EDUCAÇÃO INFANTIL INOVA COM
TECNOLOGIA PARA
IRMÃS GÊMEAS COM
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Pâmela dos Santos RU: 1562306
Polo - Sorocaba - SP
Data: 15/09/2017
Na rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Sorocaba
(SP), encontra-se uma creche que
conta com cerca de 200 crianças, dentre elas estão Clarice e Cecília, irmãs
gêmeas de apenas três anos, que nasceram surdas. Pensando nelas (em questão de “acessibilidade”),
e em tudo que a presença delas representa, a escola tomou uma grande
iniciativa. A partir de uma ferramenta tecnologia está promovendo a inclusão
das irmãs.
Observando Clarice e
Cecilia (a autonomia das meninas e a capacidade de aprendizagem surpreende
todos os dias os educadores, independentemente de suas deficiências auditivas e
o pouco trabalho direcionado apenas para elas), a direção, juntamente com as
professoras tiveram uma iniciativa incrível. Com o intuito de buscar a inclusão
das meninas, e de outras crianças que possam vir a frequentar a creche, e
somente depois de fazerem todo um projeto para escolher a tecnologia digital
que seja mais adequada com a proposta pedagógica, e com o orçamento da unidade
escolar, optaram finalmente pela Mesa Digital “PlayTable”, uma ferramenta
interativa, auxiliada por jogos e aplicativos educativos.
A PlayTable desenvolve
atividades lúdicas, que também auxiliam na promoção da educação inclusiva, a
mesa não substitui os professores nem os métodos tradicionais de ensino, pelo
contrário, auxilia desenvolvimento do raciocino logico, da memorização, da
atenção e paciência, da criatividade, o estimulo a linguagens e a coordenação
motora, colocando as crianças em contato com a tecnologia de forma
significativa e educativa. Além disso, seus jogos e aplicativos são
fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC, permitindo dinâmicas
pedagógicas integradoras em sala de aula.
A educação infantil é a
primeira etapa da educação básica, para os professores a chegada da tecnologia
na escola, se ponderada, bem planejada e inserida da melhor forma possível,
representa hoje, uma ferramenta pedagógica que transpõe os limites da inclusão.
A partir de um plano de aula bem elaborado, a professora faz uso da ferramenta
para diversas atividades.
A PlayTable e seus
aplicativos são construídos com base em alguns conceitos pedagógicos. Linguagens;
desenvolvimento da linguagem artística e plástica, através de trabalhos como
desenhos e pinturas, através da leitura e contação de histórias (aplicativo
“Contador de Histórias”), o Raciocínio Lógico-Matemático; levam as crianças a
exercitarem o raciocínio em busca de solução dos problemas e desafios
propostos, a Autonomia; pois são as próprias crianças que exploram e interagem
com os aplicativos por sua própria iniciativa (aplicativo “Desenho Livre”), a Cooperação;
ela possui jogos que trabalham a cooperação do brincar lado a lado (aplicativo
“Um dia na Fazenda”), e a Educação Inclusiva; ela tem acessibilidade para
crianças com deficiência motora, física ou psíquica. A tela é sensível ao toque
e os elementos visuais são intuitivos e de fácil compreensão.
Como todo e qualquer
equipamento a Mesa Digital tem um custo, e esse custo muitas vezes não se
encaixam no orçamento das escolas, pensando nisso, os criadores trabalham com
associados e parcerias, e a tecnologia pode ser usada em diversos outros ambientes,
assim, os valores para as instituições de ensino podem ser bem justas. Eles
afirmam ser uma “evolução da educação”, onde as crianças brincam e aprendem ao
mesmo tempo, de uma forma intuitiva.
Infelizmente a realidade
das creches hoje é outra, mas é de suma importante que existam educadores com
atitudes transformadoras como está, a creche já é referência entre as escolas.
E mais importante ainda, é que motiva, inspira e se torna porta voz de uma
realidade, que é a falta de suporte necessário, o básico que escolas inclusivas
necessitam para que o aluno possa aprender e acompanhar os outros, como por
exemplo; ambientes adequados e acessíveis, materiais pedagógicos e tecnológicos
especiais, entre outros. A luta pela inclusão e pelo acesso, é constante, ainda
mais para aqueles que vivem ela todos os dias. Aproximar-se desse universo é
sentir suas reais necessidades, e abrir uma porta para um mundo de
possibilidades para todos sem distinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário