Por Lilian Ferreira Adrião RU 1375650
Rosana R. V. de Oliveira RU 1502114
Polo : Sorocaba
Data : 06-09-2017
Fonte: Google
REDE MUNICIPAL NO INTERIOR
DE SÃO PAULO, TEM SIDO REFERENCIA PARA ALUNOS COM AUTISMO
A escola Municipal Professor
Alberto Santos Dumont, tem sido referência na cidade de São Roque SP, devido ao
projeto pedagógico para auxiliar crianças de 03 a 11 anos com necessidade
especial, ou seja, Autismo, que é um distúrbio
neurológico caracterizado por comprometimento da interação social da
criança, as aulas são aplicadas na sala de multimeios da escola, com todo
recurso necessário, onde a professora Rosangela Fernandes de Moura tem utilizado
o material por nome de Pecs, (Sistema de comunicação por troca de imagens, representada por figuras ilustrativas) e o
resultado tem sido excelente, esse método também encontra- se no APP android na
versão em Português e livre acesso a todos.
A docente nos informou que a
síndrome do Autismo que é um diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA, aparece nos três primeiros
anos de vida da criança e afeta a
estrutura e a funcionalidade dos neurônios do cérebro, pois os neurônios são
mais curtos e possui menos ramificações do que os neurônios de uma pessoa
neurotípicas, por isso exigem uma atenção especial para ensinar essas crianças,
a interagir e se expressar oralmente, é
necessário insistência, pois a criança apresenta dificuldade em centralizar
sua visão, pois elas se distraem facilmente.
O sistema comunicação por
troca de imagens ( Pecs) , que a professora trabalha em sala de aula são
impressas no computador e em seguida a
professora monta um fichário para melhor manuseio da criança. Este sistema permite desenvolver a
compreensão, reduzir a frustração de quem tem dificuldade em falar , segundo
pesquisas há indícios de que o tempo de
adaptação da criança com as Pecs seria mais ou menos dois anos de tratamento ,esse seria também o
tempo desejado para que a criança esteja acelerada no processo da comunicação
oral e conquistando cada vez mais sua independência.
Presenciamos a professora Rosangela em suas aulas com os alunos aplicando o método
pedagógico e a mesma relatou que o aprendizado de português e matemática para
o fundamental, e de fácil entendimento pois as crianças juntam os cartões (Pecs),
onde elas mesmas formam frases, e na matemática o uso do material seria para
que a criança tente montar os cartões na sequência lógica da numeração.
A classe é composta por 10
alunos freqüentes que tem interagido de uma forma direta com a professora, e a
mesma afirma que tem visto sucesso em todas as atividades aplicadas em sala de
aula com os alunos, pois os pais tem aplicado o mesmo método trabalhado em sala
de aula, em casa com essas crianças.
A professora Rosangela, procura sempre estar se
atualizando, em busca de recursos para ajudar esses alunos, muitas das vezes
confecciona os materiais com recicláveis, para jogos e brincadeiras.
A escola está sendo reconhecidas
no estado de São Paulo, devido ao projeto pedagógico implantado para auxiliar
essas crianças que apresentam o transtorno do desenvolvimento.
Se quiser conhecer a escola,
visite o site da prefeitura Municipal de São Roque e saiba mais sobre o
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário