quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Professores usam aplicativo para acessibilidade de deficientes visuais a educação.

Por Thais Lourenço, RU :1743495
Uninter – Sorocaba
Data: 23/08/2017

                                                      Fonte: http://neteducacao.com.br

Uma pesquisa feita pela organização mundial da saúde (OMS), estima que em países em desenvolvimento como no Brasil 1 a 1,5% da população apresenta algum tipo de deficiência visual. No Brasil haveria cerca de 1,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo a maioria com baixa visão. De acordo com o Decreto n° 5.296/04 define como deficiência visual cegueira, baixa visão, casos em que a somatória do campo visual em ambos os olhos forem 60°, ou ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores .A inclusão das pessoas com baixa visão se deu a partir da edição do Decreto n° 5.296/04, as pessoas que se enquadram nessa lei são as que mesmo usando óculos comuns, lentes de contato, ou implantes de lentes intra-oculares não conseguem ter uma visão nítida. As pessoas com baixa visão podem ter sensibilidade ao contraste, percepção de cores e intolerância a luminosidade, dependendo da patologia que causou a perda da visão.

O aplicativo DOSVOX é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores ajuda na independência e motivação destas pessoas no estudo, trabalho ou interação com os outros
Na escola Dom de ensinar na cidade de Piedade a professora Cristiane Maia incluiu na disciplina de alfabetização nas aulas na sala de computação para os alunos com deficiência visual da sua sala o aplicativo DOSVOX, são usados três programas com o aplicativo o Letravox, Silavox, e Letrix. É formado grupos de crianças com visão normais e um participante com a deficiência visual para a execução das atividades dos programas.

Os alunos da professora Cristiane têm entre sete a oito anos, estão em processo de alfabetização. Na sua sala temos três casos de deficientes visuais.

Os objetivos alcançados com o aplicativo são o conhecimento simultâneo das letras e teclas, permite a criança reconhecer o som das famílias silábicas e encontros vocálicos, e a formação das palavras. Tudo isso com os programas utilizados dentro do aplicativo, eles trazem brincadeiras, musicas, textos, os programas também trazem os números para serem trabalhados com as crianças, e com todo esse conteúdo é possível alfabetizar os alunos de toda a sala e principalmente os deficientes visuais, trabalhando também a inclusão desses alunos com os demais.

O sistema DOSVOX é uma alternativa de baixo custo, sua tecnologia é considerada simples e viável pelas indústrias de computação. Uma das grandes vantagens do aplicativo é ele ler e falar o nosso idioma, onde grande parte das mensagens obtidas são gravadas com voz humana, deixando assim o usuário mais a vontade, ele fala por um sistema de som de custo acessível. O DOSVOX pode ser aproveitado muito bem nos ambientes escolares onde, crianças, jovens, adultos e principalmente aos deficientes visuais, não ficam somente na dependência de aulas orais de seus professores, que muitas vezes não são preparados ou não dominam o sistema Braile para melhor ensinar seus alunos. O sistema permite também o acesso a revistas, livros e jornais. Outras vantagens também estão no comércio, cardápios, preços, telefones, que podem ser disponibilizados por meio de áudio. O sistema DOSVOX é apenas uma ferramenta que esta auxiliando os deficientes visuais, para que ela possa ser efetivamente importante precisamos a concretização de ações politicas e educacionais  para que um numero maior de deficientes tenham acesso ao aplicativo, a conscientização desses deficientes e de seus professores também é uma fator importante para que ele possa ser usado para o desenvolvimento nos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário