quarta-feira, 13 de setembro de 2017

EDUCAÇÃO INFANTIL INOVA COM TECNOLOGIA PARA
                                 IRMÃS GÊMEAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA 

Pâmela dos Santos RU: 1562306
Polo - Sorocaba - SP

Data: 15/09/2017



Fonte: acesso em; http://playtable.com.br/.

Na rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Sorocaba (SP), encontra-se uma creche que conta com cerca de 200 crianças, dentre elas estão Clarice e Cecília, irmãs gêmeas de apenas três anos, que nasceram surdas. Pensando nelas (em questão de “acessibilidade”), e em tudo que a presença delas representa, a escola tomou uma grande iniciativa. A partir de uma ferramenta tecnologia está promovendo a inclusão das irmãs.

Observando Clarice e Cecilia (a autonomia das meninas e a capacidade de aprendizagem surpreende todos os dias os educadores, independentemente de suas deficiências auditivas e o pouco trabalho direcionado apenas para elas), a direção, juntamente com as professoras tiveram uma iniciativa incrível. Com o intuito de buscar a inclusão das meninas, e de outras crianças que possam vir a frequentar a creche, e somente depois de fazerem todo um projeto para escolher a tecnologia digital que seja mais adequada com a proposta pedagógica, e com o orçamento da unidade escolar, optaram finalmente pela Mesa Digital “PlayTable”, uma ferramenta interativa, auxiliada por jogos e aplicativos educativos.

A PlayTable desenvolve atividades lúdicas, que também auxiliam na promoção da educação inclusiva, a mesa não substitui os professores nem os métodos tradicionais de ensino, pelo contrário, auxilia desenvolvimento do raciocino logico, da memorização, da atenção e paciência, da criatividade, o estimulo a linguagens e a coordenação motora, colocando as crianças em contato com a tecnologia de forma significativa e educativa. Além disso, seus jogos e aplicativos são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC, permitindo dinâmicas pedagógicas integradoras em sala de aula.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, para os professores a chegada da tecnologia na escola, se ponderada, bem planejada e inserida da melhor forma possível, representa hoje, uma ferramenta pedagógica que transpõe os limites da inclusão. A partir de um plano de aula bem elaborado, a professora faz uso da ferramenta para diversas atividades.

A PlayTable e seus aplicativos são construídos com base em alguns conceitos pedagógicos. Linguagens; desenvolvimento da linguagem artística e plástica, através de trabalhos como desenhos e pinturas, através da leitura e contação de histórias (aplicativo “Contador de Histórias”), o Raciocínio Lógico-Matemático; levam as crianças a exercitarem o raciocínio em busca de solução dos problemas e desafios propostos, a Autonomia; pois são as próprias crianças que exploram e interagem com os aplicativos por sua própria iniciativa (aplicativo “Desenho Livre”), a Cooperação; ela possui jogos que trabalham a cooperação do brincar lado a lado (aplicativo “Um dia na Fazenda”), e a Educação Inclusiva; ela tem acessibilidade para crianças com deficiência motora, física ou psíquica. A tela é sensível ao toque e os elementos visuais são intuitivos e de fácil compreensão.

Como todo e qualquer equipamento a Mesa Digital tem um custo, e esse custo muitas vezes não se encaixam no orçamento das escolas, pensando nisso, os criadores trabalham com associados e parcerias, e a tecnologia pode ser usada em diversos outros ambientes, assim, os valores para as instituições de ensino podem ser bem justas. Eles afirmam ser uma “evolução da educação”, onde as crianças brincam e aprendem ao mesmo tempo, de uma forma intuitiva.

Infelizmente a realidade das creches hoje é outra, mas é de suma importante que existam educadores com atitudes transformadoras como está, a creche já é referência entre as escolas. E mais importante ainda, é que motiva, inspira e se torna porta voz de uma realidade, que é a falta de suporte necessário, o básico que escolas inclusivas necessitam para que o aluno possa aprender e acompanhar os outros, como por exemplo; ambientes adequados e acessíveis, materiais pedagógicos e tecnológicos especiais, entre outros. A luta pela inclusão e pelo acesso, é constante, ainda mais para aqueles que vivem ela todos os dias. Aproximar-se desse universo é sentir suas reais necessidades, e abrir uma porta para um mundo de possibilidades para todos sem distinção.

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