Valdirene Aparecida Ferreira Osvaldo RU
1737808
Polo – Colégio Opção UNINTER
Sorocaba, 02 de agosto 2017
Fonte da foto – (www.stockphoto.com)
Com a
participação da coletividade da unidade escolar, os professores da rede pública
sentiram necessidade de criar um aplicativo e suas funcionalidades no processo
de ensino/aprendizagem em sala de recurso.
A ideia é que o aplicativo possa fazer parte
no dia - a - dia dos alunos através de uma ferramenta que já invadiu os seus
lares como: celulares, tabletes e notebooks; onde possam acessar em todos os
lugares, em qualquer momento onde eles interagem com a leitura e a escrita
mesmo que sendo por meios eletrônicos de suas vivências.
O
aplicativo será utilizado em todas as disciplinas, inclusive na alfabetização e
nas aulas de Língua Portuguesa como incentivo, estratégias de leitura e
letramento no processo de ensino/aprendizagem de cada educando que são pautados
com laudo médico de deficiência intelectual.
Na
cidade de Votorantim, no estado de São Paulo, os professores da E.E. Prof.ª
Selma Maria Martins Cunha localizada no jardim Tatiana; há três anos a professora
Marisa já vem fazendo o uso dessa ferramenta em suas aulas na sala de recurso.
O
aplicativo é baixado em todos os celulares e tabletes dos alunos da sala de
recurso, com uso do WI-FI os alunos acessam tornando suas aulas agradáveis,
prazerosas onde os textos ou palavras são de uma linguagem acessível e de fácil
entendimento para as crianças e adolescentes com deficiência intelectual.
Essa
ferramenta de aprendizagem será utilizada com o público inicial de seis a
quinze anos de idade com o foco de despertar o interesse na escolaridade já que
essa ferramenta já é bem presente no convívio familiar de cada criança.
Além
do estímulo que o professor oferece, o ambiente deve estar em condições
tranquilas e emocionais para que o aluno comente livremente o que leu
transmitindo o seu parecer, suas emoções, o que representou para si a leitura
feita. (Antunes,2008, p.52).
O
objetivo desse aplicativo é garantir com precisão o acesso ao mundo letrado
facilitando assim a alfabetização e a interpretação de todo alunado.
Nessa
perspectiva, cabe ao professor o papel de desenvolver nos alunos o hábito da
leitura a partir de uma aproximação significativa com os livros, com atividades
interessantes, que desperte o interesse, a curiosidade e o prazer da leitura.
Essas
práxis é levar em conta ideias
de pessoas que se preocuparam com o mundo da aprendizagem oral e escrita, como:
Paulo Freire, Jean Piaget e Emília Ferreiro.
Afirma Emília Ferreiro (2010) que as
crianças são fáceis de serem alfabetizadas desde que estejam inscritas em
contextos significativos. Dessa forma a criança vai perceber que a escrita é
algo interessante que deve ser aprendido.
As vantagens desse aplicativo é o
maior número de alunos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem onde as
novas tecnologias trouxeram um grande avanço na área da educação, um novo
horizonte se abriu para em especial com as crianças.
O modo de ensinar e o tipo de ensinar
da escola tradicional tiveram o seu tempo, contribuíram para o seu tempo.
O tempo é outro e as pessoas são outras;
a aprendizagem vai além da caneta e o caderno.
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