quarta-feira, 6 de setembro de 2017

REDE MUNICIPAL NO INTERIOR DE SÃO PAULO TEM SIDO REFERENCIA PARA ALUNOS COM AUTISMO.


Por Lilian   Ferreira  Adrião    RU 1375650
       Rosana R. V. de Oliveira  RU 1502114
       Polo : Sorocaba
      Data  : 06-09-2017


                                                                   Fonte: Google

REDE MUNICIPAL NO INTERIOR DE SÃO PAULO, TEM SIDO REFERENCIA PARA ALUNOS COM AUTISMO


A escola Municipal Professor Alberto Santos Dumont, tem sido referência na cidade de São Roque SP, devido ao projeto pedagógico para auxiliar crianças de 03 a 11 anos com necessidade especial, ou seja, Autismo, que é um distúrbio  neurológico caracterizado por comprometimento da interação social da criança, as aulas são aplicadas na sala de multimeios da escola, com todo recurso necessário, onde a professora Rosangela Fernandes de Moura tem utilizado o material por nome de Pecs, (Sistema de comunicação por troca de imagens,  representada por figuras ilustrativas) e o resultado tem sido excelente, esse método também encontra- se no APP android na versão em Português e livre acesso a todos.
 A docente nos  informou que a  síndrome do Autismo que é um diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA, aparece nos três primeiros anos de vida da criança  e afeta a estrutura e a funcionalidade dos neurônios do cérebro, pois os neurônios são mais curtos e possui menos ramificações do que os neurônios de uma pessoa neurotípicas, por isso exigem uma atenção especial para ensinar essas crianças, a interagir e se expressar oralmente,  é necessário insistência,  pois a  criança apresenta dificuldade em centralizar sua visão, pois elas se distraem facilmente.
O sistema comunicação por troca de imagens ( Pecs) , que a professora trabalha em sala de aula são impressas no computador e em seguida  a professora monta um fichário para melhor manuseio da criança. Este sistema permite desenvolver a compreensão, reduzir a frustração de quem tem dificuldade em falar , segundo pesquisas  há indícios de que o tempo de adaptação da criança com as Pecs seria mais ou menos  dois anos de tratamento ,esse seria também o tempo desejado para que a criança esteja acelerada no processo da comunicação oral e conquistando cada vez mais sua independência.
 Presenciamos a professora  Rosangela  em suas aulas com os alunos aplicando o método pedagógico  e a mesma relatou  que o aprendizado de português e matemática para o fundamental, e de fácil entendimento pois as crianças juntam os cartões (Pecs), onde elas mesmas formam frases, e na matemática o uso do material seria para que a criança tente montar os cartões na sequência  lógica da numeração.
  
A classe é composta por 10 alunos freqüentes que tem interagido de uma forma direta com a professora, e a mesma afirma que tem visto sucesso em todas as atividades aplicadas em sala de aula com os alunos, pois os pais tem aplicado o mesmo método trabalhado em sala de aula, em casa com essas crianças.
A professora Rosangela, procura sempre estar se atualizando, em busca de recursos para ajudar esses alunos, muitas das vezes confecciona os materiais com recicláveis, para jogos e brincadeiras.
A escola está sendo reconhecidas no estado de São Paulo, devido ao projeto pedagógico implantado para auxiliar essas crianças que apresentam o transtorno do desenvolvimento.

Se quiser conhecer a escola, visite o site da prefeitura Municipal de São Roque e saiba mais sobre o projeto.







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