sexta-feira, 15 de setembro de 2017

“SALA DE RECURSO NA INCLUSÃO DIGITAL”

Por Braz Carlos Martins RU 1728991
       Valdirene Aparecida Ferreira Osvaldo RU 1737808
Polo – Colégio Opção UNINTER

Sorocaba, 02 de agosto 2017

Fonte da foto – (www.stockphoto.com)
Com a participação da coletividade da unidade escolar, os professores da rede pública sentiram necessidade de criar um aplicativo e suas funcionalidades no processo de ensino/aprendizagem em sala de recurso.
 A ideia é que o aplicativo possa fazer parte no dia - a - dia dos alunos através de uma ferramenta que já invadiu os seus lares como: celulares, tabletes e notebooks; onde possam acessar em todos os lugares, em qualquer momento onde eles interagem com a leitura e a escrita mesmo que sendo por meios eletrônicos de suas vivências.
O aplicativo será utilizado em todas as disciplinas, inclusive na alfabetização e nas aulas de Língua Portuguesa como incentivo, estratégias de leitura e letramento no processo de ensino/aprendizagem de cada educando que são pautados com laudo médico de deficiência intelectual.                                                                                                                                            
Na cidade de Votorantim, no estado de São Paulo, os professores da E.E. Prof.ª Selma Maria Martins Cunha localizada no jardim Tatiana; há três anos a professora Marisa já vem fazendo o uso dessa ferramenta em suas aulas na sala de recurso.
O aplicativo é baixado em todos os celulares e tabletes dos alunos da sala de recurso, com uso do WI-FI os alunos acessam tornando suas aulas agradáveis, prazerosas onde os textos ou palavras são de uma linguagem acessível e de fácil entendimento para as crianças e adolescentes com deficiência intelectual.
Essa ferramenta de aprendizagem será utilizada com o público inicial de seis a quinze anos de idade com o foco de despertar o interesse na escolaridade já que essa ferramenta já é bem presente no convívio familiar de cada criança.
Além do estímulo que o professor oferece, o ambiente deve estar em condições tranquilas e emocionais para que o aluno comente livremente o que leu transmitindo o seu parecer, suas emoções, o que representou para si a leitura feita. (Antunes,2008, p.52).
O objetivo desse aplicativo é garantir com precisão o acesso ao mundo letrado facilitando assim a alfabetização e a interpretação de todo alunado.  
            Nessa perspectiva, cabe ao professor o papel de desenvolver nos alunos o hábito da leitura a partir de uma aproximação significativa com os livros, com atividades interessantes, que desperte o interesse, a curiosidade e o prazer da leitura.
            Essas práxis é levar em conta ideias de pessoas que se preocuparam com o mundo da aprendizagem oral e escrita, como: Paulo Freire, Jean Piaget e Emília Ferreiro.
Afirma Emília Ferreiro (2010) que as crianças são fáceis de serem alfabetizadas desde que estejam inscritas em contextos significativos. Dessa forma a criança vai perceber que a escrita é algo interessante que deve ser aprendido.
As vantagens desse aplicativo é o maior número de alunos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem onde as novas tecnologias trouxeram um grande avanço na área da educação, um novo horizonte se abriu para em especial com as crianças.
O modo de ensinar e o tipo de ensinar da escola tradicional tiveram o seu tempo, contribuíram para o seu tempo.
O tempo é outro e as pessoas são outras; a aprendizagem vai além da caneta e o caderno.




            

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