quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Inclusão escolar através da tecnologia. ( Antonio Avelino da Silva Neto , RU: 1945028 )


Inclusão escolar através da tecnologia



Por (Antonio Avelino da Silva neto, RU 1945028)
Cidade ( Sorocaba, SP)
Data (14/09/2017)










Fonte da imagem : novaescola.org.br

Uma equipe de estudantes do ITA (instituto de tecnologia e aeronáutica) desenvolveram o Aramumo, trata-se de um jogo educativo para crianças com dislexia , destinado a ajudar quem tem dificuldade de relacionar sons e silabas , ordenar e escrever corretamente as letras , além de
memorizar sons e silabas e estimular a coordenação motora.

O aramumo se assemelha ás palavras cruzadas.  Só que em vez de letras avulsas, o jogador deve utilizar silabas para formar palavras, Funciona assim:  o jogador ouve uma série de palavras e deve encaixar a silabas que aparecem flutuando na tela dentro de bolhas para formar palavras no tabuleiro virtual.

O jogo venceu o desafio promovido pelo instituto ABCD para auxiliar na educação de jovens e crianças com problemas de dislexia e outros distúrbios que afetam principalmente a aprendizagem dos jovens.

Possui uma interface simples, de fácil compreensão , sendo assim, facilita ainda mais aos jovens o uso do aplicativo, ele amplia o vocabulário do usuário, com métodos de fácil entendimento e ao mesmo entretendo seus usuários ao mesmo tempo que os educa.

O único problema nele estaria em sua acessibilidade , pois ele somente esta acessível a plataforma android, sendo assim, limitando o seu acesso.

De acordo com a diretora-presidente do instituto, Mônica Cristina Weinstein, o desafio ‘’ surgiu da constatação de quem existem pouquíssimos recursos de tecnologia em língua portuguesa para quem tem dislexia’’. Aprovado pelo instituto ABCD o Aramumo vem como uma excelente e inovadora ferramenta para o aprendizado dos jovens com dislexia.

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