quinta-feira, 14 de setembro de 2017

ProDeaf UM NOVO CONCEITO PARA OS SURDOS
Por Alan Anderson dos Santos, 1796381
Polo – Sorocaba
Data 14/09/2017)


 



O professor Alan Anderson na escola estadual Prof. Juracy da Silva, está utilizando o aplicativo ProDeaf nas suas matérias com os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I, conseguindo assim a socialização e interação do aluno Surdo que está em sua sala de aula, e assim auxiliando-o no aprendizado.
O aplicativo ProDeaf converte a fala para a linguagem de LIBRAS, sem a necessidade de um intérprete, podendo ser utilizado em PC ou smartphone. O surdo poderá compreender o que acontece na sala de aula, podendo estar desenvolvendo seu aprendizado de maneira mais eficiente.
Poderá ser usada entre as faixas de sete anos de idade onde eles já terão uma base de como reconhecer os sinais, até a idade adulta podendo ser utilizada nas faculdades, trabalho e no dia-a-dia do Surdo.
Com o uso do aplicativo é possível conseguir uma melhor compreensão dos alunos com deficiência auditiva, com o aplicativo eles poderão obter a conversa em tempo real, conseguindo acompanhar a matéria que o professor acabou de explicar em sala de aula.
O aplicativo tem a ferramenta que permite escrever textos, o que ajudará significativamente o professor pois, assim ele compreenderá o seu aluno e facilitará a interação entre eles. O que podemos imaginar com este aplicativo é que será mais fácil a alfabetização do surdo aos sete anos, em uma sala de aula, visto que, o professor e o aluno não terão que esperar a contratação de um especialista em LIBRAS para que possa começar a ministrar as aulas. E esse ponto é crucial já que em uma sala de aula no primeiro ano do Ensino Fundamental I o professor geralmente tem uma média de 30 alunos, e sem o intérprete ele muitas vezes não conseguiria se fazer entender e entender o aluno, já com a disponibilidade desse aplicativo, desde o primeiro momento já se consegue o entrosamento.
O ponto negativo desse aplicativo é a necessidade de se estar conectado à internet para que possa utilizá-lo, o que não é muito viável, visto que em muitas escolas ainda não contamos com a disponibilidade da mesma. Seria muito mais interessante tanto para o aluno como para o professor que o aplicativo funcionasse remotamente, sem a necessidade de conexão com a internet.


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