br

Aplicativo Braille Fácil é desenvolvido para criar texto escrito em braile de maneira facilitada.
De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2016, pelo menos 6 milhões de brasileiros tem deficiência visual, sendo que 500 mil são completamente cegos, entre eles encontram- se crianças e jovens que estão em período escolar, portanto necessitam da denominada inclusão social. Pensando em facilitar a vida de alunos e professores é criada a ferramenta Braille Fácil, com isso textos escritos se convertem para Braille.
“O programa Braile Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples com impressão de textos corridos são absolutamente triviais”. 
Essa ferramenta está sendo muito útil para o programa de inclusão pois o texto tanto pode ser escrito diretamente no aplicativo quanto pode ser importado a partir de um editor de textos convencional.
Estela Lima, professora da Escola Municipal Maria Antônia Mendes- Ensino Fundamental I e II, na cidade de Sorocaba- SP, tem ajuda do aplicativo Braille Fácil, desenvolvido para pessoas com deficiências visuais, a escola é uma das poucas com esse recurso a acessibilidade no município. 
Para utilizá-lo, basta pesquisar o nome da ferramenta em sites de busca e realizar o download.
O programa é composto por:
Editor de textos integrador
Editor gráfico para gráficos táteis
Pré- visualizador da impressão tátil
Impressor Braille automatizado
Simulador de teclado Braille
Utilitários para retoque em Braille
Utilitários para facilitar a digitação
Pensando no desenvolvimento cognitivo e social de seus alunos tanto a professora Estela do 4°ano do ensino fundamental, quanto os demais professores da escola decidiram utilizar essa ferramenta tecnológica como um instrumento de auxílio  na implantação de textos que facilmente são transportados em  braile satisfazendo as necessidades de alunos com deficiência visual, pode ser utilizada em todas as disciplinas, estimulando e facilitando o entendimento, o aprendizado e a comunicação entre alunos.
Depois de alguns meses que foi feito o uso dessa ferramenta inovadora, notou-se uma melhora significativa com relação a aprendizagem e comunicação entre alunos e professores, inclusive os pais ficaram muito felizes e relataram experiencias positivas sobre seus filhos. 
“ Se o luar não permitir o acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente”
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário