sexta-feira, 15 de setembro de 2017

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: APLICATIVOS EM SALA DE AULA PARA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: APLICATIVOS EM SALA DE AULA PARA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM,
LEITURA E ESCRITA

Por Cristiane Albrecht Nascimento RU: 812143
Por Francine Costa de Almeida Marcolino RU: 843178
Polo – Sorocaba/SP

Data 23/07/2017 às14:05:08
Fonte: Jornal Diário de Pernambuco

A inovação na utilização dos aplicativos para a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem ocorre de forma benéfica e eficiente  no ensino de 1º. Ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Padre Gomez, onde é permitido que as crianças com atraso de aquisição de linguagem tenham atividades por meio de aplicativos em tablets que estimulam a exploração sensório motora, movimentos visíveis ao corpo humano, vocalizações, favorecer o aparecimento de condutas comunicativas, estimular o comportamento imitativos, brinquedos simbólicos, ações inversas sobre objetos, percepção auditiva e nomeação, tudo isso, é de extrema importância para o desenvolvimento das condutas verbais.

As crianças obviamente aprendem sua língua através de exposição ao ambiente linguístico. Não se sabe ainda como a espécie humana passou a desenvolver essa habilidade de produzir linguagem, mas o convívio com os alunos e a utilização de ferramentas tecnológicas voltadas  para aprendizagem  auxiliarão a formação e a capacitação do professor para atuar no sentido da melhoria da qualidade da educação dos alunos em sala de aula.

Fernanda Melo, 7 anos, 1º. Ano do Ensino Fundamental I, possui atraso de aquisição de linguagem, onde sofreu muitas discriminações nas escolas que frequentou anteriormente, e somente a partir do convívio com as atividades em sala de aula utilizando aplicativos para aprendizagem da aquisição de linguagem viu a realidade modificar. “Para o acompanhamento e desenvolvimento estudantil dos alunos do ensino fundamental I, em sala de aula, são utilizados cotidianamente aplicativos selecionados pelo uso de tablets, onde há disponibilidade para todos os alunos do ensino fundamental e Wi-Fi no espaço escolar, auxiliando de forma diferenciada a aprendizagem e obtendo um resultado benéfico para todos os alunos”, relatou a professora Carmem Lucia do 1º. Ano do Ensino Fundamental I, EMF Carlos Gomez.

Os aplicativos para aquisição de Linguagem utilizados na Escola Municipal EMF Padre Gomez, Castelo, Campinas-SP são:

1.    Animals Puzzle for Kids
   https://play.google.com/store/apps/details?id=com.iabuzz.puzzle4kidsAnimals

2.    Plush Hospital - Pet Doctor

3.    Monte o Bicho
           https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cuca.studio.monteobicho

Esses aplicativos permitem comunicação, percepção visual e auditiva, e efeito de nomear imagens.  Durante o jogo pode-se conhecer as peças, objetos, o som do animal e seu nome, que auxilia na troca de ideias e experiências dos alunos e na percepção do professor para atuar no sentido da melhoria da qualidade de aprendizagem da linguagem, da leitura e escrita e de todos os alunos na sala de aula.  Um dos objetivos deste método de utilização de jogos em aplicativos, embora indicativa, é o desenvolvimento da linguagem e de visar a inclusão em sala de aula, além de oferecer estímulos ligadas a rotina desses alunos, de fazer a integração entre família e escola.  

Antes de mais nada, é preciso que toda a escola, família e comunidade, possuam informação e conscientização; e conheçam a realidade em sala de aula e seus direitos e deveres para obtenção de uma melhoria educacional.  A partir de adquirir segurança para agir com acessos tecnológicos para os requisitos propostos, verifica-se que obtém resultados competentes e eficientes para as necessidades de aprendizagem de aquisição de linguagem, leitura e escrita.

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